HOJE
O ouro é nosso
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção Brasileira não se intimida com a pressão dos donos da casa, atropela Canadá e conquista a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos 2015
Com uma performance brilhante do começo ao fim da competição, a Seleção Brasileira de basquete masculina conquistou, neste sábado, a medalha de ouro do Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Na final, o Brasil, que foi representado por nove atletas do NBB, venceu os donos da casa, a seleção do Canadá, por 86 a 71.
Os destaques da equipe brasileira na decisão foram o armador Larry Taylor e os pivôs Augusto Lima e Rafael Hettsheimeir, com 13 pontos cada um. O ala/pivô Olivinha também contribuiu com 10 pontos, um a mais que o ala/armador Vitor Benite, que também foi o cestinha do Brasil no Pan, com média de 18,2 pontos.
Essa foi a sexta conquista do basquete masculino brasileiro nos Jogos Pan-Americanos. A primeira foi em 1971, em Cali, na Colômbia, diante de Porto Rico. Depois, o Brasil venceu em Indianápolis 1987, contra a forte seleção dos Estados Unidos, triunfo que é considerado um dos maiores feitos da história da modalidade.
Após alguns anos sem vencer, a equipe brasileira foi medalha de ouro por três vezes consecutivas: Winnipeg 1999 (final contra Estados Unidos), Santo Domingo 2003 (diante da República Dominicana) e Rio de Janeiro 2007 (também contra os EUA).
-
Brasil campeão do Pan de Toronto -
Brasil campeão do Pan de Toronto -
Brasil campeão do Pan de Toronto -
Comemoração Brasil campeão Pan de Toronto -
Vitor Benite, da Seleção Brasileira -
Rubén Magnano, da Seleção Brasileira -
Ricardo Fischer, da Seleção Brasileira -
Olivinha e Rafael Mineiro, da Seleção Brasileira -
Léo Meindl, da Seleção Brasileira -
JP Batista, da Seleção Brasileira -
Hettsheimeir, da Seleção Brasileira
Consistente desde o primeiro minuto de jogo, o Brasil conseguiu se impor na defesa e impedir que os donos da casa ganhassem confiança. Liderados pela dupla de pivôs Rafael Hettsheimeir e Augusto Lima, a equipe brasileira abriu vantagem já no primeiro quarto da partida, que terminou em 26 a 13.
As bolas de fora também fizeram a diferença pelo lado brasileiro. No primeiro tempo, a equipe comandada pelo técnico Rubén Magnano anotou sete em 15 tentativas para os 3 pontos e, assim aumentou ainda mais a diferença no placar (48 a 29).
Jogando em casa, o Canadá voltou para a segunda metade do jogo focado na virada. O time canadense apostou nas investidas do pivô Anthony Bennett e cresceu de produção no setor defensivo. No final do terceiro quarto, a diferença caiu para 13 pontos (67 a 54).
Os anfitriões continuaram pressionando o Brasil no início do último quarto. O ala Brooks anotou uma bandeja seguida de falta, um lance para três pontos, que diminuiu a diferença para apenas seis (69 a 63). O Brasil não se intimidou e conseguiu manter o ritmo do jogo.
Faltando cinco minutos para o final, a Seleção sofreu uma baixa difícil quando Vitor Benite anotou sua quinta falta. O Brasil não se abateu em nenhum segundo e não só manteve a liderança como a ampliou nos momentos finais.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca