#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

MissãoSocial

21-03-2017 | 05:50
Por Liga Nacional de Basquete

Crianças, adolescentes, atletas paralímpicos e muita festa: jogadores do NBB CAIXA mostraram participação ativa nas ações sociais realizadas ao longo do Jogo das Estrelas

Não foi só pelo que rolou na quadra do Ginásio do Ibirapuera no domingo (19/03) que o Jogo das Estrelas 2017 foi sucesso absoluto. Os dias que antecederam a grande festa do esporte nacional foram de muito trabalho para os atletas, principalmente no cunho social, e o saldo final foi espetacular.

Reunidos em São Paulo desde a manhã de quinta-feira (16/03), os jogadores se dividiram para a realização de cinco ações sociais. Com o intuito de levar o esporte para regiões carentes e também com a missão inclusiva, o propósito do calendário social do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA foi cumprido com excelência.

“Todos passam por dificuldades no esporte, são constantes os momentos de superação. Por isso, será muito importante nossos jogadores conhecerem e aprenderem mais sobre outras dificuldades fora do ambiente de trabalho deles. É um orgulho grande para a LNB participar de ações de responsabilidade social”, disse João Fernando Rossi, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte. O Jogo das Estrelas é também um evento viabilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte e tem a Starbucks como seu Café Oficial.

O início das atividades sociais do Jogo das Estrelas se deu logo na manhã de quinta, com a ida de cinco jogadores a uma comunidade no bairro do Grajaú, zona sul de São Paulo. Fúlvio, Davi, Duda Machado, Arthur Bernardi e Danilo Siqueira levaram muita alegria a mais de 70 crianças na quadra da Associação Parque Cocaia, em iniciativa promovida pela SKY.

Primeiro, os atletas ajudaram a reparar alguns detalhes da quadra, como colocar redinhas nos aros, remover tijolos e colocar redes nas traves. Depois, assumiram a função de professores e ensinaram alguns fundamentos básicos do basquete às crianças, como molde de arremesso, drible, 1×1, passe e bandeja.

“Foi excelente. Eu não conhecia o bairro do Grajaú, e quando você chega aqui, vê uma quadra de basquete bem estruturada e o brilho no olhar destas crianças, para nós que já tivemos essa idade é uma felicidade imensa, engrandece essa grande ação da SKY com o NBB CAIXA. É muito prazeroso nós podermos usar nossa imagem para estas crianças, sermos espelho para eles no futuro”, disse o armador Fúlvio.

Ainda na quinta-feira, Georginho, Deryk, Lucas Mariano e Bennett foram à comunidade do Bicudo, no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo (SP), e fizeram a festa com as crianças do Projeto Passe de Mágica, idealizado pela ex-atleta “Magic Paula” e apoiado pela Nike há três anos.

“Sempre digo que o esporte não me deu apenas títulos, viagens, fama etc. O esporte me transformou como pessoa e me deu aprendizados pelo contato com muitas outras pessoas. E é essa a importância de uma ação como essa, proporcionada pelo Jogo das Estrelas. Os meninos e as meninas do Passe de Mágica puderam ver uma realidade diferente das suas vidas diárias e ver outras experiências”, disse “Magic Paula”.

“Certamente os valores que eles testemunharam, mostrados de uma forma divertida, podem fazer deles multiplicadores em suas comunidades. Esse é o nosso objetivo: usar o esporte para contribuir para o desenvolvimento humano”, completou uma das maiores jogadoras do basquete brasileiro na história.

Na ação, aproximadamente 70 crianças foram beneficiadas pela vinda das estrelas do NBB CAIXA, que jogaram basquete, conversaram, brincaram e distribuíram intermináveis autógrafos aos presentes. Muitos deles, inclusive, demonstraram certa emoção ao ter o contato com os jogadores.

“É uma sensação incrível. Eu já fui criança um dia e sei como é isso. Quando chegamos no adulto temos uma responsabilidade diferente. Essas crianças estão em uma fase ótima, jogando, brincando, se divertindo. Espero que elas sigam no basquete e no esporte. Foi maravilhoso estar com eles e compartilhar toda essa alegria por estar aqui”, comentou Lucas Mariano.

Ainda na agitada tarde de quinta-feira, Guilherme Giovannoni, Alexey, Desmond Holloway, Enzo Cafferata, Jhonatan e Daniel Hure trocaram experiências com atletas do basquete de cadeiras de rodas do Magic Hands/Esperia, da Associação Desportiva para Deficientes (ADD), em uma ação social promovida pela Avianca Brasil.

Primeiro colocado do ranking nacional brasileiro, o Magic Hands existe há 19 anos e é potência no basquete de cadeira de roda. Tetracampeã nacional, a equipe conta com quatro atletas que representaram a Seleção Brasileira nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Brasil conseguiu se classificar para as quartas de finais e encerrou o torneio com a melhor participação de sua história na modalidade.

“Os atletas do basquete estão acostumados em participar de ações com crianças carentes, idosos, em ONGs, mas hoje o que aconteceu no Esperia foi diferente e muito proveitoso. Poder conversar com cada atleta do basquete de cadeira de rodas, saber da história deles, da dificuldade e também do sucesso que cada um tem no esporte é muito gratificante pra nós”, comentou o armador Alexey.

Já na sexta-feira foi a vez da maior ação social da história do NBB CAIXA. Em ação promovida pela CAIXA, 19 astros do basquete nacional foram à Escola Estadual Jardim Iguatemi, no bairro de São Matheus, extremo leste de São Paulo (SP), e se depararam com uma legião de mais de 800 alunos de 11 a 17 anos, que fizeram da ação a maior da história do NBB CAIXA.

As mais de 800 crianças tomaram a quadra da escola para interagir e bater uma bola com os atletas, que se dividiram em algumas estações para ensinar os fundamentos do basquete para os presentes (passe, arremesso, controle de bola, defesa e até 1×1). Sob o comando do MC Max, a ação ainda contou com presença de um DJ e de um grupo de cheerleaders.

Além de ensinarem os alunos a jogar basquete, os atletas dançaram hip hop e samba, brincaram e se divertiram à beça. Os participantes do Torneio de Enterradas (Gui Deodato, Danilo, Bennett e Jhonatan) deram demonstrações de suas cravadas e levaram o público à loucura.

“Foi uma experiência incrível. Foi muito bom estar aqui interagindo, jogando basquete e vendo o sorriso no rosto dessas crianças. É a primeira vez que participo de uma ação social em minha carreira profissional e fiquei encantado com tudo isso”, comentou o norte-americano Kendall Anthony, do Macaé Basquete.

Estiveram na ação os atletas Davi Rossetto e Duda Machado, Gui Deodato, Deryk e Lucas Mariano, Arthur Bernardi, Betinho, Marquinhos e Olivinha, Alexey, Enzo Cafferata, Kendall Anthony, Danilo Siqueira, Scott Rodgers, Drew Maynard, Daniel Hure, Jhonatan, Bennett e Kenny Dawkins.

Por fim, no sábado, Fúlvio ministrou uma clínica para funcionários da SKY no circuito que foi realizado o Desafio de Habilidades, um dos torneios individuais realizados no domingo. Com o armador como professor e Gabi e Chiquitito Bruno, do Canal Chuá, como treinadores, os 16 participantes se enfrentaram um por um no circuito até sair o campeão.