#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Maturidade

03-03-2014 | 03:23
Por Liga Nacional de Basquete

Cestinha da temporada 2013/2014 do NBB, ala norte-americano Shamell mostra pés no chão quanto a conquistas individuais e mantém foco em títulos ao Pinheiros

Mais do que cestinha do NBB, Shamell é um líder na equipe do Pinheiros (Ricardo Bufolin/ECP)

Mais do que cestinha do NBB, Shamell é um líder na equipe do Pinheiros (Allan Conti/Divulgação)

Há aproximadamente dez anos no basquete brasileiro, o norte-americano Shamell vive uma das melhores fases de sua carreira. Além de cestinha da atual temporada do NBB, com média de 21,73 pontos por partida, o ala do Pinheiros/SKY ainda é o segundo maior pontuador da história da competição nacional, com 3791 pontos anotados no total, atrás apenas do experiente ala Marcelinho Machado, do Flamengo, que acumula 3963.

Embora seja o segundo atleta que mais fez pontos na história do NBB, o jogador de 33 anos nunca terminou uma edição do maior campeonato de basquete do país como cestinha, e caminhando bem para que isto se concretize, o capitão pinheirense prefere não focar em conquistas pessoais, mas sim, nas glórias de sua equipe, atual terceira colocada na liga brasileira, com 18 vitórias em 26 jogos – 69,2% de aproveitamento.

“É legal conseguir essas marcas. Elas são importantes para o lado individual. Mas o que conta mesmo é a participação de todos, como um time, como uma equipe. Com conquistas, como foi a Liga das Américas no ano passado, a gente escreve o nome na história do clube, e isso é o mais importante para a carreira do jogador. Títulos. Quero ganhar jogos e conquistar muito mais pelo Pinheiros”, declarou o atleta.

O título da Liga das Américas 2013, como bem citou Shamell, talvez tenha sido o ápice não só de sua carreira, mas como da história da modalidade no Esporte Clube Pinheiros. Em uma competição de altíssimo nível, o time da capital paulista superou duros adversários e faturou o troféu de campeão, e de quebra, Shamell foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da competição continental.

Shamell recebendo o prêmio de MVP da Liga das Américas 2013 das mãos do diretor institucional da LNB, Kouros Monadjemi (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Shamell recebendo o prêmio de MVP da Liga das Américas 2013 das mãos do diretor institucional da LNB, Kouros Monadjemi (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Presente também na conquista do título do Campeonato Paulista 2011 e do vice em 2012, Shamell está no Pinheiros desde a temporada 2009/2010 e é o jogador mais antigo no elenco pinheirense ao lado do ala Bruno Mortari. Como é um dos mais experientes, o camisa 24 passou a ter papel fundamental na equipe, não só dentro das quatro linhas, como fora delas, desempenhando a função de um verdadeiro líder no grupo.

“Cada jogador tem a sua importância dentro do time. Eu sei que posso ajudar. Estou no Pinheiros há um bom tempo, aqui é a minha casa. Tento passar a minha experiência, principalmente para os mais jovens. Mas há outros jogadores muito importantes para a equipe também. Dentro do que eu posso, procuro ajudar e fazer a minha parte dentro do time”, contou Shamell.

Terceira colocada na atual temporada do NBB, a equipe pinheirense voltará suas atenções para a Liga das Américas 2014. Na próxima semana, entre os dias 07 e 09 de março, os comandados de Cláudio Mortari disputam a segunda fase do torneio continental, pelo Grupo F, em Montevidéu (URU), contra Regatas Corrientes (ARG), Capitanes de Arecibo (PUR) e o anfitrião Atlético Aguada.

“Nosso time é muito forte e está muito concentrado nos objetivos para esta temporada. Agora, a nossa meta é chegar à final da Liga das Américas. Vamos começar a preparação para os três jogos no Uruguai. Depois, retomaremos a disputa do NBB, para tentarmos terminar entre os quatro primeiros. Sempre passo a passo. Podemos chegar muito longe. O time está muito focado na busca pelo título da Liga das Américas e do NBB. Queremos voltar a jogar o Mundial”, finalizou Shamell.