#JOGAJUNTO

LDB

Para ficar de olho!

27-02-2015 | 08:20
Por Liga Nacional de Basquete

Segunda fase da LDB terá todas as partidas transmitidas via Web; saiba mais sobre as oito equipes que estão na briga pelo título da competição Sub-22

A fase de classificação da LDB chegou ao fim na última semana e oito equipes seguem na briga pelo título da quarta edição da maior competição de base do basquete brasileiro. Nos dias 02, 03 e 04 de março, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP), será disputada a segunda fase do campeonato Sub-22 e todas as partidas contarão com transmissão ao vivo via Web.

Conforme o regulamento da LDB, os oito melhores times da fase de classificação foram divididos em dois grupos e jogarão entre si. As duas melhores equipes de cada chave se classificarão ao Final Four, que será realizado na semana seguinte, nos dias 09 e 10 de março.

+ Clique aqui e confira a tabela completa dos jogos da segunda fase da LDB

Líder invicto da primeira fase, o Basquete Cearense encabeça o Grupo B e terá como adversários o atual campeão Flamengo, Paulistano/Unimed e UniCEUB/BRB/Brasília. No Grupo C estão o anfitrião Pinheiros/SKY, Winner/Limeira, Sport Club do Recife e Paschoalotto/Bauru.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

– Grupo B

Basquete Cearense (primeiro colocado da fase de classificação)

Basquete Cearense, do armador Davi Rossetto, fez história na fase de classificação da LDB (Raphael Oliveira/EAZ)

Basquete Cearense, do armador Davi Rossetto, fez história na fase de classificação da LDB (Raphael Oliveira/EAZ)

Histórico. É assim que pode ser resumido o desempenho do Basquete Cearense na primeira fase da quarta edição da LDB. Sem perder nenhum jogo sequer, a equipe dirigida pelo técnico Espiga estabeleceu a maior sequência de vitórias da história da competição e ainda se tornou o primeiro time a fechar a fase de classificação de maneira invicta. Outro grande feito dos cearenses foi a ótima defesa, melhor de toda a competição, com apenas 56,04 pontos sofridos por partida.

Para atingir tais feitos, o esquadrão de Fortaleza contou com dois trunfos: a manutenção de sua base e a rodagem de seus principais jogadores. Em relação ao elenco que ficou com o sexto lugar da última edição, a equipe nordestina manteve todos seus principais jogadores. Além disso, a equipe Sub-22 é a base do Basquete Cearense na disputa do NBB 7. Então, além de jogarem a LDB, os atletas da equipe estão sempre em um ótimo ritmo de jogo por conta das partidas do maior campeonato de basquete do país.

Time base: Davi Rossetto, Victor Gusmão, Paranhos, Erick Camilo e Rômulo
Cestinha: Davi Rossetto (12,5 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Rômulo (7,4 rebotes por jogo)
Líder em assistências: Davi Rossetto (4,2 assistências por jogo)

Flamengo (quarto colocado da fase de classificação)

Cristiano Felício brilho e liderou a ótima campanha no Flamengo na 1ª fase da LDB (Weverton Manhaes/LNB)

Cristiano Felício brilho e liderou a ótima campanha no Flamengo na 1ª fase da LDB (Weverton Manhaes/LNB)

O atual campeão chega para a segunda fase depois de alternar altos e baixos na etapa de classificação. O começo da competição não foi bom para o clube da Gávea, mas a equipe conseguiu um ótimo rendimento na reta final, com nove vitórias em seus últimos 11 compromissos, e cravou a quarta colocação. Para isso, o time carioca contou com o protagonismo de Cristiano Felício. Grande destaque individual da primeira fase, o pivô entrou em quadra 15 vezes e em 12 oportunidades o clube da Gávea triunfou.

Junto de Cristiano, outros nomes importantes da equipe dirigida pelo técnico Paulo Chupeta são os alas Chupeta e Diego, peças importantes no título da LDB conquistado em 2013, e que também estão vivendo a disputa da LDB (a dupla e Felício estão no limite da idade e não poderão atuar na próxima edição da competição Sub-22).

Time base: Danielzinho, Chupeta, Diego, Mingau e Felício
Cestinha: Felício (17,0 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Felício (14,4 rebotes por jogo)
Líder em assistências: Danielzinho (5,0 assistências por jogo)

Paulistano/Unimed (quinto colocado da fase de classificação)

Com seus principais jogadores tendo que dividir as atenções com a equipe adulta, nomes como André Ferros tiveram grandes participações (João Neto/LNB)

Com os principais atletas tendo que dividir as atenções com o NBB, nomes como André Ferros tiveram grandes participações para a classificação do Paulistano (João Neto/LNB)

Um dos principais clubes no trabalho de base há alguns anos, o Paulistano chega para a segunda fase da LDB com uma equipe forte. Por conta de suas participações frequentes na equipe adulta na disputa do NBB, o armador Arthur Pecos, o ala Gemerson e o pivô Arthurzão não puderam estar com o time durante toda a fase de classificação, mas sempre que entraram em quadra tiveram grandes atuações.

Mesmo sem seu trio de destaques na maioria dos jogos – os três jogaram apenas oito partidas cada –, a equipe da capital paulista conseguiu manter uma campanha regular durante toda a fase de classificação. Com jovens valores, como o armador Thomas Poles, o ala Mogi e o ala/pivô André Ferros, assumindo a responsabilidade, o Paulistano fez bonito na fase de classificação e figurou de ponta a ponta no grupo dos oito melhores colocados.

Time base: Arthur Pecos, Mogi, Gemerson, André Ferros e Arthurzão
Cestinha: Arthur Pecos (18,3 pontos por jogo – apenas oito partidas disputadas)/Thomas Poles (10,7 pontos por jogo – 20 partidas disputadas)
Líder em rebotes: Gemerson (10, por jogo – apenas oito partidas disputadas)/André Ferros (6,5 rebotes por jogo – 23 partidas disputadas)
Líder em assistências: Arthur Pecos (3,8 por jogo – apenas oito partidas disputadas)/Thomas Poles (2,2 assistências – 20 partidas disputadas)

UniCEUB/BRB/Brasília (oitavo colocado da fase de classificação)

Com destaque para Scaglia, Brasília conseguiu vaga para a segunda fase da LDB (Marcelo Elias/LNB)

Com destaque para Scaglia, Brasília conseguiu vaga para a segunda fase da LDB (Marcelo Elias/LNB)

Semifinalista da última edição, Brasília entrou para a atual edição sem poder contar com o pivô Ronald, que estourou o limite de idade. Mas perder seu principal jogador não mudou a postura da equipe. Capitaneado pela dupla Bruno Felipe e Gustavo Scaglia, a equipe da capital federal teve um bom desempenho na fase de classificação e está de volta à segunda fase da maior competição de base do basquete brasileiro.

Com uma proposta de jogo muito clara, o time dirigido pelo técnico Ronaldo Pacheco conseguiu um lugar entre os oito melhores classificados da primeira fase muito por conta de seu forte trabalho defensivo. Com apenas 59,7 pontos sofridos por partida, a equipe candanga teve a sexta melhor defesa entre todas as 24 equipes.

Time base: Bruno Felipe, Gustavo Scaglia, Paulo, Vitor Salvador e Tolentino
Cestinha: Gustavo Scaglia (13,1 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Gustavo Scaglia (6,6 rebotes por jogo)
Líder em assistências: Gustavo Scaglia (3,1 assistências por jogo)

– Grupo C

Pinheiros/SKY (segundo colocado da fase de classificação)

Pinheiros, do promissor armador Georginho, será o anfitrião da 2ª fase da LDB (Hedeson Alves/LNB)

Pinheiros, do promissor armador Georginho, será o anfitrião da 2ª fase da LDB (Hedeson Alves/LNB)

Uma das equipes mais jovens da LDB, o Pinheiros manteve praticamente toda a base que conquistou o terceiro lugar na última edição da competição – a única perda foi Bruno Caboclo, selecionado no Draft da NBA – e o time foi um dos grandes destaques da fase de classificação. Dono de um estilo de jogo muito intenso, sempre com uma defesa pressionada e um forte jogo de transição, o esquadrão pinheirense teve apenas três derrotas durante a fase de classificação.

Dois nomes em especial tiveram grande papel durante a campanha do Pinheiros na primeira fase. O ala Lucas Dias, de 19 anos, fechou a etapa de classificação como o principal cestinha do campeonato e ainda estabeleceu três novos recordes à competição Sub-22 (pontos, eficiência e bolas de três pontos em um só jogo). Por sua vez, o armador Georginho, de apenas 18 anos, assumiu um protagonismo dentro do time e foi um dos grandes destaques individuais da LDB, com direito a dois triplos-duplos.

Time base: Georginho, Humberto, Lucas Dias, Daniel Pinho (Léo) e Wesley BH
Cestinha: Lucas Dias (21,3 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Lucas Dias (9,2 rebotes por jogo)
Líder em assistências: Georginho (4,1 por jogo)

Winner/Limeira (terceiro colocado da fase de classificação)

Força do grupo: Limeira fechou a fase de classificação na 3ª posição (Hedeson Alves/LNB)

Força do grupo: Limeira fechou a fase de classificação na 3ª posição (Hedeson Alves/LNB)

Organização e defesa. Foi assim que Limeira se consolidou no terceiro lugar da fase de classificação. Com a segunda melhor defesa da competição (56,6 pontos sofridos por jogo), atrás apenas do líder Basquete Cearense, a equipe do interior paulista conseguiu se manter no grupo dos oito melhores por praticamente toda a primeira fase e passou pela primeira vez à fase decisiva.

Com seu principal jogador, o armador Deryk, tendo que priorizar os compromissos da equipe adulta – o atleta só atuou em quatro jogos na fase de classificação – o time limeirense contou com um conjunto forte para sofrer apenas seis derrotas nos 23 jogos que disputou. No garrafão, a dupla Dú Sommer e Matheus deu conta do recado. Dono de um alto aproveitamento nos arremessos de três pontos, o ala Higor também teve grande papel durante a campanha dos comandados do técnico Jece Leite.

Time base: Deryk, Higor, Nicolas (Leonardo), Dú Sommer e Matheus
Cestinha: Higor (12,5 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Matheus (9,1 rebotes por jogo)
Líder em assistências: Luan (4,4 assistências por jogo)

Sport Club do Recife (sexto colocado da fase de classificação)

Sport teve campanha sólida durante a 1ª fase e conquistou classificação (Nelson Toledo/LNB)

Sport teve campanha sólida durante a 1ª fase e conquistou classificação (Nelson Toledo/LNB)

Depois de ficar próximo da classificação no último ano, o Sport veio para a atual edição da LDB com um elenco homogêneo e conseguiu a inédita vaga entre os oito melhores colocados. Com uma base formada por atletas que disputam a LDB pela última vez (22 anos), a equipe dirigida pelo técnico Ricardo de Oliveira teve o terceiro melhor ataque da primeira fase (79,9 pontos por jogo) e ainda teve o melhor índice de assistências por partida (17,5 por jogo).

Capitaneado pelo armador Victinho Correia e também com boas participações do ala Chandler e do ala/armador Gabriel, a equipe pernambucana chega para as disputas no Esporte Clube Pinheiros depois de uma sólida campanha na fase de classificação. Terceira equipe a se classificar de maneira antecipada, o Sport tem em seu cartel uma expressiva vitória sobre o vice-líder Pinheiros, em partida decidida apenas na prorrogação.

Time base: Victinho, Gabriel, Luizinho, Chandler e Ale
Cestinha: Victinho (14,1 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Chandler (7,1 rebotes por jogo)
Líder em assistências: Victinho (4,7 assistências por jogo)

Paschoalotto/Bauru (sétimo colocado da fase de classificação)

Wesley Sena é um dos grandes nomes do poderoso elenco bauruense (Anderson Stevens/LNB)

Wesley Sena é um dos grandes nomes do poderoso elenco bauruense (Anderson Stevens/LNB)

Para garantir seu histórico de sempre avançar à segunda fase da LDB – em todas as edições a equipe se classificou –, Bauru contou uma ótima produção ofensiva. Com média de 82,8 pontos por jogo, a equipe do interior do Estado de São Paulo teve o melhor ataque da fase de classificação e garantiu sua vaga entre os oito melhores colocados.

Com cinco jogadores registrando média superior a dois dígitos na pontuação – Carioca, Gabriel, Léo Eltink, Felipe Vezaro e Wesley Sena –, o time dirigido pelo técnico Hudson Previdelo mostrou força na reta final da primeira fase e ao vencer oito de seus últimos 11 jogos assegurou seu lugar na briga pelo bicampeonato do maior campeonato de base do basquete brasileiro – Bauru vence a segunda edição da LDB.

Time base: Carioca, Felipe Vezaro, Gabriel, Léo Eltink e Wesley Sena
Cestinha: Carioca (16,5 pontos por jogo)
Líder em rebotes: Wesley Sena (6,8 rebotes por jogo)
Líder em assistências: Carioca (4,4 assistências por jogo)