#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Nova força no Nordeste

30-09-2015 | 11:13
Por Liga Nacional de Basquete

Vitória (BA) firma parceria com o Grupo Universo, e NBB volta a ter dois times de camisa; Região Nordeste terá dois representantes na elite do basquete nacional

Presidente do Vitória firmou a parceria com o Grupo Universo durante evento nesta terça (Francisco Galvão/EC Vitória)

Presidente do Vitória firmou a parceria com o Grupo Universo durante evento nesta terça (Francisco Galvão/EC Vitória)

O NBB terá mais um time de camisa na temporada 2015/2016. Nesta terça-feira, o Esporte Clube Vitória, da Bahia, oficializou uma parceria com o Grupo de Ensino Universo, que era responsável pela franquia de Uberlândia (MG), e será o primeiro representante baiano na história do maior campeonato do país, o segundo da Região Nordeste, junto com o Solar Cearense (CE).

Há alguns meses, o presidente do Grupo Universo, Wellington Salgado, já havia anunciado que a franquia deixaria o Triângulo Mineiro e migraria para Salvador (BA), em primeiro momento como Universo/Salvador. Agora, com a parceria, a nova equipe do NBB jogará com as cores do tradicional clube rubro-negro baiano, que deverá mandar suas partidas na cidade de Lauro de Freitas (BA).

“Estou muito feliz e me sentindo em casa, aqui no Barradão. O clube tem uma atmosfera vencedora e é campeão em todos os esportes amadores que disputa. Esperamos, nesta primeira temporada, apresentar um bom nível de jogo e creio que essa nossa parceria vai durar muito tempo”, declarou Wellington Salgado.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos da temporada 2015/2016 do NBB

Tradicionalmente conhecido por sua força no futebol, o Vitória da Bahia também possui certo destaque no basquete. Dono de uma das maiores torcidas do Nordeste, o clube do Barradão foi representado em duas edições da LDB (2012 e 2013), sempre em parceria com outras instituições.

Recentemente, a equipe rubro-negra conquistou o título da Copa Brasil Nordeste e disputou a Supercopa Brasil, que dá ao campeão o direito de pleitear a uma vaga na Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB.

“Essa é uma parceria que já nasce vencedora. A comunidade do esporte baiano se beneficiará com a inclusão do Vitória na forte liga nacional. Hoje é um dia de muito orgulho para todos nós. A química entre Vitória e Universo é perfeita”, disse o presidente do EC Vitória, Raimundo Viana.

Ícaro, do Vitória, e Beto, do Náutico

Vitória (BA) participou de duas edições 2012 e 2013 da LDB; agora, o clube chegou ao NBB (João Pires/LNB)

Na cerimônia que oficializou a parceria, estiveram presentes o diretor-geral do campus Salvador da Universo, José Luiz da Silva, o diretor-administrativo da universidade, Sérgio Luiz Henrique da Silva, e o diretor de projetos da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, Ney Gomes, que representou o titular da pasta, João Bonfim.

Pelo Vitória, prestigiaram a assinatura do contrato o diretor de Esportes Olímpicos, Mário Ferrari, o coordenador de Basquete, Ives Costa, além de jogadores, conselheiros e funcionários.