#JOGAJUNTO

NBB Caixa

“Matou”

Sesi Franca FRA 81
x
64 Palmeiras PAL
24
1ºQ
X
11
21
2ºQ
X
18
16
3ºQ
X
11
20
4ºQ
X
24

Ginásio Pedrocão

10 de abril de 2015

Com defesa implacável e Mata inspirado, Franca faz valer mando de quadra, volta a bater Palmeiras no Pedrocão e fica a uma vitória da vaga nas quartas de final do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
81
X
64
81
PTS
64
8
A3C
8
21
A2C
13
15
LLC
14
34
RT
36
15
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Oitavo colocado na fase de classificação, o Franca Basquete mostrou a importância de se ter o mando de quadra nas oitavas de final do NBB e provou sua força quando atua no Ginásio Pedrocão. Depois de vencer o Jogo 1 em sua casa, a equipe francana tornou a superar o nono colocado Palmeiras/Meltex diante de seu torcedor, nesta sexta-feira, desta vez pelo placar de 81 a 64, e abriu 2 a 0 na série.

Com 22 pontos, nove rebotes e seis assistências, o ala argentino Marcos Mata teve noite de gala e foi o principal nome do segundo êxito dos comandados de Lula Ferreira nas oitavas ao totalizar 33 de eficiência. Quem também se sobressaiu pelo clube da casa foi o ala Léo Meindl, que deixou a quadra com 15 pontos. Pelo lado alviverde, o maior pontuador foi o armador argentino Maxi Stanic, com 13 pontos.

“Nossa equipe foi consistente desde o início da partida e conseguimos controlar o ritmo do jogo. Não tem nada ganho, demos dois passos, temos que dar três. Agora vamos muito concentrados para os jogos lá em São Paulo. Nosso intuito é fechar a série. Hoje viemos focados, concentrados, conseguimos fazer a coisa acontecer a nosso favor. Vamos comemorar só até meia noite, porque depois já vamos pensar no Jogo 3”, disse o armador Helinho, do Franca.

Além de os deixar a um triunfo da classificação às quartas de final, o resultado do Jogo 2 reforçou a escrita “caseira” dos duelos entre francanos e palmeirenses no NBB, que agora segue com 100% de aproveitamento dos mandantes. O clube da Capital do Basquete ainda conquistou seu 18º êxito em 25 partidas no Templo do Basquete em playoffs do nacional (72% de aproveitamento).

Agora, depois de dois jogos no interior paulista, a série se transfere para a cidade de São Paulo (SP), em que Palmeiras e Franca farão o Jogo 3 do confronto oitavas de final na próxima terça-feira (14/04), no Ginásio Palestra Itália – onde o clube alviverde nunca perdeu um jogo de playoff – às 20 horas (de Brasília). Se necessário, o Jogo 4 será na quinta-feira (16/04), novamente na casa palmeirense, também às 20 horas.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final do NBB 7

“Não tivemos porcentagem de acerto nas finalizações. Foi muito baixa. Cometemos os mesmo erros que cometemos no primeiro jogo. Agora é esfriar a cabeça, treinar, ganhar as duas em casa e trazer a série pra cá de novo. Precisamos melhorar nossa postura. Sabíamos que seria muito difícil vencer aqui, mas agora precisamos de todos concentrados o tempo todo”, declarou o ala/armador palmeirense Neto.

O jogo

Conhecido por sua filosofia defensiva, Franca usou de sua fortíssima marcação para sufocar os palmeirenses nos primeiros minutos e com isso abrir logo nove pontos (11 a 2). A equipe alviverde custou a entrar no jogo e não conseguiu alternativa para furar o ferrolho dos francanos, que também mostraram mão quente no ataque e fecharam o período inicial com 13 pontos na frente: 24 a 11.

Com bola de 2 pontos de Lucas Mariano logo no primeiro ataque da segunda parcial, a vantagem dos donos da casa chegou a ser de 15 pontos (26 a 11). O Palmeiras teve um lampejo de bom basquetebol e chegou a reduzir a frente adversária para dez pontos (27 a 17), mas não conseguiu manter seu bom momento e muito menos segurar a noite inspirada do ala argentino Marcos Mata, que fez oito tentos no segundo quarto (18 no primeiro tempo) e ajudou o time da Capital do Basquete a deslanchar de vez e abrir incríveis 24 pontos de diferença (41 a 17).

Os comandados do técnico Régis Marrelli ainda tiveram um bom momento nos minutos finais da segunda etapa e emplacaram uma corrida de 12 a 2, que reduziu seu prejuízo de 24 para 14 pontos (43 a 29). Depois de nova bola de 2 pontos de Lucas Mariano, o time mandante interrompeu a sequência palmeirense e foi para os vestiários com 16 pontos de vantagem, com placar de 45 a 29.

Se a defesa francana foi boa no primeiro tempo, no terceiro quarto foi literalmente implacável. A equipe do técnico Lula Ferreira ficou seis minutos sem sofrer pontos do Palmeiras e aproveitou para emplacar uma corrida de 9 a 0 e assim estender sua frente para 25 pontos novamente (54 a 29). Assim como na parcial anterior, o clube de Palestra Itália ainda viveu um bom momento nos minutos finais e caminhou para os dez minutos finais perdendo com 21 de prejuízo, placar de 61 a 40.

Mas a equipe do técnico Lula Ferreira seguiu com alto ritmo e sem tirar o pé do acelerador na parcial final. Mesmo com alta vantagem e com a vitória no Jogo 2 da série muito bem encaminhada, o Franca chegou a ter 29 pontos de vantagem na metade do quarto período (72 a 43). Com grande margem em relação à equipe adversária, os francanos colocaram em quadra seus jovens atletas do banco de reservas, como Tom, Alexey, Pedro e João Pedro, que mantiveram a próxima à casa dos 20 pontos até o final do duelo.

Confira as datas dos jogos do confronto entre Franca e Palmeiras das oitavas de final do NBB 7:

Franca Basquete (8º) 2 x 0 Palmeiras/Meltex (9º)
Jogo 1 – Franca 79 x 74 Palmeiras
Jogo 2 – Franca 81 x 64 Palmeiras
Jogo 3 – 14/04 (terça-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 4* – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 11h, no Ginásio Pedrocão, em Franca