#JOGAJUNTO

LNB

Obrigado,Cássio!

06-12-2016 | 07:07
Por Liga Nacional de Basquete

Crescimento, inovações e consolidação do produto: Cássio Roque deixa presidência da LNB após 4 anos de mandato com notória evolução no basquete nacional

O basquete brasileiro só tem a agradecer a Cássio Roque. Presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB) nos últimos quatro anos, o mandatário foi responsável pela gestão de uma das melhores fases da modalidade no país nos últimos tempos, tanto dentro quanto fora das quadras, o que consolidou a força do produto “basquete” no âmbito comercial

Cássio Roque

Cássio Roque foi presidente nos últimos 4 anos (João Pires/LNB)

Depois de quatro anos, seu então vice João Fernando Rossi assumiu o cargo de presidente. Mas apesar de passar o bastão no posto máximo, Cássio não deixará de atuar na entidade. No novo corpo diretivo, o ex-presidente fará parte do Conselho da Presidência de Rossi, ao lado do Dr. Rubens Calixto.

“A LNB surgiu de um sonho de fazer a coisa séria, por pessoas que realmente queriam fazer a coisa séria e é por isso que estamos evoluindo do jeito que estamos. Gostaria de agradecer aos clubes, os dirigentes do conselho e aos funcionários da LNB, que mantiveram esse sonho muito vivo nesses últimos anos”, declarou Cássio Roque.

“Com o idealismo e a experiência do Rossi e do Kouros, a união dos clubes e a competência do corpo executivo, tenho certeza que continuaremos fazendo um excelente trabalho no esporte brasileiro”, completou.

Cássio Roque assumiu a presidência em 2012 após atuar como vice desde 2009 na gestão de Kouros Monadjemi, que hoje se tornou vice-presidente de João Fernando Rossi. Durante seu mandato, o NBB CAIXA apresentou um crescimento notório e atingiu um alto patamar a nível internacional.

O NBB CAIXA foi campeão da Liga Sul-Americana nos últimos quatro anos (Brasília-2013 e 2015, Bauru-2014 e Mogi-2016) e ainda conquistou três Ligas das Américas em sequência (Pinheiros-2013, Flamengo-2014 e Bauru-2015), além de um vice (Pinheiros-2013) e um título (Flamengo-2014) da Copa Intercontinental.

Ainda neste período, foi criada a Liga Ouro (divisão de acesso ao NBB CAIXA), que já teve três edições realizadas. A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) se consolidou como maior competição de base do basquete brasileiro depois de nada menos que seis edições.

Histórica parceria entre LNB e NBA será um dos assuntos (João Pires/LNB)

Cássio Roque foi o presidente na época da histórica parceria entre LNB e NBA, em 2014 (João Pires/LNB)

Já no aspecto comercial, a LNB firmou uma inédita parceria com a NBA. Assinada no final de 2014, a aliança proporcionou ao basquete brasileiro muitos ganhos, dentre elas a ida de clubes do NBB CAIXA à pré-temporada da liga norte-americana e atuação ativa nos eventos da LNB.

Além disso, foram firmadas parcerias com renomadas empresas, como CAIXA, SKY e Avianca. Sua gestão ainda inovou ao dar início às transmissões das partidas do NBB CAIXA via web (streaming) e também promoveu o retorno de transmissões constantes do basquete na TV aberta depois de um longo tempo, através das parcerias com a RedeTV! e a TV Bandeirantes.

Desde meados dos anos 2000, Cássio Roque atuou principal comandante da Winner/Limeira e foi um dos principais idealizadores do projeto da equipe. Como ele no comando, o time limeirense foi bicampeão Paulista (2008/2009 e 2010). Depois, chegou à semifinal do NBB CAIXA 2014/2015 e o terminou na terceira posição.