HOJE
Oficialmente lançado
Por Liga Nacional de Basquete
Evento realizado na cidade de São Paulo (SP) marca abertura oficial do NBB 7; competição terá a reedição da última final como sua 1ª partida, nesta sexta-feira
A temporada 2014/2015 do NBB está oficialmente lançada. Na manhã desta quinta-feira (31/10), a sétima edição do maior campeonato de basquete do país foi aberta com a realização de um evento na sede do Club Atlhetico Paulistano, na cidade de São Paulo (SP).
A cerimônia contou com a presença de representantes de todos os clubes participantes da competição. Com a presença de seus treinadores e ao menos de um atleta, os 16 times que disputarão o NBB 7 marcaram presença na festa.
“Gostaria de agradecer ao Paulistano por nos ceder o espaço para este evento. Também queria deixar meus agradecimentos à CBB (Confederação Brasileira de Basketball), que nos dá a chancela para realizarmos o NBB, e também à Rede Globo, que nos dá todo o suporte na divulgação do campeonato. O basquete está novamente se consolidando como a segunda modalidade do país e isso se deve muito ao trabalho realizado nos últimos anos”, disse o presidente da LNB (Liga Nacional de Basquete), Cássio Roque, durante a coletiva de imprensa realizada no evento.
“A formação da Liga não foi nada simples e se existe um motivo para o sucesso da Liga é pela união de todos. A Liga é composta por vários idealistas dessa modalidade e ao juntar essas pessoas foi possível chegar até aqui. Então, é com muita satisfação que a gente abre o NBB 7 e com a certeza de que teremos um nível de competitividade ainda maior do que o NBB 6”, completou Roque.
-
Todos os times estiveram representados na festa -
Renato, César e Pedro, do Paulistano, e Neto, do Palmeiras -
Márcio, do Macaé, Fernando Penna, do Paulistano, e Joe Smith, do Pinheiros -
Técnicos Alberto Bial, do Basquete Cearense, Marcel de Souza, do Pinheiros, e Lula Ferreira, do Franca -
Chuí, do Rio Claro, Kouros Monadjemi, Paco García, Everton Komatsubara e Nilo Guimarães, do Mogi, e Paulo Bassul -
Marcelinho Machado, do Flamengo -
Renatinho, comentarista do SporTV, e Cássio Roque, presidente da LNB -
Coletiva de imprensa -
Coletiva de imprensa -
Coletiva de imprensa -
Coletiva de imprensa -
José Neto, técnico do Flamengo -
Shamell, do Mogi -
Coletiva de imprensa
Junto do presidente Cássio formaram a mesa da coletiva de imprensa representantes das duas equipes que farão a partida de abertura da competição. Nesta sexta-feira (31/10), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV, Paulistano/Unimed e Flamengo farão a reedição da última Final e darão início à temporada 2014/2015.
“É um prazer estar aqui podendo falar sobre a evolução do basquete brasileiro. Para nós é motivo de orgulho estar aqui nessa posição. O Flamengo foi representante do NBB em nível mundial e isso é um orgulho para todos nós. Daqui do NBB saiu o campeão do mundo e isso mostra que o campeonato vem sendo cada vez mais competitivo”, declarou o técnico rubro-negro José Neto.
Campeão e vice da última temporada, respectivamente, Flamengo e Paulistano apostaram na manutenção das bases de seus elencos para o NBB 7. Os cariocas fizeram apenas a adição do experiente ala argentino Walter Herrmann, enquanto que os paulistas contrataram o pivô norte-americano DeVon Hardin, ex-Basquete Cearense, e do armador Fernando Penna, que estava no Goiânia.
“Foi uma conquista nossa estar aqui. O Paulistano fez por merecer na última temporada e estamos colhendo os frutos até agora. Tenho certeza que nesta temporada o NBB vai ser ainda mais equilibrado e em um nível técnico ainda maor. Para nós começa da mesma maneira que começou o NBB 6. Estamos quietinhos no nosso canto e vamos tentar fazer nosso melhor para chegarmos longe novamente”, declarou o treinador do time paulista, Gustavo De Conti.
Apesar de se tratar da estreia das equipes na competição nacional, os dois times chegam para o duelo desta sexta-feira com bom ritmo de jogo. Com uma “pré-temporada dos sonhos”, o esquadrão rubro-negro conquistou o título do Mundial Interclubes, no início de outubro, ao vencer o atual campeão da Euroliga, Maccabi Tel-Aviv (ISR) na disputa realizada no Rio de Janeiro e ainda e se tornou o primeiro time da América Latina a participar da pré-temporada da NBA. Em solo norte-americano, os cariocas atuaram frente a Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies.
“Eu prefiro pensar pelo lado positivo da coisa. É motivo de orgulho para o NBB ter uma equipe campeã mundial e que também foi convidada para jogar na NBA. Abrimos uma porta para o basquete brasileiro e a tendência é que mais equipes possam jogar na NBA”, analisou o capitão flamenguista Marcelinho Machado.
“Jogamos em um nível muito alto na pré-temporada e no NBB não vai ser nada diferente. Para nós os favoritos vão se mostrar dentro de quadra e mesmo assim você pode se equivocar. Na última temporada, Mogi brigou até a última rodada pra se classificar para os playoffs e poderia ter chegado à Final. Então, o Flamengo está preparado para esses desafios que virão durante essa temporada”, completou o camisa 4 rubro-negro.
Por sua vez, o Paulistano teve uma boa campanha no Campeonato Paulista. Na fase de classificação, a equipe dos norte-americanos Dawkins e Holloway ficou com a segunda colocação do Grupo A e teve o Mogi das Cruzes/Helbor como rivais nas quartas de final. Com duas vitórias em casa e um triunfo como visitante, o clube da capital fechou o confronto em 3 a 1 e passou às semifinais, mas acabou eliminado pelo Winner/Limeira em uma série eletrizante e decidida apenas no quinto jogo
“Fizemos um bom papel no Campeonato Paulista e estamos preparados para mais um NBB. Vamos pensar jogo a jogo para tentarmos ir longe como fizemos na última temporada. Vamos estrear com um jogo muito duro e estamos trabalhando muito para que seja uma excelente partida como foi a Final do NBB 6”, disse o ala/pivô Renato Carbonari.
A sétima edição do NBB terá as participações de Basquete Cearense (CE), Paschoalotto/Bauru (SP), Uniceub/BRB/Brasília (DF), Flamengo (RJ), Franca Basquete (SP), Liga Sorocabana de Basquete (SP), Winner/Limeira (SP), Macaé Basquete (RJ), Minas Tênis Clube (MG), Mogi das Cruzes/Helbor (SP), Palmeiras/Meltex (SP), Paulistano/Unimed (SP), Pinheiros/SKY (SP), São José/Unimed (SP), Unitri/Pilhas Energizer (MG), e o estreante Rio Claro Basquete, que chega credenciado pelo título da Liga Ouro (Divisão de Acesso ao NBB).
Fórmula de disputa
Os 16 clubes participantes do NBB 7 se enfrentarão entre si em dois turnos durante a fase de classificação. Os 12 melhores colocados avançam para os playoffs, sendo que os quatro primeiros se garantem automaticamente nas quartas de final da competição. As equipes que ficarem entre o quinto e o 12º lugares disputarão as oitavas de final e os quatro vencedores de suas respectivas séries se classificarão para as quartas.
Depois disso, os vencedores das quartas de final avançarão às semifinais. Oitavas, quartas e semifinais seguirão sendo disputadas em uma melhor de cinco jogos, com as partidas de número 1, 2 e 5 ocorrerão nos domínios da equipe com melhor campanha na fase de classificação e os jogos 3 e 4 acontecerão sob o mando do time com campanha inferior.
A grande novidade da temporada 2014/2015 do NBB fica por conta da mudança no formato da Final. Em sua sétima edição, o campeonato nacional será decidido em uma melhor de três jogos, com a equipe de melhor campanha sediando as duas últimas partidas.
Outra novidade do NBB 2013/2014 fica por conta do novo critério estabelecido para o ascenso e descenso das equipes. Agora, apenas o último colocado da fase de classificação será rebaixado para a Liga Ouro, que colocará o campeão de sua segunda edição no quadro de equipes da principal competição de basquete do Brasil na temporada 2015/2016.
Incluída na última temporada, a janela de transferência de atletas segue para a atual edição do NBB. Desta maneira, qualquer jogador que já tenha atuado por uma equipe na atual temporada poderá ser transferido para outro clube durante o campeonato.
Para isso, o atleta não poderá ter atuado em mais do que oito jogos e deve ser transferido antes do final do primeiro turno, além de possuir uma carta liberatória do time. Um atleta só poderá utilizar a janela de transferência uma única vez durante a competição.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca














