HOJE
O fim de uma era
Por Liga Nacional de Basquete
Após sete anos no Minas, Raul Togni Filho deixa o comando técnico da equipe; diretoria ainda não define substituto

Além de técnico, Raul já defendeu as cores do Minas como jogador (João Pires/LNB)
Foram sete anos dedicados ao comando do Minas Tênis Clube, sendo dois à frente do Icatu/Minas. Nesta terça-feira, o técnico Raul Togni Filho teve sua saída anunciada pela diretoria minastenista, que tomou a decisão baseada nos resultados da equipe na última temporada.
Sob o comando de Raul, o Minas teve seu pior desempenho na história do NBB, na temporada 2011/2012, em que amargou apenas o antepenúltimo lugar (13º). Já nesta quinta edição, o Minas se classificou para as oitavas de final da competição nacional, em que foi superado pelo semifinalista São José/Unimed, por três jogos a um.
“Agradeço a quem esteve ao meu lado, a todos que de alguma forma fizeram parte da minha história no Clube durante esses sete anos e agradeço ao Dadinho, que me colocou na equipe adulta do basquete. Essas coisas fazem parte do esporte, espero que a equipe do Minas continue crescendo e eu vou continuar na busca por outros desafios”, declarou.
Segundo o diretor de basquete do clube, Eduardo de Almeida Pinto, o Dadinho, a demissão do treinador está ligada exclusivamente aos últimos resultados da equipe, que não superaram as expectativas.
“O Raul Togni trabalhou com a gente durante sete anos, sendo dois na equipe de ponta, e é um excelente profissional, de caráter, e que se dedicou muito ao Clube. Agradecemos muito a ele por todo o trabalho, mas no esporte de ponta essas decisões são naturais quando os resultados esperados não são obtidos. Agora, estamos analisando e procurando bons nomes no mercado. Por enquanto não temos definição, mas vamos procurar um técnico de nome no basquete e que venha para agregar ao clube”, falou Dadinho.
Raul Togni Filho defendeu o Minas, como jogador, em três oportunidades: de 1981 a 1985, em 1991 e de 1995 a 97. Começou a trabalhar como técnico em 2005, no time de Bauru (SP). Já no Minas, em 2007, foi campeão Sul-Americano de Clubes; 3º lugar no Campeonato Carioca, quando o time mineiro representou o Fluminense; campeão mineiro; campeão do International Tournament Haarlem Basketball Week (Copa de Natal Amsterdam de Basquete 2007), 4º colocado na Liga das Américas 2007/2008; Foi 3º colocado na primeira edição do NBB, e convocado para seleções de base do Brasil. Ficou em 4º lugar no NBB 2009/2010 com o Minas. Medalha de bronze com o Minas na disputa do Torneio Internacional Encestando Una Sonrisa 2012, no Chile.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca