#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Monstruoso!

Limeira LIM 89
x
80 Paulistano CAP
15
1ºQ
X
18
21
2ºQ
X
23
25
3ºQ
X
9
12
4ºQ
X
23
16
5ºQ
X
7

Ginásio Vô Lucato

13 de janeiro de 2015

Com atuação de gala, Jackson marca 35 pontos, crava recorde da temporada e lidera emocionante vitória do líder Limeira sobre o Paulistano na prorrogação

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
89
X
80
89
PTS
80
8
A3C
7
23
A2C
20
19
LLC
19
34
RT
50
15
ASS
8

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Líder do NBB 7, o Winner/Limeira conquistou mais um importante resultado positivo e segue tranquilo na ponta da tabela de classificação. Na noite desta terça-feira, em casa, no Ginásio Vô Lucato, a equipe do interior paulista contou com uma atuação de gala do norte-americano David Jackson e venceu o Paulistano/Unimed, em partida emocionante e decidida apenas na prorrogação, pelo placar de 89 a 80.

Decisivo para a equipe limeirense somar seu 15º triunfo em 16 partidas realizadas – o sétimo seguido -, Jackson deixou a quadra com 35 pontos, sendo oito deles no tempo extra, e cravou o novo recorde da temporada 2014/2015 do NBB – a melhor marca da competição era até então de Shamell, do Mogi das Cruzes/Helbor, autor de 33 pontos na vitória sobre o Rio Claro Basquete, pela sexta rodada.

Para construir sua expressiva pontuação, o MVP da última edição do NBB apresentou altíssimos aproveitamentos de 40% nos arremessos de três pontos (2/5), 88,9% nos tiros de dois pontos (8/9) e 100% nos tiros livres (13/13). Além disso, Jackson ainda distribuiu sete assistências e totalizou incríveis 42 pontos de eficiência – outro recorde da temporada estabelecido.

Pelo lado dos visitantes, os maiores pontuadores foram os norte-americanos Dawkins e Holloway, com 20 e 18 pontos, respectivamente, seguidos por Pedro, autor de 15 pontos. Este foi o sétimo revés em 16 jogos disputados e os atuais vice-campeões se distanciaram do G-4 da atual temporada do NBB.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Na sequência do campeonato, o Paulistano voltará a enfrentar uma equipe melhor colocada na tabela de classificação. Na próxima quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), a equipe da capital paulista voltará a reeditar a Final do último NBB frente ao Flamengo, quarto colocado, novamente fora de casa, na HSBC Arena. O duelo foi antecipado por conta da participação das duas equipes na Liga das Américas 2015.

Por sua vez, o líder Limeira voltará a encontrar o Pinheiros, responsável por sua única derrota na competição até o momento, em seu próximo compromisso. O duelo acontecerá no próximo dia 21 (quarta-feira), às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, e contará com transmissão ao vivo pela web.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da temporada 2014/2015 do NBB

O jogo

Com seu trio de perímetro atuando muito bem nos minutos iniciais, Limeira largou na frente. Nezinho, Ramon e Jackson apareceram muito bem no começo da partida e os donos da casa abriram quatro pontos de vantagem (10 a 6). Mas o Paulistano não se intimidou e virou o jogo ainda no primeiro quarto. Vindo do banco de reservas, Pedro mudou o jogo e, após uma sequência de 7 a 2, os visitantes tomaram a liderança (13 a 12) obrigando o técnico limeirense Dedé Barbosa a parar o jogo.

Mesmo após a parada de seu treinador, o time mandante seguiu com muitas dificuldades para pontuar. Enquanto isso, do outro lado da quadra, os atuais vice-campeões do NBB seguiram contando com boas jogadas do suplente Pedro, responsável por seis pontos e uma assistência em pouco mais de cinco minutos em quadra, e fecharam a parcial inicial na frente, por três pontos: 18 a 15.

O começo do segundo período contou com o protagonismo de dois jovens jogadores. Em belas jogadas individuais, o armador Deryk marcou seis pontos seguidos e tentou recolocar Limeira em vantagem. Só que do outro lado, o pivô Arthurzão foi muito bem acionado no garrafão e, com cinco pontos anotados, teve grande participação para os visitantes seguirem na frente (27 a 21). A movimentação intensa dos instantes iniciais da parcial se estendeu e o período foi bastante movimentado.

Em uma rápida sequência, os donos da casa chegaram a igualar o marcador (27 a 27), mas o Paulistano voltou a deslanchar e, depois de bolas certeiras de longa distância nas mãos de César e Dawkins, abriu sete pontos (34 a 27). Porém os limeirenses não se abalaram e voltaram a reagir. Com destaque para o bom momento de Nezinho na partida, a equipe emplacou nove pontos contra apenas um dos rivais e reassumiu a ponta do marcador (36 a 35). No entanto, a liderança dos anfitriões durou pouco e foram os visitantes que foram para os vestiários em vantagem. Holloway se destacou e fez com que os comandados de Gustavo De Conti fechassem a primeira metade do jogo com cinco pontos de frente (41 a 36).

A pausa para o intervalo fez bem aos donos da casa. Mesmo com o grande desempenho de Dawkins, que marcou os oito primeiros pontos do Paulistano no terceiro quarto, o esquadrão do interior paulista contou com todo o talento da dupla Jackson e Nezinho para virar o jogo. Afiados nos tiros longos, o ala norte-americano e o armador marcaram praticamente todos os pontos do time na parcial (24 dos 25, sendo 16 do norte-americano e oito do armador) e tiveram participação crucial para que a equipe dirigida pelo treinador Dedé Barbosa fosse para os dez minutos finais do duelo em vantagem.

A virada dos limeirenses veio na metade do período e a diferença no placar ficou um bom tempo na casa dos três pontos (52 a 49). Porém uma sequência de faltas técnicas do Paulistano no final da terceira parcial proporcionou uma série de lances livres aos donos da casa. Com aproveitamento impecável nos tiros livres, os líderes do NBB 7 conseguiram fechar a parcial com vitória elástica por 25 a 9 e abriram 11 pontos de frente: 61 a 50.

Sem se entregar, o Paulistano anotou rápidos seis pontos logo no início do último quarto e baixou a diferença no placar para cinco pontos (61 a 56). A partir de então o jogo pegou fogo. O Paulistano seguiu imprimindo um forte ritmo defensivo e se manteve na cola dos limeirenses. Restando pouco mais de três minutos para o fim, a diferença era de apenas três pontos (69 a 66) e o jogo chegou a seus instantes finais completamente aberto.

Depois de três pontos de Dawkins e dois pontos de Holloway, os visitantes conseguiram empatar o jogo (71 a 71). Na sequência, David Jackson converteu dois lances livres e deixou os anfitriões na frente (73 a 71), com 16 segundos para o fim. Com a bola nas mãos, o Paulistano contou com a frieza de César para empatar a partida. Após sofrer falta, o ala/pivô acertou os dois lances livres e deixou tudo igual (73 a 73). Limeira ainda teve a chance de ganhar no tempo regulamentar, mas Mineiro falhou e a decisão foi para a prorrogação.

Logo no início do tempo extra, Jackson tratou de dar tranquilidade aos donos da casa. Com seis pontos praticamente seguidos, o camisa 32 liderou uma arrancada de 8 a 2 e a equipe do interior paulista abriu vantagem (81 a 75). Sem dar chance de reação ao Paulistano, Limeira conseguiu administrar a diferença construída nos instantes iniciais da prorrogação e confirmou a importante e emocionante vitória.