#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Olha eles aí!

Pinheiros PIN 82
x
110 Brasília BRA
8
1ºQ
X
28
19
2ºQ
X
21
31
3ºQ
X
33
24
4ºQ
X
28

Poliesportivo H. Villaboim

25 de fevereiro de 2014

Em noite inspirada de seu ataque, Brasília domina partida, vence então vice-líder Pinheiros, fora de casa, e se consolida no G-4 do NBB 2013/2014

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
82
X
110
82
PTS
110
9
A3C
17
17
A2C
21
21
LLC
17
29
RT
39
9
ASS
23

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O UniCEUB/BRB/Brasília está definitivamente na briga pelas primeiras posições do NBB 2013/2014. Nesta terça-feira, mesmo atuando fora de casa, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, o time da capital federal dominou o então vice-líder Pinheiros/SKY desde o primeiro minuto, mostrou um altíssimo aproveitamento ofensivo e venceu o confronto válido pela 27ª rodada da competição nacional por tranquilos 110 a 82.

Depois de entrar no G-4 pela primeira vez na última semana, o esquadrão candango se consolidou de vez na zona da tabela de classificação que leva as equipes diretamente para a fase de quartas de final. Com a derrota do Winner/Kabum/Limeira, dono da quinta colocação, os comandados do técnico Sergio Hernandez ficaram ainda mais tranquilos no quarto lugar.

Com 16 vitórias em 24 partidas realizadas (66,6% de aproveitamento), Brasília soma o mesmo número de derrotas (oito) do clube da capital paulista, que agora aparece na terceira colocação, com 17 triunfos em um jogo a mais do que os representantes da Região Centro-Oeste do país (68% de aproveitamento).

Autor de 23 pontos, nove assistências e seis rebotes, Nezinho foi o principal nome do expressivo triunfo dos candangos como visitante. MVP do Jogo das Estrelas, no último sábado, Alex voltou a apresentar um alto rendimento ofensivo. Com 82,6% de aproveitamento nos pontos tentados, o ala, que se tornou o sexto jogador a completar 200 jogos no NBB, registrou 19 pontos. Arthur e Giovannoni, ambos com 17 pontos, e Osimani e Ronald, que marcaram 13 e 12 pontos, respectivamente, foram os outros atletas do time visitante a atingir dígitos duplos na pontuação.

Pelo lado do Pinheiros, que segue desfalcado do armador Paulinho e do ala Tavernari, o norte-americano Shamell mostrou o porquê é o principal pontuador do maior campeonato de basquete do país até o momento e foi o cestinha do jogo, com expressivos 36 pontos, sendo 31 no segundo tempo.

Alex iniciou o duelo desta terça-feira com a mesma mão que o levou ao prêmio de MVP da partida festiva do NBB. Sem errar, o ala converteu oito pontos seguidos, com direito a duas bolas de três pontos, e fez com que Brasília colocasse 8 a 1 de frente em pouco menos de três minutos de jogo. Na sequência, Alex parou, mas o time candango não. Sem dar chances aos anfitriões, a equipe dirigida pelo técnico Sergio Hernandez dominou completamente as ações no primeiro quarto.

Com boas assistências e três tiros certeiros de longa distância, sendo dois de maneira consecutiva, Nezinho roubou a cena na parte final da parcial inicial. Enquanto isso, o Pinheiros seguiu sem apresentar um bom rendimento e nada pode fazer para impedir que os rivais abusassem dos contra-ataques e colocassem expressivos 20 pontos de frente ao final do período: 28 a 8.

O panorama do jogo pouco mudou no segundo quarto. Os anfitriões até melhoraram sua produção ofensiva, graças a bons lances de Smith, Mineiro e Shamell, mas os visitantes seguiram atuando em altíssimo nível e não deixaram a larga diferença no marcador diminuir. Mesmo com uma formação recheada de suplentes em quadra, o time da capital federal continuou com um alto índice de acertos em seu ataque. Osimani e Ronald saíram muito bem do banco de reservas e, ao lado do titular Giovannoni, comandarm as ações ofensivas da equipe. Desta maneira, os atuais campeões da Liga Sul-Americana levaram o jogo para o intervalo com tranquilos 22 pontos de frente: 49 a 27.

O terceiro quarto foi um show ofensivo dos dois times, que juntos somaram incríveis 64 pontos em dez minutos. Shamell brilhou, anotou expressivos 17 pontos, com direito a 100% de aproveitamento nos arremessos, e tentou liderar uma reação do Pinheros. Mas Alex tornou a aparecer bem e marcou mais 11 pontos no jogo.

Junto do bom desempenho de seu capitão, Brasília contou com bom rendimento Arthur, autor de outros dez tentos, para manter a vantagem construída na primeira metade da partida. Então, depois de muita movimentação e mais uma parcial vencida por Brasília, desta vez por 33 a 31, a partida chegou para seu último e decisivo período com os representantes da capital federal ainda tranquilos na ponta do marcador: 82 a 58.

Mesmo com a larga vantagem a seu favor e seu triunfo praticamente sacramentado, Brasília não diminuiu o ritmo nos dez minutos finais da partida. Ronald e Nezinho, ambos com sete pontos, comandaram o ataque da equipe visitante, que tornou a ampliar a diferença no marcador.