#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Para fazer história

15-04-2013 | 06:39
Por Liga Nacional de Basquete

Basquete Cearense e Paulistano dão largada no confronto válido pelas oitavas de final do NBB de olho em inédita classificação para a fase seguinte

Basquete Cearense e Paulistano fizeram campanhas próximas na fase de classificação: promessa de equilíbrio (Arte/LNB)

As quartas de final do NBB 2012/2013 terão ao mínimo um participante inédito. Em sua temporada de estreia na competição, o SKY/Basquete Cearense enfrentará o Paulistano/Unimed, que em quatro participações no campeonato nunca alcançou tal feito, em uma das séries de oitavas de final. A primeira partida do confronto será realizada nesta terça-feira, às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo.

Em sua primeira participação no maior torneio de basquete do país, o time nordestino conseguiu um bom desempenho na fase de classificação e conquistou o mando de quadra para as oitavas de final. O esquadrão comandado pelo técnico Alberto Bial somou 18 vitórias e 16 derrotas (52.9% de aproveitamento) e ficou com a oitava colocação, um posto a frente dos rivais: o clube da capital paulista colecionou 17 triunfos e 17 resultados negativos (50% de aproveitamento).

Para ficar entre os oito melhores times  na etapa inicial do campeonato, a equipe da cidade de Fortaleza mostrou uma boa arrancada na reta final. Depois de figurar durante boa parte da competição entre a décima e a 12ª posições, a agremiação cearense cresceu de produção, venceu sete dos seus últimos oito compromissos, sendo os últimos cinco de maneira consecutiva, e assegurou o oitavo posto na tabela de classificação.

“Para este duelo das oitavas de final, vamos com as armas que a gente está colocando para fora agora. Estamos passando por um momento muito bom, em crescimento, e vamos aproveitar isso. Esperamos dar continuidade ao que temos feito”, explicou o técnico Alberto Bial.

Apesar da euforia pela boa campanha logo na estreia no NBB, o time do Nordeste sabe que não terá vida fácil diante do Paulistano. Para o ala/pivô Felipe Ribeiro, que atuou pelo clube paulista nas últimas três edições do NBB, o confronto tem tudo para ser equilibrado e a decisão deve acontecer em cinco jogos.

“Eu acho que esse playoff caminha para ser definido em cinco jogos. O Paulistano é um adversário muito difícil, que não vai se entregar de jeito nenhum. Será um confronto muito disputado, mas eu acho que o fator casa pode prevalecer”, afirmou o atleta, que terminou a etapa inicial do campeonato como líder no ranking de eficiência (média de 22,5).

As equipes se enfrentaram duas vezes na atual temporada e os cearenses levaram a melhor em ambas as oportunidades (Ale da Costa/Portait)

Do outro lado, a mentalidade da equipe comandada por Gustavo De Conti não é diferente. Depois de alternar bons e maus momentos na atual edição do NBB, o time da capital paulista fechou sua participação na fase de classificação com uma tranquila vitória sobre o Tijuca/Rio de Janeiro, por 84 a 65, no último dia 6. Sendo assim, o clube alvirrubro teve tempo de sobra para se preparar para o desafio frente aos nordestinos.

Durante a temporada regular, o Paulistano foi derrotado pelo Basquete Cearense nas duas partidas disputadas entre as equipes. Primeiro, na capital cearense, o time do nordeste levou a melhor, por 95 a 76. Depois, em São Paulo, a vitória veio pelo placar de 86 a 79. Porém, segundo o armador Elinho, o momento agora é outro.

“Sabemos das dificuldades que é jogar contra o Basquete Cearense, ainda mais porque perdemos as duas para eles na fase de classificação. Mas agora é totalmente diferente. A gente se preparou o ano todo para chegar bem nos playoffs e estamos bastante confiantes. Treinamos muito na última semana para esse confronto e queremos começar bem a série. Vamos pensar sempre jogo a jogo e sempre com a mentalidade vencedora”, disse o atleta, dono da terceira maior média de pontos do Paulistano no NBB: 10,7 pontos por jogo.

Depois do confronto em terras paulistas, o confronto irá para Fortaleza, onde serão realizadas as duas partidas dois e três da série: na próxima sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV, e no dia seguinte, às 19 horas (de Brasília). Ambos os jogos serão realizados no Ginásio Paulo Sarasate.

Confira a tabela completa do confronto:

16/04 – Paulistano x Basquete Cearense – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 19 horas
19/04 – Basquete Cearense x Paulistano – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 21h30
20/04 – Basquete Cearense x Paulistano – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas
23/04* – Paulistano x Basquete Cearense – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 19 horas
26/04* – Basquete Cearense x Paulistano – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas

*Se necessário