HOJE
Passaportes carimbados
Por Liga Nacional de Basquete
Seis primeiros colocados do NBB6 são definidos e conhecem as competições internacionais que disputarão na próxima temporada
A fase semifinal chegou ao fim e as seis primeiras posições do NBB 2013/2014 já estão definidas. Desta forma, as equipes que disputarão competições internacionais na próxima temporada são: Flamengo, Paulistano/Unimed e São José/Unimed na Liga das Américas, e Mogi das Cruzes/Helbor, UniCEUB/BRB/Brasília e Winner/Kabum/Limeira na Liga Sul-Americana.
De acordo com o regulamento da FIBA Américas, os dois primeiros colocados do NBB garantem vaga na Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete”, enquanto 3º, 4º e 5º melhores do campeonato nacional vão à Liga Sul-Americana, torneio que dá ao campeão a vaga na Liga das Américas.
Finalista do NBB6 e atual campeão da Liga das Américas, o Flamengo já tem vaga garantida na mesma – ao lado do também finalista Paulistano –, com isso, mais uma vaga para brasileiro é aberta na competição que dá ao campeão a vaga na Copa Intercontinental. Como a equipe carioca já confirmou presença entre os dois primeiros, o terceiro colocado, São José, também entra na lista verde-amarela da “Libertadores do Basquete”.
Ao ter o direito a mais um lugar na Liga das Américas, o basquete brasileiro terá também mais um clube na Liga Sul-Americana, pois o país precisa obrigatoriamente de três representantes do torneio. Assim, o sexto colocado do NBB passa a integrar o grupo dos classificados à competição que dá vaga na Liga das Américas, no caso, o Limeira.

Sensação do NBB6, Mogi terminou o campeonato na 4ª posição e ficou com a vaga na Liga Sul-Americana (Moisés Nascimento/LNB)
Primeiro 12º colocado a chegar à uma semifinal na história do NBB e eliminado na semifinal para o finalista Flamengo, o Mogi das Cruzes teve sua brilhante campanha na atual temporada premiada com uma vaga na Liga Sul-Americana, a primeira competição internacional do novo projeto mogiano no basquete.
“Ficamos muito felizes em conquistar essa vaga. Mogi é uma cidade que respira o basquete e que abraçou essa retomada do basquete na cidade. Todos nos apoiaram muito. Conseguir essa vaga para a Liga Sul-Americana foi uma vitória não só para a cidade, mas para o basquete. Adotamos um estilo de jogo muito coletivo, com defesa muito forte, então essa classificação é um prêmio não só para Mogi, mas para o basquete”, comentou o armador Gustavinho, um dos destaques do Mogi.
Terceiro colocado na fase de classificação e eliminado precocemente nas quartas de final do NBB pelo segundo ano consecutivo, mais uma vez pelo São José, o Brasília encerrou a temporada 2013/2014 da competição nacional na quinta posição, e garantiu lugar na Liga Sul-Americana, torneio em que carrega o posto de atual campeão.
Outro clube que também ultrapassará a fronteira pela primeira vez para um torneio internacional em sua história será o Limeira, quarto colocado na fase de classificação do NBB6 e eliminado nas quartas de final pelos próprios mogianos, garantidos na Liga Sul-Americana pela sexta posição na atual temporada do maior campeonato do país.

Finalista do NBB6, Paulistano carimbou passaporte para a Liga das Américas, principal competição do continente (João Pires/LNB)
Já o vice-líder da fase de classificação e finalista do NBB6, Paulistano, já disputou uma competição internacional em sua história, o Torneio Interligas de 2012, porém, sua segunda oportunidade fora do país será logo no maior campeonato do continente, a Liga das Américas. Jogando contra os melhores de cada país da América Latina, a equipe do técnico Gustavo De Conti ainda terá a chance de chegar à Copa Intercontinental caso seja campeã.
“Ficamos muito felizes com a vaga, pois era um dos nossos objetivos classificar para um torneio internacional. Queríamos melhorar nossa colocação em relação ao NBB passado, que ficamos em oitavo, e também chegar a uma competição internacional. Conseguimos ir para a Liga das Américas, que é a mais importante do continente. Isso foi motivo de muita alegria, muita festa no clube, ficamos muito felizes. Mas nosso foco agora é na Final. Comemoramos a ida para a Liga das Américas, mas o nosso foco agora é total no Flamengo”, comentou o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.
Confira os times brasileiros classificados para as competições internacionais da temporada 2014/2015:
Liga das Américas:
1 – Flamengo (por ser o atual campeão e finalista do NBB)
2 – Paulistano/Unimed (por ser finalista do NBB)
3 – São José/Unimed (3º colocado do NBB)
Liga Sul-Americana:
1 – Mogi das Cruzes/Helbor (4º colocado do NBB)
2 – UniCEUB/BRB/Brasília (5º colocado do NBB)
3 – Winner/Kabum/Limeira (6º colocado do NBB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca