#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O Juquinha vai ferver!

28-04-2015 | 10:09
Por Liga Nacional de Basquete

Com mando de quadra “roubado” e 1 a 1 na série, Macaé recebe Mogi no Juquinha, nesta quarta-feira, pelo Jogo 3 das quartas de final do NBB 7

Com show de Jamaal, Macaé levou a melhor no Jogo 2 e empatou série quartas de final com Mogi (Cleomar Macedo/Helbor)

Com show de Jamaal, Macaé levou a melhor no Jogo 2 no Hugo Ramos e empatou série quartas de final com Mogi (Cleomar Macedo/Helbor)

Esta semana será movimentada no litoral norte fluminense. Depois de vencer o Mogi das Cruzes/Helbor em pleno Hugo Ramos no último sábado, se recuperar da derrota no Jogo 1 e empatar a série quartas de final do NBB, o embalado Macaé Basquete terá duas partidas no Ginásio Juquinha para tentar virar e quem sabe fechar a disputa pela vaga nas semifinais da sétima edição do NBB. A primeira delas será nesta quarta-feira (29/04), às 19h30.

Disputando seu primeiro playoff em sua ainda curta trajetória no maior campeonato do país, a equipe macaense por enquanto está fazendo história e tem chance de se consagrar ainda mais. O time do técnico Léo Costa encerrou a primeira fase no 12ª lugar e mesmo assim superou o quinto colocado Minas nas oitavas de final, por 3 a 1, e avançou às quartas de final para pegar o Mogi, que curiosamente viveu situação idêntica na temporada anterior.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB

Embora seja novo no pedaço, o clube do Estado do Rio de Janeiro não se intimidou nas duas primeiras partidas das quartas e fez grandes jogos em pleno gigante e lotado Hugo Ramos. Na primeira, por pouco a vitória não veio e os macaenses foram derrotados, por 84 a 72. Já no segundo, a tentativa não bateu no aro e os ‘caçulas’ em playoffs conquistaram um grande triunfo em solo mogiano, por 89 a 84, e deixaram tudo igual na briga pela vaga na semi.

“Conseguimos uma grande vitória fora de casa, mas sabemos que não tem nada ganho. Pelo contrário, temos uma grande estrada pela frente nessa série. A equipe deles (Mogi das Cruzes) é a favorita e foi montada para brigar pelo título. Vamos trabalhar bastante nesta semana e esperamos o apoio da nossa torcida nas duas próximas partidas em casa”, disse o técnico do Macaé, Léo Costa.

Tyrone, do Mogi, e Fernando Mineiro, do Macaé

Mogi ganhou os dois jogos da fase de classificação do NBB 7 contra o Macaé (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Na fase de classificação da atual temporada do NBB, o Mogi das Cruzes levou a melhor sobre o Macaé Basquete nos dois turnos, inclusive como visitante, no Ginásio Juquinha, palco dos dois próximos jogos do confronto quartas de final. Na ocasião, a equipe do técnico espanhol Paco García contou com grande desempenho do ala norte-americano Tyrone, que fez 28 pontos, e conquistou o triunfo, por 95 a 89.

“Perdemos o último jogo e agora eles (Macaé) ‘roubaram’ o mando da série. Agora são dois jogos em Macaé, mas não podemos esquecer que já ganhamos lá na fase de classificação. Nos classificamos em quarto na primeira fase para ter o mando de quadra nas quartas. Não que estejamos tranquilos, mas também temos consciência de que ainda não acabou e não tem nada perdido”,  declarou o armador Elinho, do Mogi.

Por falar em jogo fora de casa, atuar como visitante na temporada não tem sido problema para o Mogi. Dos 15 duelos que fez longe de seus domínios na primeira fase do NBB 7, os comandados de Paco García venceram 12 (80% de aproivetamento), sendo que as três derrotas foram apenas para os três times acima deles na tabela de classificação – Paschoalotto/Bauru, Winner/Limeira e Flamengo.

+Clique aqui e confira mais informações, curiosidades e recordes históricos das quartas de final do NBB

Filipin, do Mogi

Mogi venceu 12 de seus 15 jogos fora de casa no NBB 7 (Cleomar Macedo/Helbor)

E pelo que diz a história dos playoffs do NBB, o terceiro confronto pode ser crucial para definir o classificado às semifinais. Em toda a história do campeonato, 20 das 24 séries de quartas de final foram vencidas pela equipe que levou a melhor no Jogo 3 (83,3% de aproveitamento). Depois de se enfrentarem nesta quarta-feira, os dois times voltarão à quadra na sexta-feira (01/05), às 19h30, novamente no Juquinha.

“Vamos tentar fechar a série em casa. Ainda não acabou nada, sabemos que ainda tem muito chão pela frente. Temos dois jogos em nosso ginásio agora, mas será ainda mais difícil. Precisamos de muita concentração e cabeça no lugar para conseguir fechar essa série nos dois jogos em casa e ir para a semifinal”, afirmou o ala/pivô João Phylippe, do Macaé, que atuou somente dois minutos no Jogo 1, mas brilhou no duelo seguinte e anotou 16 pontos.

Confira o calendário completo da série entre Mogi (4º) e Macaé (12º):

Jogo 1 – Mogi 84 x 72 Macaé
Jogo 2 – Mogi 84 x 89 Macaé
Jogo 3 – 29/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 4 – 01/05 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio Hugo Ramos, em Mogi

*Se necessário