#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Nem aí!

Caxias do Sul Basquete CAX 62
x
71 Fortaleza B. C. / CFO FOR
15
1ºQ
X
16
20
2ºQ
X
22
18
3ºQ
X
12
9
4ºQ
X
21

22 de fevereiro de 2016

Mais eficiente no último quarto, Basquete Cearense “estraga” noite de gala do Caxias, vence duelo realizado na Festa Nacional da Uva e chega à 16ª vitória no NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
62
MANTEVE
12º Colocado (*)
X
71
+2 POSIÇÕES
4º Colocado (*)
62
PTS
71
10
A3C
8
12
A2C
13
8
LLC
21
39
RT
36
14
ASS
9

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

A cidade de Caxias do Sul teve uma noite especial nesta segunda-feira (22/02). Em meio à tradicional Festa Nacional da Uva, o Banrisul/Caxias Basquete recebeu o Solar Cearense em uma partida para lá de especial do NBB 2015/2016. Mas o time nordestino não se importou e “estragou a festa” dos anfitriões, ao vencer o duelo por 71 a 62.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte.

NBB na Festa da Uva: A partida desta segunda-feira foi disputada no Pavilhão de Eventos da Festa da Uva. O Caxias Basquete levou todos os equipamentos (piso flutuante, par de tabelas e placar) que ficam no Ginásio Vasco da Gama, local em que a equipe manda seus jogos na competição nacional, e uma estrutura foi montada no local onde são realizados os show do tradicionalíssimo festiva da Região Sul do País.

Põe na conta: Com a vitória em Caxias do Sul, o Basquete Cearense soma agora um total de 16 resultados positivos em 23 jogos disputados no NBB e segue na quarta posição na tabela de classificação. Na briga por uma vaga nos playoffs, o Caxias conheceu sua 17ª derrota também em 23 partidas

Bem na fita: Em grande fase na temporada, o time de Fortaleza somou sua 11ª vitória nos últimos 12 jogos realizados no maior campeonato de basquete do país, sendo que as últimas cinco foram na condição de visitante.

Fala aí: “Sabíamos que enfrentaríamos uma parada duríssima aqui em Caxias. Só que soubemos ser inteligentes para sair com a vitória. O jogo foi amarrado e nossa defesa fez a diferença. No momento em que nosso ataque não funcionou, nossa defesa deu as caras e conseguimos segurar o time deles”, disse o armador cearense Davi.

“Nosso time não gosta de levar cesta (risos). Estamos tendo uma postura muito aguerrida na defesa e isso é um dos fatores que está nos levando às vitórias. São vários os nossos pontos positivos nestes últimos jogos, mas prefiro enfatizar nossa defesa, que tem sido incrível”, completou Davi.

A união faz a força: O grande trunfo do Basquete Cearense para sair vencedor no Sul do País foi o jogo coletivo e cinco atletas da equipe atingiram dígitos duplos na pontuação. Foram eles, Toledo (13), Duda (12), Audrei (12), Rashaun (11) e Davi (10).

+ Clique aqui e vote nos atletas que você quer ver em ação no Jogo das Estrelas 2016

Lá e cá: O primeiro tempo da partida foi marcado pelo equilíbrio. Desde os minutos iniciais, as equipes protagonizaram um duelo extremamente parelho. Os donos da casa até chegaram a abrir sete pontos de frente (31 a 24), mas os visitantes rapidamente reagiram e partiram para o intervalo vencendo por 38 a 35.

Pegou fogo: O grande personagem do terceiro quarto foi Betinho. Com duas bolas de três pontos seguidas, o jogador levantou a torcida local e fez com que o Caxias abrisse sete pontos (50 a 43). Logo em seguida, o Basquete Cearense reagiu e empatou o jogo (50 a 50). Só que Betinho converteu sua terceira bola de longa distância na parcial e deixou os anfitriões em vantagem antes do início do último período (53 a 50).

Bote final: Com uma sequência de 9 a 0 no início do período final, o Basquete Cearense roubou a ponta do placar (59 a 53). Apesar de o Caxias lutar até o fim e não se entregar, a equipe visitante soube administrar a vantagem construída e garantiu a vitória.

“Matou” o jogo: Restando pouco mais de 40 minutos para o fim, o Basquete Cearense vencia por apenas quatro pontos (65 a 61) e foi então que Felipe Ribeiro liquidoiu a partida. Após bela infiltração de Duda, o camisa 33 converteu sua única bola de três pontos e praticamente selou o triunfo cearense.

Bem que tentou: O grande destaque do Caxias na partida ficou por conta de Betinho. Com direito a cinco bolas certeiras da linha de três pontos, o jogador foi o cestinha do jogo, com 20 pontos.

Fala aí: “Erramos muito nos momentos decisivos do jogo. Eles conseguiram alguns rebotes ofensivos no fim do jogo e isso também nos prejudicou muito. Fizemos mais um grande jogo, mas infelizmente a vitória não veio. A festa foi muito bonita, acho que correspondemos dentro de quadra, mas faltou pouco para a festa ser completa”, disse o cestinha Betinho.

Números comprovam: Em praticamente todos os fundamentos, o equilíbrio visto na partida predominou. Porém, o Basquete Cearense cometeu apenas 11 erros, enquanto que os gaúchos desperdiçaram 19 vezes a posse de bola.

E agora? Em seu próximo desafio no NBB, o Caxias voltará a atuar no Ginásio Vasco da Gama e receberá o Macaé Basquete, na próxima quinta-feira. Já o Basquete Cearense também atuará como mandante na sequência da competição e duelará com o Rio Claro Basquete, em Fortaleza, na próxima quarta-feira.