#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Na conta dele

Paulistano CAP 87
x
66 Bauru Basket BAU
23
1ºQ
X
20
19
2ºQ
X
12
31
3ºQ
X
25
14
4ºQ
X
9

Gin. Antonio Prado Jr

23 de novembro de 2013

Norte-americano Holloway tem atuação incrível, marca 35 pontos e lidera vitória do Paulistano sobre Bauru; equipe triunfou pela 1ª vez na temporada 2013/2014 do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
87
X
66
87
PTS
66
10
A3C
6
21
A2C
17
15
LLC
14
35
RT
24
10
ASS
11

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Cestinha da última temporada do NBB, o ala norte-americano Desmond Holloway deu mostras de que está vivo na briga pelo título de maior pontuador da sexta edição da competição nacional. Com um incrível aproveitamento ofensivo, o jogador comandou a vitória do Paulistano/Unimed sobre o Paschoalotto/Bauru, neste sábado, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), por 87 a 66.

Em tarde inspirada, Holloway ficou em quadra por pouco mais de 31 minutos e marcou expressivos 35 pontos. Para atingir a marca, a segunda maior da temporada até o momento (Ed Nelson, do São José/Unimed, marcou 39 pontos na vitória sobre o Minas), o atleta estrangeiro mostrou uma alta porcentagem de acerto nos arremessos: 71,4% da linha dos três pontos (5/7), 80% para dois pontos (8/10) e 100% nos lances livres (4/4).

“Ele (Holloway) foi fundamental para nossa vitória, assim como quem passou a bola para ele e pegou rebote também foi. Nosso time tem essa virtude e cada um sabe muito bem qual é a sua função dentro de quadra. A função dele (Holloway) é pontuar e hoje ele cumpriu seu papel em quadra com muita categoria”, disse o treinador do Paulistano, Gustavo De Conti.

Este foi o primeiro triunfo do clube da capital paulista na competição nacional. Agora, a equipe soma uma vitórias e duas derrotas (33,3% de aproveitamento). Enquanto isso, os bauruenses conheceram o terceiro revés em quatro partidas disputadas (25% de aproveitamento) no maior campeonato de basquete do país.

Após duelarem neste sábado, pela quarta rodada do NBB, Paulistano e Bauru voltarão a se enfrentar em breve. As equipes estão na final do Campeonato Paulista 2013 e iniciarão as disputas pelo título estadual no dia 02 de dezembro, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Panela de Pressão, no interior paulista.

“É uma situação difícil. Ainda mais para mim que estou passando pela primeira vez por isso (jogar contra o mesmo time em duas competições diferentes em poucos dias). Mas sabíamos que não poderíamos aliviar hoje para deixar nossa situação tranquila no NBB. O campeonato está muito equilibrado esse ano, então sabíamos da importância de conquistar um bom resultado hoje e viemos com força máxima”, completou De Conti.

Antes de iniciar a decisão do Paulista, Bauru ainda terá um outro importante desafio pela frente. Na próxima terça-feira, a equipe entrará em quadra pelo Final Four da Liga Sul-Americana 2013, em Montevidéu (URU), diante do anfitrião Aguada. Uma vitória leva a equipe à decisão do torneio continental.

“Nosso time até se doou ao máximo fisicamente, mas mentalmente não estávamos aqui. Nossa cabeça estava no jogo de terça pela Liga Sul-Americana. Não tivemos nenhum jogador atuando em alto nível hoje e o Paulistano teve esse diferencial, que foi o Holloway. Agora vamos descansar para chegar bem para o jogo contra o Aguada”, disse Guerrinha, técnico bauruense.

O primeiro quarto foi praticamente um duelo a parte entre Holloway e Ricardo Fischer. O ala norte-americano do Paulistano e o armador do Bauru marcaram dez pontos cada na parcial inicial e lideraram o ataque de suas equipes na parcial inicial. Com muita movimentação e intensidades, os times protagonizaram muito equilíbrio e intensidade nos dez minutos iniciais do confronto. Desta maneira o período se encerrou com três pontos de vantagem para os donos da casa no placar: 23 a 20.

No segundo quarto, o Paulistano conseguiu colocar uma boa margem de pontos a seu favor no marcador. Com um bom trabalho defensivo, que limitou os rivais a apenas 12 pontos na parcial, a equipe teve liberdade para contra-atacar e conseguiu fechar a primeira metade do duelo com dez pontos de frente. Holloway seguiu com um ótimo desempenho, anotou mais dez dtentos e foi fundamental para que os comandados de Gustavo De Conti fosse para os vestiários com 42 a 32 de frente.

O Paulistano seguiu soberano no controle da partida durante o terceiro quarto. Com um alto aproveitamento ofensivo – a equipe converteu 78,3% dos pontos que tentou na parcial –, o clube da capital paulista aumentou ainda mais a diferença a seu favor. O prejuízo para Bauru só não foi maior porque o argentino Barrios mostrou ótima pontaria e anotou 12 pontos no período. Em tarde inspirada, Holloway seguiu pontuando, os alas/pivôs César e Renato apareceram bem e o esquadrão alvirrubro fechou os 30 primeiros minutos do confronto com 16 pontos de vantagem: 73 a 57.

Sem forças para reagir, Bauru nada conseguiu fazer para impedir o triunfo do Paulistano. Sem contar com boas exibições de seus principais jogadores, a equipe do interior não conseguiu equilibrar as ações. Enquanto isso, os donos da casa continuaram contando com o show de Holloway. O norte-americano marcou mais oito pontos, sem errar um arremesso sequer na parcial final, e deixou o caminho para a vitória do time local ainda mais tranquilo.