HOJE
O Palestra vai ferver!
Por Liga Nacional de Basquete
Após vencer o Jogo 3, Palmeiras busca empate na série oitavas de final com Franca, nesta quinta-feira, novamente no Ginásio Palestra Itália: "será mais uma final"

Palmeiras, do ídolo Maxi Stanic, quer empatar a série e levar a decisão da vaga nas quartas para o Jogo 5 (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)
Depois de vencer o terceiro jogo das oitavas de final do NBB contra o Franca Basquete diante de seu torcedor e diminuir a desvantagem na série para 2 a 1, o Palmeiras/Meltex tentará empatar o confronto e levar a decisão da vaga nas quartas de final para o interior paulista, nesta quinta-feira (16/04), novamente no “invicto” Ginásio Palestra Itália, na capital paulista, às 20 horas (de Brasília).
Antes perdendo por 2 a 0, a equipe alviverde entrou para o duelo de número três da série com a “corda no pescoço”, mas fez valer sua força como mandante e ganhou, por 80 a 73. Os destaques do triunfo palmeirense ficaram por conta do ala/armador Neto, com 20 pontos, e do armador argentino Maxi Stanic, autor de expressivos 18 pontos, nove assistências e sete rebotes, quase um triplo-duplo.
“A estratégia será a mesma do outro jogo: tentar tirar o Léo (Meindl) e o Mata do jogo. Se o Helinho e o Figueroa começarem a pontuar mais, é bom para a gente, porque o que precisamos mesmo é não deixar que o Léo e o Mata entrem no jogo, aí seria um problema, ainda mais com o Mata jogando como 4 (ala/pivô). Se controlarmos isso temos muita chance de vencer de novo”, comentou o ídolo alviverde Maxi Stanic.
Com o resultado positivo da última terça-feira, o Verdão estendeu sua invencibilidade histórica nos playoffs do NBB em partidas realizadas no Ginásio Palestra Itália, agora com três vitórias em três jogos. O triunfo também manteve a escrita caseira do confronto entre Franca e Palmeiras no NBB, que nunca foi vencido pelo visitante nas nove partidas entre os dois times na história do campeonato.
“Jogar com o apoio da nossa torcida sempre faz a diferença. Na fase de classificação jogamos 11 partidas em casa (no Palestra Itália) e perdemos só quatro. Demonstramos que somos um time que quando joga em casa se sente cômodo e pode correr muito, e quando corremos fazemos a diferença. Acredito que o ginásio estará ainda mais lotado na quinta-feira e será mais uma final”, completou ‘Maxico’ Stanic.

Palmeiras nunca perdeu um jogo de playoff do NBB diante de seu torcedor no Palestra Itália (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)
Após permanecer vivo na briga por um lugar nas quartas de final, o Palmeiras caminha para repetir a situação ocorrida nas oitavas da temporada passada. No NBB 6, a equipe alviverde também perdeu seus dois primeiros jogos do mata-mata contra o São José/Unimed, mas se recuperou nos dois jogos no Palestra Itália, empatou a série e levou a decisão da vaga para o Jogo 5, vencido pelos joseenses.
Em busca da virada, a equipe alviverde tenta reverter uma desvantagem que chegou a ser de 2 a 0 para Franca na série, algo raro no NBB e que aconteceu somente três vezes em toda a história do campeonato, sendo apenas uma delas vindas de um time de pior campanha na fase de classificação – o Mogi, 12º colocado na primeira fase do NBB 6, virou para 3 a 2 uma série quartas de final que começou 2 a 0 para a Winner/Limeira.
+Clique aqui e confira mais informações e curiosidades históricas sobre as oitavas de final do NBB
As duas outras incríveis reviravoltas depois de 2 a 0 nos playoffs do NBB vieram por parte do Pinheiros/SKY. A primeira delas foi na temporada 2011/2012, quando o clube da capital paulista perdeu seus dois primeiros compromissos das quartas contra o Joinville, mas venceu os três seguintes e foi às semifinal. O outro foi no ano seguinte, nas oitavas do NBB 5, contra o Limeira.

Franca quer vencer para fechar a série e ir às quartas de final (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)
“O playoff é incômodo, pois na hora que você não se sente incômodo é que é perigoso. Talvez o perigo tenha residido no fato de ter 2 a 0. Quando você tem 2 a 0 é que nem você quando você tem muito dinheiro na conta bancária e nem olha o cheque que assina, e quando vê, não tem mais dinheiro, aí você leva um susto. Por mais que a gente alerte os jogadores dessa comodidade, é complicado. Para ganhar um jogo temos que fazer por merecer dentro da quadra, mas não merecemos vencer o Jogo 3 e podemos fazer muito melhor”, disse o técnico do Franca, Lula Ferreira.
Caso os comandados do técnico Régis Marrelli vençam o Jogo 4 e empatem a série, o quinto e decisivo jogo será no domingo (19/04), no Ginásio Pedrocão, casa do Franca Basquete, às 11 horas (de Brasília).
“Agora que a série está 2 a 1 o jogo de quinta=feira é o único que nos interessa. Vamos entrar com a cabeça melhor e ver o que a gente errou para não falhar de novo. Com isso teremos mais chances de ver, fechar essa série e ir para as quartas de final”, declarou o ala/pivô Lucas Mariano, do Franca, autor de 20 pontos no duelo da última terça-feira.
Confira o calendário completo da série oitavas de final do NBB 7:
Franca Basquete (8º) 2 x 1 Palmeiras/Meltex (9º)
Jogo 1 – Franca 79 x 74 Palmeiras
Jogo 2 – Franca 81 x 64 Palmeiras
Jogo 3 – Palmeiras 80 x 73 Franca
Jogo 4 – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 11h, no Ginásio Pedrocão, em Franca
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca