#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Não vai ser fácil

07-02-2014 | 02:04
Por Liga Nacional de Basquete

Único vencedor do Desafio de Habilidades na história, tricampeão Fernando Penna conhece os oito candidatos que tentarão acabar com seu reinado no torneio

Três vezes campeão, Fernando Penna não terá vida fácil para manter a hegemonia no Desafio de Habilidades (Randes Nunes/Telesporte)

Três vezes campeão, Fernando Penna não terá vida fácil para manter a hegemonia no Desafio de Habilidades (Randes Nunes/Telesporte)

Manter o posto de único campeão do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas do NBB não será nada fácil para Fernando Penna. Nesta sexta-feira, a Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou os oito atletas que tentarão quebrar o reinado do camisa 7 do Universo/Goiânia no torneio. A disputa acontece no dia 21 de fevereiro, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), à partir das 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

O tricampeão terá verdadeiras feras pela frente, como o argentino Laprovittola, destaque do líder Flamengo em sua primeira temporada no NBB, o experiente Nezinho, do UniCEUB/BRB/Brasília, finalista na primeira edição do desafio, assim como o norte-americano Kenny Dawkins, do Paulistano/Unimed, além de Gustavinho, do Mogi das Cruzes/Helbor, atual vice-campeão do torneio.

Representando o clube sede estará o armador Brandon Brown, do SKY/Basquete Cearense, que terá o apoio da torcida nordestina para tentar levar o troféu pra casa em seu primeiro ano no NBB, assim como seu compatriota Jamaal Smith, do estreante Macaé Basquete. Completam a lista o armador Neto, cestinha do Palmeiras/Meltex no campeonato, e o armador Elinho, principal destaque do Minas na atual temporada.

“São todos grandes armadores. Com certeza não vai ser fácil, pois também tenho a pressão de estar defendendo o titulo. Mas na hora do ‘vamos ver’ a gente decide. A expectativa é muito boa. Espero ser campeão de novo. Estar disputando o Desafio de Habilidades é uma grande alegria. Mas nas outras vezes também tive dificuldades e esse ano não vai ser diferente. Vai ser muito bom. Tenho certeza que vamos nos divertir muito e divertir toda a torcida cearense”, analisou Fernando Penna.

Derrotado por Penna na final de 2012, em Franca (SP), Nezinho tentará a sorte novamente no Desafio de Habilidades (Luiz Pires/LNB)

Derrotado por Penna na final de 2012, em Franca (SP), Nezinho tentará a sorte novamente no Desafio de Habilidades (Luiz Pires/LNB)

O Desafio de Habilidades é uma disputa que exige domínio dos principais fundamentos do basquete, como o drible, o passe, o arremesso e, principalmente, a velocidade. Cada atleta percorrerá o mesmo trajeto, com diversas situações de jogo. O objetivo é passar por todas as etapas e encerrar em menos tempo o seguinte percurso:

Primeiro, o jogador faz uma bandeja ou enterrada, logo após isso ele passa em zigue-zague por quatro obstáculos e realiza um passe direto dentro de um arco. Logo após o passe, o competidor arremessa uma bola de 3 pontos. Ao converter o tiro longo, ele executa um passe picado novamente sobre um arco. Em seguida, o atleta repete a passagem por obstáculos em zigue-zague e finaliza o trajeto com uma bandeja ou enterrada.

“Vai ser parada dura de novo esse ano. Eu vou entrar para ganhar, mas o mais legal é ir pra se divertir. É um evento muito legal, bem organizado, uma festa muito bacana do basquete. O NBB é um campeonato muito sério, com um calendário muito corrido, então esse evento é muito bom para relaxar um pouco. É um momento de confraternização dos atletas do NBB e tenho certeza que será uma festa muito bonita lá em Fortaleza”, disse o atual vice-campeão, Gustavinho.