#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Momento decisivo

29-04-2015 | 10:21
Por Liga Nacional de Basquete

A um passo da semifinal, Flamengo enfrenta São José, que precisa vencer para levar decisão da série para o Jogo 5; duelo será nesta quinta-feira, no Lineu de Moura

Com a vitória fora de casa no Jogo 3 na última terça-feira, o Flamengo abriu 2 a 1 no confronto quartas de final do NBB 7 contra o São José/Unimed e ficou a um passo da semifinal. Agora, os atuais bicampeões terão a chance de fechar a série nesta quinta-feira (30/04), novamente no Ginásio Lineu de Moura, no Vale do Paraíba, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

“Esperamos mais uma partida complicada. Nossa equipe tem que manter a cabeça boa, pois ainda não tem nada ganho e precisamos de mais uma vitória para fechar a série. Então vamos trabalhar visando o jogo de quinta-feira, pra tentar sair com essa vitória e quem sabe já garantir a vaga na semifinal do NBB”, comentou o ala/pivô Olivinha, do Flamengo, cestinha da última partida da série, com 21 pontos.

+Clique aqui e confira o caminho que os times percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB

Pelo que dizem os números históricos das quartas de final, o vencedor da terceira partida de uma série tem enormes chances de avançar à próxima fase do mata-mata. Em todas as seis edições anteriores do NBB, 20 das 24 séries de quartas foram vencidas pela equipe que levou a melhor no Jogo 3. Se isso se confirmar, os rubro-negros ainda continuarão como único time a nunca ter ficado de fora das semifinais da competição.

Flamengo vence por 2 a 1 e está a uma vitória de fechar a série com São José, que quer forçar Jogo 5 (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

Flamengo vence por 2 a 1 e está a uma vitória de fechar a série com São José, que quer forçar Jogo 5 (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

Depois de abrir a série com uma tranquila e maiúscula vitória em casa (85 a 62), o clube da Gávea foi derrotado por um determinado e aguerrido São José no Jogo 2, novamente no Rio de Janeiro (82 a 76). No entanto, os comandados de José Neto voltaram a apresentar um bom basquetebol e esfriaram o lotado “caldeirão” Lineu de Moura na última terça-feira no Jogo 3 ao levarem a melhor por 86 a 68 como visitante.

“Nossa equipe terá que estar muito concentrada e precisa tentar repetir o bom desempenho do último jogo na quinta-feira, focando ainda mais na defesa e procurando errar menos para tentar fechar a série. Temos totais condições para isso e vamos buscar a classificação, sempre com muita garra e determinação”, completou ala/armador rubro-negro Vitor Benite, que foi responsável 18 pontos na última partida.

+Clique aqui e confira mais informações, curiosidades e recordes históricas das quartas de final do NBB

Por sua vez, o São José tentará empatar a série para forçar a realização do Jogo 5, que se necessário, será na casa do Flamengo, em data e horário a serem definidos. Nas duas últimas temporadas, a Águia do Vale eliminou o Brasília nas quartas de final, mesmo sendo o o time de pior campanha na primeira fase em ambas as séries, assim como atualmente contra os atuais bicampeões – o Flamengo foi o terceiro e o São José foi 11º na fase de classificação.

“Temos que melhorar, principalmente nossa defesa. Eles (Flamengo) acertaram os erros de um jogo pra outro e souberam aproveitar. Sabíamos desde o início que não seria fácil, e muito pelo contrário, sabíamos seria muito difícil. Temos que errar menos, pois não tínhamos errado tanto nos dois primeiros jogos. Precisamos melhorar na marcação e não deixar eles jogaram tão à vontade como foi no jogo passado”, disse o pivô Caio Torres, do São José.

Caio Torres, do São José, e Meyinsse, do Flamengo

São José não perde uma quarta de final desde o NBB 3; Flamengo nunca ficou de fora de uma semi (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

Ainda falando em histórico, o esquadrão joseense não fica de fora de uma semifinal de NBB desde a temporada 2010/2011, quando foi eliminado nas quartas de final para o próprio Flamengo. Desde então, a equipe do Vale do Paraíba ficou entre os quatro primeiros colocados em todas as edições seguintes, sendo finalista e vice-campeão no NBB 4 e terceiro colocado na temporada passada, colocações que os levaram para duas Ligas das Américas.

“Time grande joga com pressão. Ganhamos lá (no Rio de Janeiro) em um jogo que eles não jogaram bem e nós jogamos. Eles vieram pra cá com pressão, com necessidade de ganhar e foram muito bem, mérito deles por ter ganhado o último jogo. Não entramos com a mentalidade que entramos no Jogo 2, demos uma caída quando eles acertaram a mão e isso não pode acontecer em momento algum contra o Flamengo”, completou o joseense Caio Torres.

Confira o calendário completo da série válida pelas quartas de final do NBB 7:

Flamengo (3º) 2 x 1 São José/Unimed (11º)
Jogo 1 – Flamengo 85 x 62 São José
Jogo 2 – Flamengo 76 x 82 São José
Jogo 3 – São José 68 x 86 Flamengo
Jogo 4 – 30/04 (quinta-feira), às 19h30, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro

*Se necessário