HOJE
Marcelinho faz história e Flamengo vence no NBB
Por Liga Nacional de Basquete
O ala quebrou os recordes de pontos e bolas de 3 na vitória do rubro-negro sobre o São José
O ala do Flamengo, Marcelinho Machado, entrou para a história neste domingo. O jogador foi responsável pela quebra de dois recordes do NBB na vitória de seu time sobre o São José/Unimed/Vinac, por 101 a 89, em partida válida pela sexta rodada do returno. Marcelinho marcou 63 pontos (38 no primeiro tempo) e acertou 16 arremessos de 3 pontos em 21 tentativas. Essa foi a décima quarta vitória dos cariocas no NBB, campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete, em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobrás, Caixa e Spalding.
No dia 24 de janeiro deste ano, o ala do Flamengo já havia conseguido um grande feito. O jogador foi capaz de superar o recorde de pontos numa única partida do NBB, que pertencia ao ala do Paulistano/Amil, Dedé. Marcelinho superou os 42 pontos de Dedé marcando 45 na vitória do rubro-negro diante do Assis Basket, por 104 a 74. Dessa vez, além da pontuação, o atleta ainda quebrou o recorde de arremessos de 3 pontos convertidos, que pertencia ao armador do Ciser/Araldite/Univille/Joinville, Manteguinha, nove bolas.
Com a marca, Marcelinho supera recordes históricos do basquete mundial. Na Liga Espanhola (ACB), o maior número de arremessos de 3 pontos convertidos pertence ao brasileiro Oscar Schmidt, que acertou 11 de 19 tentativas na temporada 1993/1994. Na NBA, o ala do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant, em 2003, e o ex-ala do Toronto Raptors, Donyell Marshall, em 2005, acertaram 12 arremessos numa única partida. “Outro dia, estava assistindo um jogo da NBA com a minha esposa e passou uma reportagem sobre os 81 pontos que o Kobe Bryant marcou uma vez. Aí eu falei brincando com ela que, num dia inspirado, de repente eu chegava aos 50 pontos. Hoje eu estava inspirado, muito feliz, e esse recorde foi fruto do ótimo trabalho da nossa equipe”, afirmou Marcelinho.
Vale ressaltar também os desempenhos dos jogadores do São José, Paulão e Fúlvio. Ambos conseguiram anotar duplos-duplos. O pivô terminou a partida com 20 pontos e 12 rebotes e o armador com 15 pontos e 14 assistências. Com o resultado, o São José não conseguiu alcançar os 50% de aproveitamento no NBB e ficou com uma campanha de oito vitórias e 10 derrotas.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca