#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O Dono do Prêmio

20-05-2014 | 06:04
Por Liga Nacional de Basquete

Alex mantém hegemonia e é eleito Melhor Defensor do NBB 2013/2014; ala do Brasília é o único a ganhar este troféu na história

Não tem jeito. Alex Garcia é mesmo o dono do prêmio de Melhor Defensor do NBB. Pela sexta vez em seis temporadas, o ala do UniCEUB/BRB/Brasília foi eleito o melhor jogador de defesa da competição nacional e se manteve como o único atleta a conquistar este troféu na história do maior campeonato de basquete do país.

Pentacampeão, Alex cravou a sexta conquista do prêmio ao liderar a defesa do time candango durante a competição. Terceira melhor campanha da fase de classificação, a equipe do Distrito Federal foi a sexta defesa menos vazada, com média de 78,4 pontos sofridos por partida, e o camisa 10 teve grande participação neste desempenho.

Capitão do Brasília, o jogador fechou sua participação na sexta edição do NBB com a média de 1,42 bolas recuperadas por partida, a maior da equipe, e também colecionou 5,8 rebotes por jogo, sendo 4,8 defensivos. Ao manter a hegemonia no prêmio de Melhor Defensor, Alex segue como o único atleta na história do NBB a vencer um mesmo troféu individual em todas as temporadas disputadas.

Ainda nesta temporada, o ala de 1,92m de altura se tornou o jogador mais baixo da história do NBB a atingir a marca de 1.000 rebotes na competição, o primeiro fora das posições de garrafão. Hoje, Alex é o 10º colocado no ranking geral do fundamento, com 1098 sobras em sua trajetória no campeonato.

Alex exerce marcação sobre Jackson; atleta sempre é o responsável por marcar os melhores do time rival (JB Anthero/Divulgação)

Alex exerce marcação sobre Jackson; atleta sempre é o responsável por marcar os melhores do time rival (JB Anthero/Divulgação)

Para acumular sua sexta conquista no quesito, Alex obteve 50,5% dos votos possíveis e viu seus principais concorrentes ficarem bem atrás. Segundo colocado na lista, o ala Alex Oliveira, do São José/Unimed, recebeu 11,6% dos votos, enquanto que o também ala Jhonatan, do Vivo/Franca, ficou na terceira posição, com 7,6% dos votos.

A eleição do Melhor Defensor integra a lista anual do prêmio Melhores do NBB. Até o momento, Hélio, do Winner/Kabum/Limeira, eleito o Melhor Sexto Homem, e Henrique Coelho, do Minas Tênis Clube, que ficou com o prêmio de Destaque Jovem, foram os outros vencedores anunciados. Nos próximos dias, serão nomeados os ganhadores dos troféus de Jogador que Mais Evoluiu, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), Melhor Estrangeiro e MVP (jogador mais valioso), além da atribuição do Quinteto Ideal da competição (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô).

Alex se tornou hexacampeão do prêmio de Melhor Defensor do NBB (Brito Junior/Divulgação)

Alex se tornou hexacampeão do prêmio de Melhor Defensor do NBB (Brito Junior/Divulgação)

A votação para a definição de todos os prêmios foi realizada por todos os técnicos, assistentes e capitães das 17 equipes participantes do NBB 2013/2014, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Cada grupo de eleitores teve diferentes pesos atribuídos: técnicos e assistentes representaram 50% do valor total, imprensa, personalidades, comissários e árbitros tiveram somados o peso de 30%, enquanto que os votos dos capitães valeram por 20% do resultado final.

Confira o resultado final da votação para Melhor Defensor da temporada 2013/2014 do NBB:

1º – Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília): 50,5% dos votos
2º – Alex Oliveira (São José/Unimed): 11,6% dos votos
3º – Jhonatan (Vivo/Franca): 7,6% dos votos
4º – Marcus Toledo (Mogi das Cruzes/Helbor): 5,3% dos votos
5º – Maxi Stanic (Palmeiras/Meltex): 4,7% dos votos
6º – Shilton (Flamengo): 4,5% dos votos
7º – Rafael Mineiro (Pinheiros/SKY): 3,4% dos votos
8º – Espinoza (Macaé Basquete): 2,9% dos votos
9º – Teichmann (Winner/Kabum/Limeira): 2,9% dos votos
10º – Larry Taylor (Paschoalotto/Bauru): 2,1% dos votos
11º – David Jackson (Winner/Kabum/Limeira): 1,3% dos votos
12º – Morro (Pinheiros/SKY): 0,8% dos votos
13º – Fabián Barrios (Paschoalotto/Bauru): 0,8% dos votos
14º – Valtinho (Unitri/Magazine Luiza): 0,8% dos votos
15º – Jerome Meyinsse (Flamengo): 0,8% dos votos

Confira os vencedores do prêmio de Melhor Defensor na história do NBB:
2012/2013 – Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília)
2011/2012 – Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília)
2010/2011 – Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília)
2009/2010 – Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília)
2008/2009 – Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília)