#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Mr. Dunks

16-03-2018 | 12:09
Por Liga Nacional de Basquete

Líder histórico do NBB CAIXA, fã de Vince Carter e boa fase no Sesi Franca: “experiente” Cipolini volta ao Torneio de Enterradas com “fome de menino”

Com a #15 às costas, Cipolini é um dos maiores “showmans” do NBB CAIXA e participará pela 2ª vez do Torneio de Enterradas (Newton Nogueira/Divulgação)

O líder de enterradas do NBB CAIXA está com “fome de menino”. Mais velho entre os participantes do Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA, Cipolini será um dos oito competidores que buscarão um dos mais desejados títulos do evento, neste domingo, no Ginásio do Ibirapuera, ao vivo no Esporte Espetacular (TV Globo).

Com 31 anos e oito temporadas de NBB CAIXA no currículo, o camisa 15 do Sesi Franca tem um total de 329 cravavas na história e lidera o fundamento com folga (1,2 por jogo). E a explicação é fácil. Além de ser dono de um excelente físico, o pivô de 2,03m de altura é apaixonado por enterradas.

+ Tá acabando! Clique aqui e compre seu ingresso para o Jogo das Estrelas 2018

“Desde quando comecei a jogar me inspirava nas enterradas. Para mim é muito gratificante e seria uma honra terminar minha carreira, daqui uns bons anos (risos), com esse posto. No Brasil temos condição de ter jogadores com jogadas plásticas e fico feliz em fazer parte dessa evolução do basquete nacional”, disse o jogador.

Nascido em Casa Branca, no interior do Estado de São Paulo, Cipolini despontou mesmo nas categorias de base do EC Pinheiros e depois rumou para os Estados Unidos para ficar quatro anos no basquete universitário (BYU-Hawai). Seu retorno ao Brasil aconteceu na temporada 2010/2011 do NBB CAIXA para atuar pelo Unitri/Uberlândia.

+ Diversão gratuita: sábado será de muita atividade aberta ao público no Ginásio do Ibirapuera

Cipolini tem várias enterradas “de cinema” em sua trajetória no NBB CAIXA (Raphael/Oliveira/EAZ)

Junto das enterradas, o jogador também carregou outra marca registrada durante toda sua trajetória: a camisa 15, homenagem ao ídolo Vince Carter. Campeão do Torneio de Enterradas da NBA em 1999 e e um dos maiores saltadores do basquete, Carter inspirou Cipolini e, até os dias de hoje, segue mostrando seu talento na maior liga de basquete do mundo.

“Quando comecei a jogar basquete no final dos anos 90 era quando o Vince Carter estava aparecendo e sempre gostei muito das enterradas dele. Ele sempre me inspirou e uso a camisa 15 por causa dele. Até hoje, com mais de 40 anos ele continua dando várias cravadas. Quem dera eu chegar igual asssim ele (risos)”, disse Cipolini, sobre o jogador que está no Sacramento Kings e fez história com as camisas de Toronto Raptors e New Jersey Nets.

Para tentar “repetir” o ídolo e vencer o Torneio de Enterradas do NBB CAIXA pela primeira vez, Cipolini terá o garoto Gabriel Jaú, de apenas 19 anos, pela frente na primeira rodada. Depois os rivais podem ser Wesley ou Gui Bento e, na final, um atleta norte-americano.

+ Jovens voadores: Jaú e Gui Bento prometem voar alto no Torneio de Enterradas 

“É algo novo esse formato de 1 x 1, mas eu gostei bastante. Ainda mais com um norte-americano e um brasileiro na final, que vai ser uma disputa bem sabda e que ativa muito o público. São três enterradas para ser campeão, mas acho que precisa ter umas cinco ou seis na manga e sentir o momento. Tem que saber usar aquela que vai te dar a nota que você precisa. Vai ser muito do momento”, disse Cipolini, que também participou do torneio em 2011.

Cipolini já sabe qual será seu caminho para chegar ao sonhado título no domingo (Arte/ON)

Recentemente convocado para a Seleção Brasileira, Cipolini é um dos destaques da boa campanha do Sesi Franca na temporada, inclusive com atuações decisivas. Com um forte garrafão, que ainda tem Jefferson, Rafael Mineiro, Gruber e o jovem João Pedro, o camisa 15 tem papel importante e até o momento é o jogador mais eficiente da equipe (12,6 por jogo).

“Nossa equipe é muito homogênea e muito forte. No garrafão não é diferente. Entre os cinco pivôs qualquer dupla funciona e é uma “dor de cabeça” boa pro Helinho porque ele sabe que terá dois jogadores de muita qualidade em quadra”, disse Cipolini.

Arremesso de 3 virou uma das principais características de Cipolini nos últimos anos (Newton Nogueira/Divulgação)

Desde que saiu do Uberlândia – equipe em que atuou por quatro temporadas – Cipolini acrescentou uma nova arma a seu jogo: os chutes de longa e média distância. Depois de acertar apenas 39 bolas de 3 nos quatro anos na equipe mineira, o jogador tem 177 arremessos convertidos nas últimas quatro temporadas, duas por Brasília e as duas últimas pelo Franca. Seu aproveitamento na carreira no NBB CAIXA é de 38,5%.

“Uma arma que eu tenho é que posso jogar como um “cinco aberto”. Consigo segurar caras mais altos na defesa e posso jogar em transição, além é claro de poder girar para fora nos corta-luzes para fazer o arremesso. Acrescentei o arremesso ao meu jogo aos poucos a agora tenho segurança para finalizar bolas de 3”, explicou.

“Voltando do Brasil com cultura norte-americana isso foi mais natural. Quando era mais novo procurava sempre enterrada. Ainda continuo com esse espírito, mas é claro que o tempo passa e o físico muda um pouco. Hoje tenho outras armas no meu jogo que me ajudam bastante, como o arremesso”, concluiu Cipolini.

O Jogo das Estrelas do NBB CAIXA será realizado dia 18 de março (domingo), a partir das 10 horas, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), e contará com os torneios individuais (Habilidades, 3 Pontos e Enterradas), que serão transmitidos ao vivo no programa Esporte Espetacular, da TV Globo, e o duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo, ao vivo no SporTV, além do Desafio de Celebridades.

O Jogo das Estrelas 2018 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty, Cartões CAIXA Elo e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani, NBA e Ministério do Esporte.