#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

O ouro é nosso

25-07-2015 | 07:46
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira não se intimida com a pressão dos donos da casa, atropela Canadá e conquista a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos 2015

Com uma performance brilhante do começo ao fim da competição, a Seleção Brasileira de basquete masculina conquistou, neste sábado, a medalha de ouro do Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Na final, o Brasil, que foi representado por nove atletas do NBB, venceu os donos da casa, a seleção do Canadá, por 86 a 71.

Os destaques da equipe brasileira na decisão foram o armador Larry Taylor e os pivôs Augusto Lima e Rafael Hettsheimeir, com 13 pontos cada um. O ala/pivô Olivinha também contribuiu com 10 pontos, um a mais que o ala/armador Vitor Benite, que também foi o cestinha do Brasil no Pan, com média de 18,2 pontos.

Essa foi a sexta conquista do basquete masculino brasileiro nos Jogos Pan-Americanos. A primeira foi em 1971, em Cali, na Colômbia, diante de Porto Rico. Depois, o Brasil venceu em Indianápolis 1987, contra a forte seleção dos Estados Unidos, triunfo que é considerado um dos maiores feitos da história da modalidade.

Após alguns anos sem vencer, a equipe brasileira foi medalha de ouro por três vezes consecutivas: Winnipeg 1999 (final contra Estados Unidos), Santo Domingo 2003 (diante da República Dominicana) e Rio de Janeiro 2007 (também contra os EUA).

Consistente desde o primeiro minuto de jogo, o Brasil conseguiu se impor na defesa e impedir que os donos da casa ganhassem confiança. Liderados pela dupla de pivôs Rafael Hettsheimeir e Augusto Lima, a equipe brasileira abriu vantagem já no primeiro quarto da partida, que terminou em 26 a 13.

As bolas de fora também fizeram a diferença pelo lado brasileiro. No primeiro tempo, a equipe comandada pelo técnico Rubén Magnano anotou sete em 15 tentativas para os 3 pontos e, assim aumentou ainda mais a diferença no placar (48 a 29).

Jogando em casa, o Canadá voltou para a segunda metade do jogo focado na virada. O time canadense apostou nas investidas do pivô Anthony Bennett e cresceu de produção no setor defensivo. No final do terceiro quarto, a diferença caiu para 13 pontos (67 a 54).

Os anfitriões continuaram pressionando o Brasil no início do último quarto. O ala Brooks anotou uma bandeja seguida de falta, um lance para três pontos, que diminuiu a diferença para apenas seis (69 a 63). O Brasil não se intimidou e conseguiu manter o ritmo do jogo.

Faltando cinco minutos para o final, a Seleção sofreu uma baixa difícil quando Vitor Benite anotou sua quinta falta. O Brasil não se abateu em nenhum segundo e não só manteve a liderança como a ampliou nos momentos finais.