#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mais líder do que nunca

Limeira LIM 78
x
73 Flamengo FLA
20
1ºQ
X
16
24
2ºQ
X
19
18
3ºQ
X
19
16
4ºQ
X
19

Ginásio Vô Lucato

9 de janeiro de 2015

Limeira vence Flamengo, acaba com um tabu de quase quatro anos e fecha o primeiro turno com a liderança absoluta do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
78
X
73
78
PTS
73
11
A3C
10
14
A2C
16
17
LLC
11
28
RT
35
16
ASS
17

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Após quase quatro anos, a Winner/Limeira conseguiu uma vitória sobre o Flamengo. E não foi só um simples resultado positivo. O jogo desta sexta-feira deixou o líder da atual temporada do NBB com mais vantagem em cima do atual campeão, terceiro colocado na tabela de classificação.

A vitória por 78 a 73, em casa, foi o 14º triunfo dos líderes do campeonato em 15 partidas disputadas (93,3% de aproveitamento), uma campanha que fecha o primeiro turno de uma maneira quase perfeita. Os cariocas, por outro lado, tiveram sua quarta derrota na competição em 13 jogos (69,2%) e, agora, tentam se recuperar nos próximos três confrontos na semana que vem antes de embarcarem para a defesa de outro título, a Liga das Américas, entre os dias 23 e 25 de janeiro.

Para sair de quadra com a vitória, o Limeira contou com grande atuação do armador Nezinho, autor de 23 pontos no jogo. O ala norte-americano David Jackson também foi destaque e colaborou com 18 pontos.

Pelo lado do Flamengo, o ala Marquinhos foi o principal cestinha, com 23 pontos, sendo seis bolas anotadas de 3. Com 10 pontos, o ala/armador Vitor Benite e o pivô Meyinsse também contribuíram bem pelo time rubro-negro.

O Jogo

Apesar do calor forte dentro do Ginásio Vô Lucato, as duas equipes não se pouparam e começaram a partida num ritmo bastante acelerado. O Limeira teve bastante eficiência na defesa e impediu que o adversário jogasse com tranquilidade. No ataque, os donos da casa também foram bem, distribuíram bem a bola e venceram o primeiro quarto por 20 a 16.

Pressionando o ataque do Flamengo, o Limeira voltou para a segunda etapa com força total e rapidamente marcou uma sequência de 10 a 2, finalizando com uma clássica bandeja de Nezinho na cabeça do garrafão (30 a 18). Os cariocas conseguiram evoluir durante o período, apostando nas jogadas individuais de Marquinhos, que anotou nove pontos nesse quarto.

Mesmo assim, os limeirenses aproveitaram alguns contra-ataques, seguraram a liderança e foram para o intervalo vencendo por 44 a 35.

Marquinhos continuou com a mão quente no terceiro período e colocou o Flamengo de volta no jogo após duas cestas seguidas de 3 pontos (47 a 44). Mas Nezinho também estava pegando fogo, marcou três triplos, e o Limeira aproveitou o bom momento do armador para impedir que o adversário chegasse no marcador.

Durante todo o período, o time paulista se manteve com uma boa diferença no jogo e aproveitou que no final do terceiro quarto, o Flamengo sofreu uma baixa. O ala Marcelinho recebeu duas faltas técnicas por reclamação e foi, automaticamente, desqualificado da partida. Os limeirenses foram para a última etapa vencendo por 62 a 54.

O equilíbrio se manteve nos primeiros lances do quarto período, mas o Limeira embalou uma sequência de duas enterradas seguidas, uma de Fiorotto e outra de Rafael Mineiro, que levantou a torcida da casa (76 a 68). Nesse momento, no entanto, os limeirenses pararam no ataque e não conseguiram pontuar por mais de quatro minutos.

O Flamengo aproveitou e encostou no placar. Faltando 35 segundos, Laprovittola acertou um lance livre e diminuiu a diferença para apenas três pontos (76 a 73). No ataque seguinte, os paulistas rodaram a bola e Nezinho desperdiçou o ataque, mas na sequência, o Flamengo também perdeu a bola, com um passe errado de Benite, o que eliminouo qualquer chance de reação no jogo.