#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Nezinho e seus desafiantes…

13-02-2015 | 08:29
Por Liga Nacional de Basquete

Trio de armadores do NBB Brasil e presença de alas pelas 1ª vez; conheça os atletas que disputarão o Desafio de Habilidades durante o Jogo das Estrelas 2015

Ainda com a camisa do Brasília, Nezinho venceu a última edição do Desafio de Habilidades (Luiz Pires/LNB)

Ainda com a camisa do Brasília, Nezinho venceu a última edição do Desafio de Habilidades (Luiz Pires/LNB)

Um dos desafios que agitará o Jogo das Estrelas do NBB por mais um ano já tem seus participantes definidos. Encabeçada pelo atual campeão Nezinho, a lista dos atletas que participarão do Desafio de Habilidades em 2015 foi divulgada.

Depois de acabar com o reinado de Fernando Penna, então único campeão do Desafio de Habilidades com três conquistas, Nezinho defenderá seu título e terá concorrentes de peso. Um dos eleitos como armador do NBB Brasil para o evento principal do Jogo das Estrelas, o jogador do Winner/Limeira terá como os outros dois atletas escolhidos para o duelo entre brasileiros e estrangeiros como desafiantes no torneio: os jovens Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru) e Henrique Coelho (Minas Tênis Clube).

“É um momento de diversão para nós jogadores. Estamos todos reunidos nesta data que já virou uma tradição no basquete nacional. Só que na hora que começam as competições, ninguém quer perder (risos) e eu vou lutar muito para vencer novamente”, disse Nezinho.

+Quer saber tudo sobre o evento? Clique aqui e acesse o Hotsite do Jogo das Estrelas 2015 

Além do trio do time brasileiro, outro armador que participará do jogo entre NBB Brasil e NBB Mundo também disputará o Desafio de Habilidades. Trata-se do argentino Maxi Stanic, um dos grandes nomes do Palmeiras/Meltex na temporada 2014/2015 e que debutará no evento festivo do basquete nacional. O jogador é o líder de assistências do NBB 7, com média 6,1 passes decisivos por jogo.

Neste ano, o Desafio de Habilidades não terá a participação apenas de armadores – em todas as edições anteriores, apenas jogadores da posição disputaram o torneio. Também selecionados para o desafio entre NBB Brasil e NBB Mundo, os alas Léo Meindl (Franca Basquete), de 2,00m de altura, e o norte-americano Desmond Holloway (Paulistano/Unimed), de 1,92m de altura, desafiarão os baixinhos no torneio que mescla velocidade e agilidade.

Com 2,00m de altura, Léo Meindl será o mais alto jogador da história a participar da competição (Newton Nogueira/Divulgação)

Com 2,00m de altura, Léo Meindl será o mais alto jogador da história a participar da competição (Newton Nogueira/Divulgação)

Outro jogador que não é da posição de armador e marcará presença no Desafio de Habilidades deste ano é o ala/armador Betinho, do São José/Unimed. Para fechar a lista, dois armadores da nova geração: Davi, do Basquete Cearense, e Thiaguinho, da Liga Sorocabana.

Com exceção do atual campeão Nezinho, todos os outros jogadores participarão do Desafio de Habilidades pela primeira vez na história. Ao todo, seis dos noves atletas que disputarão o torneio foram selecionados para o grande evento do Jogo das Estrelas, o jogo entre NBB Brasil e NBB Mundo. Nezinho, Ricardo Fischer, Coelho e Léo Meindl estarão no time verde-amarelo, enquanto que Stanic e Holloway atuarão pela equipe de estrangeiros.

O Desafio de Habilidades

O desafio de Habilidades é uma corrida contra o relógio e a prova é realizada em duas rodadas. Na primeira delas, todos os atletas farão o percurso e os dois que finalizarem no menor tempo se classificarão para a decisão. O campeão será aquele que finalizar o percurso na decisão no menor tempo.

O percurso consiste em oito estágios. Primeiro, o jogador fará um zigue-zague, sendo que precisará passar a bola entre as pernas em um dos dribles e em outro por trás do corpo. Na sequência terá até cinco tentativas para acertar um passe para depois, também com cinco tentativas no máximo, converter um arremesso da linha de três pontos. Na reta final, o jogador terá que acertar um passe picado e finalizará o circuito com mais uma sequência de dribles em zigue-zague e uma bandeja/enterrada.

Desafio de Habilidades consiste em um circuito que mescla dribles, passes e arremesso (Luiz Pires/LNB)

Desafio de Habilidades consiste em um circuito que mescla dribles, passes e arremesso (Luiz Pires/LNB)

O Jogo das Estrelas 2015

Com sede em Franca, interior do Estado de São Paulo, o Jogo das Estrelas 2015 será realizado nos dias 06 e 07 de março. No primeiro dia (sexta-feira) serão realizados o Arremesso das Estrelas, o Desafio de Habilidades e os Torneios de 3 Pontos e Enterradas.

No dia seguinte (sábado) será a vez do grande duelo entre os melhores brasileiros e estrangeiros que disputam a atual edição do maior campeonato de basquete do país. Pelo quinto ano consecutivo será realizado o confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo. O esquadrão verde-amarelo venceu as últimas três edições e lidera o histórico do confronto por 3 a 1.

+ Time de respeito: NBB Brasil terá mescla entre experiência e juventude no Jogo das Estrelas 2015

+ Base mantida: NBB Mundo terá sete remanescentes em relação ao último ano

Confira a lista completa dos participantes do Desafio de Habilidades:
Nezinho (Winner/Limeira) – armador – 34 anos – 1,84m de altura (ATUAL CAMPEÃO)
Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru) – armador – 23 anos – 1,83m de altura
Henrique Coelho (Minas Tênis Clube) – armador – 21 anos – 1,85m de altura
Maxi Stanic (Palmeiras/Meltex) – armador – 36 anos – 1,78m de altura
Desmond Holloway (Paulistano/Unimed) – ala – 24 anos – 1,92m de altura
Léo Meindl (Franca Basquete) – ala – 21 anos – 2,00m de altura
Betinho (São José/Unimed) – ala/armador – 26 anos – 1,95 de altura
Davi Rossetto (Basquete Cearense) – armador – 22 anos – 1,80m de altura
Thiaguinho (Liga Sorocabana) – armador – 23 anos – 1,88m de altura