#JOGAJUNTO

LDB

Made inCachoeiro

23-10-2017 | 05:32
Por Douglas Carraretto

Da terra do Rei à LDB: amigos se encontram na sede RJ e relembram criação em projeto social na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES), onde nasceu o cantor Roberto Carlos

Mamedes, Bruno, Didi e Thales são nascidos e formados em Cachoeiro do Itapemirim (ES) e se encontraram na mesma etapa da LDB 2017 (Marcelo Zambrana/LNB)

Esqueçam por um momento os grandes pólos de formação de atletas do basquete brasileiro. No Campeonato Brasileiro de Clubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2017, a cidade da vez é Cachoeiro de Itapemirim (ES). Por pura força do destino, quatro atletas criados juntos no mesmo projeto social na cidade capixaba se encontraram na sede Rio de Janeiro e apresentaram ao Brasil uma inusitada fábrica de talentos.

A cidade, de pouco mais de 160 mil habitantes, é conhecida por ser a terra natal do “Rei” Roberto Carlos, um dos maiores ícones da história da música brasileira. Mas agora, a esfera do basquete nacional pode conhecer o município como uma bela formadora de jovens atletas, pelo menos para a LDB.

Destaques de suas equipes na competição Sub-20, João Victor Mamedes (19 anos), pivô do EC Pinheiros, Didi (18 anos), ala do Sesi Franca Basquete, e os alas Bruno e Thales (ambos de 19 anos), do Minas Tênis Clube, foram formados no projeto da Liga Urbana Social de Basquete (LUSB), criado há dez anos e que hoje colhe lindos frutos.

+De rodoboy à destaque na LDB: conheça Mamedes, “o cara” do Pinheiros na competição

“Fico feliz por estar representando meu projeto e minha cidade. Lá no Espírito Santo o basquete não é tão forte, mas nosso projeto trabalhou muito para a gente crescer não só como atleta, mas como pessoas. Hoje fico feliz por ver meu primo (Mamedes) no Pinheiros, eu e Bruno no Minas, meu amigo Didi jogando em Franca, todos se destacando. Isso mostra que o trabalho lá na LUSB foi bem feito e valeu muito a pena”, declarou Thales, do Minas.

“Na LUSB aprendemos o que realmente era basquete. Foi lá que a gente se desenvolveu e, o mais importante, fomos criando uma família, esse é o grande diferencial. Como Cachoeiro é uma cidade pequena, a gente vivia junto, estudava e jogava junto. Essa família que criamos foi fundamental para chegarmos onde chegamos”, disse Bruno, do Minas.

O título da Copa Minas Sub-15 de 2013 foi somente um dos diversos que o quarteto cachoeirense da LDB conquistou pela LUSB (Reprodução/Facebook)

O quarteto cachoeirense da LDB jogou junto da categoria Sub-12 até o Sub-15 e neste período conseguiram diversos resultados expressivos. Foram quatro títulos Estaduais consecutivos, dois do Campeonato Brasileiro Escolar (segunda divisão) nas categorias infantil e juvenil, e o título do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 (segunda divisão), além da Copa Minas Sub-15 em 2013.

“Esses títulos foram muito importantes para chamarmos a atenção. Viemos de uma cidade do interior do Espírito Santos, de um projeto social que ninguém sequer conhecia, nunca ouviu falar. Foi importante para colocar a gente no mapa. Acho que se não tivéssemos ganhado tantos títulos não estaríamos onde estamos hoje”, afirmou Mamedes, que foi tirado das aulas de karatê para jogar basquete na LUSB.

Presidente da LUSB viajou de Cachoeiro até o Rio de Janeiro para acompanhar o encontro de seus meninos na LDB (Marcelo Zambrana/LNB)

O presidente da LUSB, Ruy Guedes Jr., saiu de Cachoeiro de Itapemirim e viajou mais de 400 km só para ver seus “frutos” desfilarem os talentos nas quadras da LDB. Para ele, que ainda é pai de um dos meninos, o Bruno, a felicidade é tanta de vez seus garotos em ação na maior vitrine do basquete nacional que o coração explode de alegria.

“Me sinto realizado em vê-los aqui na LDB. Sou apaixonado por basquete, então tentei dar a oportunidade a esses meninos de iniciarem a vida esportiva lá em Cachoeiro de Itapemirim. São quatro meninos valiosos, que despontaram no período em que estiveram conosco. São meninos que se destacaram tanto que foram para grandes clubes do Brasil”, disse o presidente.

“Vim lá de Cachoeiro para cá (Rio de Janeiro), até porque um dos meninos é meu filho, o Bruno. Ver todos eles jogando juntos no mesmo campeonato é muito difícil, então não podia deixar de vir. A LDB é a grande vitrine do basquete nacional e meu coração explode de alegria de ver esses meninos jogando essa competição”, completou Ruy Guedes Jr,.

Por estarem na mesma sede da LDB, as equipes dos quatro garotos se enfrentaram, e o grande vencedor entre eles foi Mamedes, do Pinheiros, que venceu os dois duelos diretos contra as equipes de seus amigos, Sesi Franca Basquete, de Didi (59 a 51), e Minas Tênis Clube, de Bruno e Thales (55 a 48). Já no duelo entre francanos e minastenistas, o time do interior paulista levou a melhor (71 a 59).

“Nunca imaginei que um dia nós quatro fossemos estar em uma competição tão importante, de nível nacional, como a LDB. Naquela época a gente era muito novo e nem sabia se ia virar jogador. Foi muito bom enfrenta-los aqui, uma sensação muito boa, até porque fazia tempo que não via eles”, disse o garoto Didi, do Franca, o mais novo entre os quatro cachoeirenses – nasceu em 1999, e os outros três em 1998.

Agora é um contra o outro: Didi e Mamedes se enfrentaram no duelo entre Franca e Pinheiros, e o pivô levou a melhor (Marcelo Zambrana/LNB)

Sobre as vitórias em cima de seus amigos, Mamedes até brincou, mas manteve os pés no chão, pois segundo ele, a carreira deles está só começando e outros confrontos podem acontecer. “A zoeira sempre vai ter (risos), mas a coroa pode passar, nossa carreira está só começando. Se Deus quiser vamos jogar muito um contra o outro ainda. Hoje quem está ganhando sou eu, mas amanhã a história pode mudar”, concluiu o sempre bem-humorado pivô do Pinheiros.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).