HOJE
Para fazer história
Por Liga Nacional de Basquete
Basquete Cearense e Paulistano dão largada no confronto válido pelas oitavas de final do NBB de olho em inédita classificação para a fase seguinte

Basquete Cearense e Paulistano fizeram campanhas próximas na fase de classificação: promessa de equilíbrio (Arte/LNB)
As quartas de final do NBB 2012/2013 terão ao mínimo um participante inédito. Em sua temporada de estreia na competição, o SKY/Basquete Cearense enfrentará o Paulistano/Unimed, que em quatro participações no campeonato nunca alcançou tal feito, em uma das séries de oitavas de final. A primeira partida do confronto será realizada nesta terça-feira, às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo.
Em sua primeira participação no maior torneio de basquete do país, o time nordestino conseguiu um bom desempenho na fase de classificação e conquistou o mando de quadra para as oitavas de final. O esquadrão comandado pelo técnico Alberto Bial somou 18 vitórias e 16 derrotas (52.9% de aproveitamento) e ficou com a oitava colocação, um posto a frente dos rivais: o clube da capital paulista colecionou 17 triunfos e 17 resultados negativos (50% de aproveitamento).
Para ficar entre os oito melhores times na etapa inicial do campeonato, a equipe da cidade de Fortaleza mostrou uma boa arrancada na reta final. Depois de figurar durante boa parte da competição entre a décima e a 12ª posições, a agremiação cearense cresceu de produção, venceu sete dos seus últimos oito compromissos, sendo os últimos cinco de maneira consecutiva, e assegurou o oitavo posto na tabela de classificação.
“Para este duelo das oitavas de final, vamos com as armas que a gente está colocando para fora agora. Estamos passando por um momento muito bom, em crescimento, e vamos aproveitar isso. Esperamos dar continuidade ao que temos feito”, explicou o técnico Alberto Bial.
Apesar da euforia pela boa campanha logo na estreia no NBB, o time do Nordeste sabe que não terá vida fácil diante do Paulistano. Para o ala/pivô Felipe Ribeiro, que atuou pelo clube paulista nas últimas três edições do NBB, o confronto tem tudo para ser equilibrado e a decisão deve acontecer em cinco jogos.
“Eu acho que esse playoff caminha para ser definido em cinco jogos. O Paulistano é um adversário muito difícil, que não vai se entregar de jeito nenhum. Será um confronto muito disputado, mas eu acho que o fator casa pode prevalecer”, afirmou o atleta, que terminou a etapa inicial do campeonato como líder no ranking de eficiência (média de 22,5).

As equipes se enfrentaram duas vezes na atual temporada e os cearenses levaram a melhor em ambas as oportunidades (Ale da Costa/Portait)
Do outro lado, a mentalidade da equipe comandada por Gustavo De Conti não é diferente. Depois de alternar bons e maus momentos na atual edição do NBB, o time da capital paulista fechou sua participação na fase de classificação com uma tranquila vitória sobre o Tijuca/Rio de Janeiro, por 84 a 65, no último dia 6. Sendo assim, o clube alvirrubro teve tempo de sobra para se preparar para o desafio frente aos nordestinos.
Durante a temporada regular, o Paulistano foi derrotado pelo Basquete Cearense nas duas partidas disputadas entre as equipes. Primeiro, na capital cearense, o time do nordeste levou a melhor, por 95 a 76. Depois, em São Paulo, a vitória veio pelo placar de 86 a 79. Porém, segundo o armador Elinho, o momento agora é outro.
“Sabemos das dificuldades que é jogar contra o Basquete Cearense, ainda mais porque perdemos as duas para eles na fase de classificação. Mas agora é totalmente diferente. A gente se preparou o ano todo para chegar bem nos playoffs e estamos bastante confiantes. Treinamos muito na última semana para esse confronto e queremos começar bem a série. Vamos pensar sempre jogo a jogo e sempre com a mentalidade vencedora”, disse o atleta, dono da terceira maior média de pontos do Paulistano no NBB: 10,7 pontos por jogo.
Depois do confronto em terras paulistas, o confronto irá para Fortaleza, onde serão realizadas as duas partidas dois e três da série: na próxima sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV, e no dia seguinte, às 19 horas (de Brasília). Ambos os jogos serão realizados no Ginásio Paulo Sarasate.
Confira a tabela completa do confronto:
16/04 – Paulistano x Basquete Cearense – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 19 horas
19/04 – Basquete Cearense x Paulistano – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 21h30
20/04 – Basquete Cearense x Paulistano – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas
23/04* – Paulistano x Basquete Cearense – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 19 horas
26/04* – Basquete Cearense x Paulistano – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca