#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas / NBB Caixa

Os desafiantes

24-02-2015 | 08:25
Por Liga Nacional de Basquete

Atual campeão, Marcelinho Machado defenderá seu título no Torneio dos 3 Pontos neste ano e terá concorrentes de peso na disputa; veja a lista completa

Atual campeão, Marcelinho defenderá seu título neste ano em Franca (Luiz Pires/LNB)

Atual campeão, Marcelinho defenderá seu título neste ano em Franca (Luiz Pires/LNB)

Estão definidos os participantes do Torneio dos 3 Pontos para este ano. Uma das competições que integra o primeiro dia de atividades do Jogo das Estrelas do NBB, o desafio de arremessos de longa distância tem o ala Marcelinho Machado, do Flamengo, como atual campeão e terá outros sete atletas na disputa.

Depois de garantir o título em 2014, com direito a um novo recorde do torneio (23 pontos de 30 possíveis), Marcelinho defenderá seu título e será uma das grandes atrações da competição que acontecerá no dia 06 de março (sábado), no Ginásio do Pedrocão, em Franca (SP), junto do Arremesso das Estrelas, Desafio de Habilidades e Torneio de Enterradas.

+ Clique aqui e escolha os titulares de NBB Brasil e NBB Mundo para o Jogo das Estrelas 2015

Como desafiantes a seu título, o maior cestinha (4.478 pontos) e também o atleta com mais arremessos certos de três pontos da história do NBB (729) terá pela frente concorrentes de peso. Um dos atletas que tentará desbancar Marcelinho será o armador norte-americano Jamaal Smith, do Macaé Basquete, dono do melhor aproveitamento nos tiros longos da atual temporada*, com expressivos 51,9%, e também de toda a história do NBB*, com 50,5%. Em média, o camisa 11 macaense acerta 2,3 bolas da linha de 6,75m por partida no NBB 7.

Jogador com mais bolas de 3 certas no NBB 7, Jefferson disputará o torneio pelo 2º ano seguido (Henrique Costa/Bauru Basket)

Jogador com mais bolas de 3 certas no NBB 7, Jefferson disputará o torneio pelo 2º ano seguido (Henrique Costa/Bauru Basket)

Outro “desafiante de peso” para Marcelinho será Jefferson William, do Paschoalotto/Bauru. Vice-campeão do Torneio dos 3 Pontos no ano passado, o ala/pivô está de volta à competição e chega com o status de jogador que mais acerta arremessos de três pontos por jogo no NBB 7. Um dos destaques do líder da competição, o jogador converte 3,32 tiros de longa distância por partida, quantidade que corresponde a 9,96 dos 14,9 pontos que anota em média por jogo.

Se o primeiro colocado do NBB 7 estará representado na competição, o vice-líder Winner/Limeira também terá seu participante. Trata-se do ala/armador dominicano Ronald Ramon, um dos principais gatilhos do NBB nas últimas temporadas.

Desde a temporada 2010/2011 vestindo a camisa limeirense, o jogador que representou seu país na última Copa do Mundo está próximo de se tornar o 10º jogador na história a ultrapassar a marca de 400 bolas de três pontos convertidas – até esta terça-feira (24/02), o atleta tem 376 arremessos certos -, com direito a um expressivo aproveitamento de 42,5%. Nesta temporada, Ramon registra 2,3 tiros certeiros de longa distância por partida, com 44,7% de aproveitamento.

Quem também esteve na disputa da Copa do Mundo da Espanha em 2014 e faz parte da relação dos participantes do Torneio dos 3 Pontos é o argentino Marcos Mata, de 28 anos. Representante da casa, o ala do Franca Basquete está em sua primeira temporada em solo brasileiro e registra 35 arremessos certos da linha de três pontos em 16 jogos disputados (média de 2,2 por partida). Em seu país natal, o “hermano” já participou do Torneio dos 3 Pontos, no ano de 2013, e chegou à semifinal.

Dominicano Ronald Ramon participará do Torneio dos 3 Pontos pela primeira vez (Ricardo Bufolin/ECP)

Ala/armador dominicano Ronald Ramon participará do Torneio dos 3 Pontos pela primeira vez (Ricardo Bufolin/ECP)

Um dos participantes do Torneio de 3 Pontos já tem experiência na competição. Finalista na edição de 2010 – na ocasião foi derrotado pelo campeão Thiaguinho, do Pinheiros/SKY -, o ala Guilherme Filipin, do Mogi das Cruzes/Helbor, está de volta ao desafio de arremessos longos. Dono de um aproveitamento de 39,1% nos tiros de três pontos em sua carreira no NBB, com 280 acertos, o jogador, de 31 anos, vive sua melhor temporada no fundamento. Na atual edição do NBB, o atleta registra 41,2% de aproveitamento (40 acertos em 97 tentativas).

Quem também atravessa seu melhor momento nos tiros de três pontos e estará na competição é Eric Tatu, do Rio Claro. Dono de expressivos 45,2% de aproveitamento nos arremessos da linha de 6,75m, o armador, de 31 anos, registra a melhor porcentagem de sua carreira no fundamento e a sexta melhor de todo o NBB 7 até o momento.

Diante de tantos jogadores experientes e renomados, o Torneio dos 3 Pontos terá a participação de uma jovem revelação do basquete brasileiro. Um dos grandes nomes da nova geração, o ala Lucas Dias, do Pinheiros/SKY, viverá sua primeira experiência no evento festivo. Dono do recorde de pontos em um só jogo da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), ao marcar 44 pontos na atual edição, o jovem de 19 anos e 2,07m de altura também é o dono da maior marca de arremessos certos de três pontos de toda a história competição Sub-22, com dez acertos. No NBB, Lucas entrou em quadra 85 vezes e registra 66 tiros de longa distância convertidos.

*Lista de jogadores com no mínimo um arremesso de três pontos certo por jogo

Recordista da LDB, Lucas Dias será o mais jovem participante do Torneio dos 3 Pontos (Ricardo Bufolin/ECP)

Recordista da LDB, Lucas Dias será o mais jovem participante do Torneio dos 3 Pontos (Ricardo Bufolin/ECP)

O Torneio dos 3 Pontos

O Torneio dos 3 Pontos é dividido em duas etapas. Na primeira rodada, cada participante temm 60 segundos para realizar 25 arremessos da linha dos três pontos, seguindo o percurso co carrinho de volas.

Os dois atletas que atingirem a maior pontuação irão para a final, que novamente terá 60 segundos como tempo máximo para a realização dos 25 arremessos. O campeão será aquela com a maior pontuação. Em caso de empate, novas rodadas de 60 segundos serão realizadas até que se defina o vencedor.

O Jogo das Estrelas 2015

Com sede em Franca, interior do Estado de São Paulo, o Jogo das Estrelas 2015 será realizado nos dias 06 e 07 de março, com transmissão ao vivo do SporTV. No primeiro dia (sexta-feira) serão realizados o Arremesso das Estrelas, o Desafio de Habilidades e os Torneios de 3 Pontos e Enterradas.

No dia seguinte (sábado) será a vez do grande duelo entre os melhores brasileiros e estrangeiros que disputam a atual edição do maior campeonato de basquete do país. Pelo quinto ano consecutivo será realizado o confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo. O esquadrão verde-amarelo venceu as últimas três edições e lidera o histórico do confronto por 3 a 1.

Confira todos os participantes do Torneio dos 3 Pontos:
Marcelinho (Flamengo) – ala – 40 anos – 2,00m de altura (ATUAL CAMPEÃO)
Jamaal (Macaé) – armador – 29 anos – 1,75m de altura
Jefferson William (Paschoalotto/Bauru) – 31 anos – 2,07m de altura
Ronald Ramon (Winner/Limeira) – ala/armador – 29 anos – 1,86m de altura
Marcos Mata (Franca Basquete) – ala – 29 anos – 2,01m de altura
Guilherme Filipin (Mogi das Cruzes/Helbor) – ala – 31 anos – 1,87m de altura
Eric Tatu (Rio Claro Basquete) – armador – 31 anos – 1,85m de altura
Lucas Dias (Pinheiros/SKY) – ala – 19 anos – 2,07m de altura