HOJE
Marco histórico
Por Liga Nacional de Basquete
Liga Nacional de Basquete firma parceria pioneira de longo prazo com a NBA e basquete brasileiro vive momento histórico
A Liga Nacional de Basquete (LNB) e a NBA (National Basketball Association) anunciaram em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (11/12), uma parceria pioneira de longo prazo que tem como objetivo principal o desenvolvimento do basquete no Brasil. O anúncio foi feito em evento realizado no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP), e contou com a presença de executivos da NBA e da LNB, além de autoridades do esporte nacional.
A união entre a NBA e a LNB é a primeira neste formato entre ligas esportivas no país. Tendo como objetivo de longo prazo aumentar a popularidade do basquete no Brasil, as duas entidades – com o apoio da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) – vão trabalhar em conjunto para atingir um número cada vez maior de fãs e alavancar novos negócios para a LNB, através de um planejamento estratégico de marketing que visa valorizar o produto basquete.
“A NBA sempre teve compromisso com o Brasil e vê no país um lugar estratégico para um planejamento a longo prazo. A LNB fez um trabalho tremendo no desenvolvimento do NBB nestes últimos sete anos e esperamos continuar com essa evolução nos próximos anos. Esperamos ajudar no desenvolvimento em diversas áreas, como marketing, entretenimento e administração e acreditamos que juntos podemos atrair mais interesse ao basquete brasileiro. Enfim, esperamos que o NBB possa se tornar um dos maiores campeonatos de basquete do mundo e estamos muito animados”, declarou o norte-americano Jason Carrily, um dos executivos da NBA presente no anúncio.
-
Evento foi realizado no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP) -
Roby Porto foi o mestre de cerimônia -
Jason Carrily, chefe do departamento estratégico e financeiro da NBA -
Dirigentes da LNB e da NBA falaram sobre o acordo -
Cássio Roque, presidente da LNB -
Kouros Monadjemi, diretor de relações institucionais e primeiro presidente da LNB -
Evento contou com forte presença da imprensa -
Cássio Roque, presidente da LNB -
Executivos das duas entidades explicaram o acordo -
Gerasime "Grego" Bosikis, presidente da ABASU, Cláudio Mortari, suoervisor do Pinheiros/SKY, Carlos Nunes, presidente da CBB, e Antonio Souza, vice-presidente da FPB -
Jason Carrily, chefe do departamento estratégico e financeiro da NBA, e João Fernando Rossi, vice-presidente da LNB -
Arnon de Mello, diretor-executivo da NBA no Brasil -
Executivos das duas entidades explicaram o acordo -
Acordo foi selado e tem como propósito o desenvolvimento do basquete no Brasil
Pelos próximos anos, a parceria vai se expandir e pode abranger outras áreas, incluindo novos negócios envolvendo o NBB (Novo Basquete Brasil), operações de basquete, desenvolvimento de atletas, entre outras iniciativas.
“O basquete é um dos esportes mais populares e que mais vem crescendo no Brasil. A NBA está muito feliz com essa parceria com a LNB, isso nos permite sonhar com voos mais altos para o esporte no país. Vamos estar perto dos apaixonados pelo basquete, conquistar novos fãs e ajudar não só no crescimento, mas também no desenvolvimento da modalidade”, afirmou Arnon De Mello, Diretor-Executivo da NBA
no Brasil.
“Após construirmos a LNB gradativamente nos últimos seis anos contando com o apoio incondicional dos nossos importantes apoiadores, Ministério do Esporte, Rede Globo e CBB, chegou a hora de darmos um passo bastante significativo para o avanço da nossa liga”, disse o presidente da LNB, Cássio Roque.
“Com essa parceria com a NBA, seremos capazes de trabalhar em projetos e novas ações que vão estimular o crescimento do basquete no Brasil, além de proporcionar um melhor e mais empolgante produto aos nossos dedicados fãs”, completou Roque.
Criada em 2008, a LNB reuniu os principais clubes do país para a fundação de uma liga que traria o melhor do basquete brasileiro aos fãs. Na edição deste ano (2014-2015), iniciada no fim de outubro, o campeonato (Novo Basquete Brasil) apresenta 16 times na principal competição da modalidade no Brasil. Através de uma exposição ampla e de qualidade por meio dos parceiros, Rede Globo e SporTV, a LNB é reconhecida pelo altíssimo nível técnico e segue crescendo sua base de fãs ano após ano.
Durante a temporada, o NBB apresenta algumas marcas conhecidas do NBA ‘All-Star’ Weekend, como os desafios de habilidade, os torneios de três pontos e o campeonato de enterradas. Por fim, o NBB7 teve seu formato alterado este ano, com a decisão do título, disputada em partida única nas últimas três temporadas, alterada para uma inédita melhor-de-três na edição 2014-2015.
Além do trabalho que faz dentro de quadra, a LNB entende a importância de integrar e envolver a comunidade no seu dia a dia. Por isso, jogadores, treinadores e representantes da entidade participam com frequência, de ações comunitárias e iniciativas sócio-educativas, além de clínicas de basquete voltadas a jovens e crianças de todo o Brasil.
Sobre a NBA
A NBA é uma empresa mundial de mídia e esportes que possui três ligas profissionais de basquete: NBA, WNBA (liga feminina profissional de basquete) e D-League (Liga de Desenvolvimento). A liga se estabeleceu de maneira internacional, tendo 13 escritórios espalhados pelo mundo, partidas transmitidas em 215 países e territórios em 47 línguas, e produtos oficiais da NBA vendidos em mais de
125 mil lojas de 100 países nos seis continentes.
No início da temporada 2014-2015, a liga apresenta um recorde de 101 jogadores internacionais de 37 países e territórios. Na esfera digital, a NBA tem a NBATV, disponível em aproximadamente 60 milhões de casas dos Estados Unidos, e a NBA.com, que alcançou o recorde de 26,9 bilhões de páginas visitadas durante a temporada 2013-2014, mais da metade desse número originadas fora da América do
Norte.
A NBA é a liga de esportes profissionais número 1 nas mídias sociais, com mais de 700 milhões de ‘curtidas’ e seguidores pelo mundo, englobando perfis da liga, equipes e jogadores. Através do projeto NBA Cares, a liga, suas equipes e jogadores já arrecadaram mais de US$ 242 milhões (cerca de R$ 640 milhões) em doações para instituições de caridade, completando mais de 3 milhões de horas de trabalhos comunitários, e criou mais de 915 áreas de lazer e educação, onde crianças e famílias podem conviver, aprender e praticar esportes.
Sobre a NBA no Brasil
A NBA inaugurou seu endereço no Brasil em setembro de 2012. Localizado no Rio de Janeiro, o escritório é o 15º pelo mundo, e tem como principal objetivo aproximar a liga dos fãs brasileiros. Para isso, possui parcerias com os canais ESPN e Space, e disponibiliza produtos oficiais licenciados pela LojaNBA.com, e-commerce administrado em parceria com a Netshoes. Desde que foi aberto oficialmente, o escritório da NBA no Brasil vem realizando ainda mais eventos, promovendo ações e firmando parcerias, criando oportunidades de negócios e trabalhando em conjunto com as entidades que comandam o esporte pela massificação da modalidade no país.
Desde 2002, a liga realiza eventos no país, tendo sido o ‘Latinos Unidos’ o projeto pioneiro. Em 2013, o Rio de Janeiro foi sede do primeiro jogo oficial da NBA no Brasil: Washington Wizards, de Nenê, e Chicago Bulls, se enfrentaram em uma partida válida pela pré-temporada, dentro do projeto Global Games. Em outubro deste ano, Cleveland Cavaliers e Miami Heat jogaram no Rio de Janeiro pela edição 2014 do NBA Global Games.
Na temporada 2014-2015, o Brasil tem número recorde de atletas inscritos na liga, com sete no total: Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Bruno Caboclo e Lucas ‘Bebê’ Nogueira (Toronto Raptors), Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors), Nenê Hilário (Washington Wizards), Vítor Faverani (Boston Celtics) e Tiago Splitter (San Antonio Spurs), que se tornou o primeiro brasileiro campeão da
liga.
Com mais de 500 mil fãs em suas redes sociais, a NBA no Brasil vem conquistando espaços importantes e expandindo a paixão pelo basquete no país.
Sobre a LNB
A Liga Nacional de Basquete (LNB) foi lançada em dezembro de 2008, reunindo as principais lideranças e os mais representativos clubes do basquete brasileiro, com o objetivo de reconduzir o esporte ao posto de segundo mais popular do Brasil, atrás apenas do futebol.
Baseada no que há de mais moderno e bem-sucedido no conceito de gestão esportiva no mundo, a LNB traz ao país a ideia consagrada pela NBA: uma liga independente, gerida pelos próprios clubes. A LNB conta com 16 clubes associados, de quatro estados mais o Distrito Federal, que participam do NBB (Novo Basquete Brasil), campeonato brasileiro masculino adulto de basquete, organizado pelos times, em parceria com a Rede Globo e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
Além do NBB, a LNB também organiza mais duas competições: a Liga Ouro, que foi criada em 2013 como uma divisão de acesso ao NBB; e a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), competição nacional de clubes sub-22, organizada em parceria com o Ministério do Esporte, que vem sendo fundamental para a geração de novos talentos para a modalidade no país.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
