#JOGAJUNTO

LDB

O MVPda experiência

02-12-2018 | 10:08
Por Liga Nacional de Basquete

Decisivo e “experiente”, Felipe Ruivo desequilibra na decisão contra Paulistano e fatura prêmio de MVP da Final da LDB 2018

Ruivo foi dominante na decisão contra o Paulistano e faturou o troféu de MVP da LDB 2018 (João Pires/LNB)

O “experiente” Felipe Ruivo desequilibrou na final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2018. O termo está entre aspas porque ele ainda é garoto, tem apenas 20 anos, mas no universo da LDB, sua bagagem fez toda a diferença e ainda lhe rendeu o troféu de MVP da Final.

Com três temporadas de NBB CAIXA no currículo, Ruivo usou toda a experiência adquirida no adulto – tem média de 21,2 minutos por jogo no elenco adulto – para ser um líder do grupo Sub-20 na LDB 2018. E sua presença em quadra foi uma arma do Pinheiros para faturar o título.

Na moralizadora vitória pinheirense sobre o rival Paulistano/Corpore na final, por 81 a 61, o armador colocou a bola debaixo do braço e foi autor de 19 pontos, nove rebotes, sete assistências e 27 de eficiência, números que renderam a ele o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso) da decisão.

“Antes desta partida me senti com um pouco de responsabilidade, por estar ‘descendo’ do profissional. Mas isso me deixou bem confiante de que eu viria aqui ajudar minha equipe com o que fosse necessário. Acho que consegui fazer um belo papel e estou muito feliz com isso”, disse Ruivo, que completou:

“Estou muito contente pelo prêmio (MVP das Finais). Isso acabou resultando na vitória da equipe. Se eu tivesse entrado aqui e feito zero pontos, mas ter feito a defesa da vitória no último segundo, para mim já estaria de bom tamanho”, completou o MVP das Finais da LDB 2018.

Por conta de todos os compromissos no time adulto, Ruivo não atuou nessa edição da LDB, mas foi acionado e colocado em ação na hora certa, para o octogonal final. E ele não decepcionou. Foram expressivos 20,2 pontos, 6,2 rebotes, 7,6 assistências e 26,4 de eficiência nos cinco jogos que fez na fase final.

+Estatísticas da carreira de Ruivo no NBB CAIXA na LDB

“Eu realmente vim para a LDB em busca do título, por ser meu último ano, muito focado nisso. A parte de eu ter feito um papel foi mais pelo fato de eu estar ajudando a equipe do que eu me sentir bem. Todo mundo aqui merece e trabalha. Fiquei muito contente por ter vindo aqui, feito um bom papel e ter ajudado minha equipe na conquista do título”, falou o armador.

Como bem disse Ruivo, a LDB 2018 foi a última dele em sua carreira – sua idade não o permitirá jogar a próxima edição. No entanto, sua trajetória na competição começou aos 17 anos, em 2015, ano em que ele disputou a fase de classificação pelo time da Seleção Sub-17 e finalizou fazendo parte do elenco campeão do Pinheiros.

Naquela época, com apenas 17 anos, ele ainda era um garoto e estava sentindo o ritmo de uma competição dura como a LDB. Agora, três anos depois, mais maduro e rodado, Ruivo sentiu a “responsa” de liderar uma equipe e fez isso com tamanha maestria.

Em 2015, Ruivo estreou na LDB com a camisa da Seleção Brasileira Sub-17. Na foto, ele ataca contra Yago Mateus, outro monstro da nova geração do basquete brasileiro (Divulgação/LNB)

Técnico do Pinheiros campeão da LDB 2018, David Pelosini também rasgou elogios ao MVP da Final. O treinador destacou a longa trajetória ao lado de Ruivo nas categorias de base do Pinheiros e projetou um futuro de Seleção para seu jogador.

“O Ruivo veio para a gente com 16 anos, ficou comigo por cinco anos. Assim que ele virou juvenil (Sub-19), passou a ficar mais com o adulto do que comigo. Sempre tivemos uma boa relação. Consegui treinar essa equipe com ele apenas duas vezes, mas ele é muito inteligente e me conhece muito bem. Foi como você colocar um cara que não estava treinando com você para melhorar seu time, e foi o que ele fez”, disse David Pelosini.

+Veja os demais premiados ao final da LDB 2018

“Ele tem muita personalidade, acho que é um armador diferenciado no Brasil. O que ele fez aqui ele consegue fazer no adulto sem problemas, só uma questão de ele estar confiante e motivado. Inclusive, acredito que a carreira dele na Seleção Brasileira só começou no Sul-Americano Sub-20, em agosto, e creio ele terá ainda muitas oportunidades”, finalizou o treinador campeão da LDB 2018 com o Pinheiros.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).