#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Noite histórica!

Macaé Basquete MAC 92
x
86 Minas MIN
23
1ºQ
X
21
26
2ºQ
X
17
21
3ºQ
X
24
22
4ºQ
X
24

17 de abril de 2015

Com Jamaal inspirado, Macaé volta a vencer Minas e fecha série em 3 a 1; pela 2ª temporada seguida, 12º colocado da fase de classificação avança às quartas

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
92
X
86
92
PTS
86
13
A3C
6
17
A2C
26
19
LLC
16
32
RT
27
17
ASS
16

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

A noite desta sexta-feira (17/04) foi de festa na cidade de Macaé. No embalo de uma grande atuação de Jamaal, o time do Estado do Rio de Janeiro voltou a bater o Minas Tênis Clube e fechou a série válida pelas oitavas de final do NBB 7 em 3 a 1. Com as arquibancadas do Ginásio Juquinha completamente lotadas, a equipe do técnico Léo Costa triunfou pelo placar de 92 a 86 e garantiu a inédita passagem às quartas de final do maior campeonato de basquete do país.

Em sua segunda temporada no NBB, Macaé participa dos playoffs pela primeira vez na história e conseguiu um lugar entre os oito melhores da competição.Desta maneira, os macaenses repetiram o feito do Mogi das Cruzes/Helbor na última temporada e as duas equipes são as únicas a fecharem a fase de classificação no 12º lugar a obterem êxito nas oitavas de final em todas as sete edições do campeonato nacional.

Agora, na briga por uma vaga na semifinal, o time do litoral norte-fluminense terá justamente o Mogi pela frente. Depois de fazer história na última temporada, a equipe paulista fechou a fase de classificação do NBB 7 na quarta posição e terá a vantagem do mando de quadra no confronto diante dos macaenses.

Grande nome da série, Jamaal voltou a brilhar e comandou a vitória do Macaé com uma atuação de gala. O armador norte-americano foi o grande cestinha da partida, com 30 pontos, sendo 21 deles no primeiro tempo. Para construir a melhor pontuação de sua carreira no NBB, o camisa 11 macaense apresentou um aproveitamento incrível nos arremessos de três pontos, com seis acertos em sete tentativas (85,7%).

Outro nome importante para o triunfo do Macaé foi o pivô Atílio, que marcou 19 pontos (14 no 1º tempo). O também norte-americano Young, que acertou quatro bolas de longa distância e marcou 18 pontos, também teve grande desempenho. Do lado mineiro, o destaque ficou por conta do ala/armador Danilo Siqueira. Em grande momento, o jovem jogador, 21 anos, deixou a quadra com 17 pontos, quatro rebotes, duas assistências e duas bolas recuperadas.

O jogo

Macaé dominou o placar de ponta a ponta e para isso contou com desempenho excepcional de dois atletas. Em seus três primeiros ataques, o time anfitrião contou com três cestas de três pontos do armador Jamaal e largou. Depois, Atílio tratou de chamar a responsabilidade e, sem errar um arremesso sequer, marcou dez pontos consecutivos para manter a equipe em vantagem. Do outro lado, o Minas também manteve bom aproveitamento ofensivo, principalmente com Shilton e Coelho, e se manteve na cola dos rivais. Então, depois de muita movimentação e dinamismo, o período inicial se encerrou com os donos da casa na frente, por 23 a 21.

Com mais quatro pontos de Atílio e outros três de Jamaal, o time do norte-fluminense aplicou uma sequência de 9 a 4 logo no início do segundo quarto e abriu sete pontos de frente (32 a 25), obrigando o técnico rival Demétrius a solicitar o primeiro pedido de tempo do jogo. Depois disso, as duas equipes passaram a abusar dos erros e o jogo ficou morno por mais de quatro minutos. Porém Jamaal estava imparável. Com direito a mais duas bolas de longa distância, o norte-americano marcou mais nove pontos para fechar o primeiro tempo com 21 no total e ser o grande protagonista da vitória parcial de sua equipe, por 49 a 38.

Na volta dos vestiários, Minas reagiu. Aplicando uma forte defesa, especialmente sobre Jamaal, a equipe visitante parou o ataque macaense e teve liberdade para contra-atacar. Então, depois de uma corrida d 15 a 7, o clube de Belo Horizonte baixou a desvantagem para apenas três pontos (56 a 53). Só que a reação mineira parou por aí. Depois de seu treinador parar o jogo, o time mandante passou a atacar com mais tranquilidade e, com destaque para Young e Fernando Mineiro, partiu para o último quarto com oito pontos de frente: 70 a 62.

Logo nos instantes iniciais do período final, Macaé deslanchou de vez. Jamaal converteu sua sexta bola em seis tentativas da linga de três pontos, enquanto que seu compatriota Young acertou outros dois tiros da linha de 6,75m. Com a “chuva” de arremessos longos, a equipe local colocou sua vantagem na casa dos 14 pontos (81 a 67) e incendiou a torcida nas arquibancadas. Nos minutos finais, o Minas até tentou reagir, mas não teve jeito e a festa foi grande no Juquinha.

Confira datas e horários das partidas da série oitavas de final entre Macaé e Minas:

Minas Tênis Clube (5º) 1 x 2 Macaé Basquete (12º)
Jogo 1 – Minas 90 x 78 Macaé
Jogo 2 – Minas 80 x 81 Macaé
Jogo 3 – Macaé 91 x 62 Minas
Jogo 4 – Macaé 92 x 86 Minas