#JOGAJUNTO

LDB

Paulistano 100%

Paulistano CAP 68
x
57 Minas MIN
23
1ºQ
X
19
11
2ºQ
X
16
15
3ºQ
X
12
19
4ºQ
X
10

Gávea (RJ)

14 de setembro de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Em duelo parelho e decidido somente no último quarto, Paulistano vence Minas e fecha participação na 1ª etapa da LDB 2018 como líder invicto

DOCUMENTOS:
Súmula
68
-4 POSIÇÕES
5º Colocado (*)
X
57
-8 POSIÇÕES
9º Colocado (*)
68
PTS
57
7
A3C
4
16
A2C
19
15
LLC
7
55
RT
42
15
ASS
11

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Paulistano/Corpore encerrou sua participação na primeira etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete invicto. No último jogo da sede Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (14/09), os atuais campeões tiveram um duro desafio contra o Minas Tênis Clube e levaram a melhor, com tamanha dificuldade, por 68 a 57.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Os caras: Com expressivo duplo-duplo de 17 pontos e 15 rebotes, o pivô Dikembe foi o grande destaque do CAP, assim como o armador Beto Fagundes, autor de 14 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e três roubos de bola. Quem também apareceu bem pelo time alvirrubro foi o armador Daniel, que saiu do banco e fez dez pontos.

Domínio na área pintada: Um fator de desequilíbrio na partida certamente foi o garrafão. Dono de um elenco superior fisicamente, o Paulistano se sobressaiu nos rebotes e usou desse quesito para levar vantagem nesse duelo tão parelho. Ao todo, o CAP pegou 55 sobras, sendo 21 delas ofensivas, enquanto que o Minas pegou 42, apenas dez na tábua de ataque.

Fala aí, Dikembe: “As duas equipes vieram de uma sequência de jogos muito grande, independente da situação na tabela, então o desgaste estava muito grande para ambas as partes, por isso foi um jogo apertado, os dois erraram muito. Mas no final nosso físico estava melhor e isso fez a diferença para abrir uma leve vantagem no fim”, analisou o pivô do Paulistano.

Põe na conta: Com o resultado, o Paulistano encerrou sua jornada na primeira etapa da LDB 2018 com cinco vitórias em cinco partidas (100% de aproveitamento) – melhor campanha do campeonato até aqui. Já o Minas fechou a etapa como única equipe sem vencer, com cinco derrotas em cinco oportunidades.

+Classificação completa da LDB 2018

Fala aí, Dikembe (2): “Estamos de parabéns, pois alcançamos nosso primeiro objetivo, que era vir aqui e vencer os cinco jogos. Acredito que nosso técnico sai satisfeito com algumas coisas e insatisfeito com outras que temos que melhorar, e sabemos disso. Mas vamos voltar para São Paulo, seguir trabalhando para a próxima etapa e também para o Paulista”, finalizou Dikembe, do Paulistano.

Destaques do Minas: Pela equipe mineira, que encerrou a primeira etapa sem nenhuma vitória, mas com diversas boas atuações, os destaques ficaram por conta do ala/armador Augusto, autor de um duplo-duplo de 19 pontos e 11 rebotes. Também com 19 pontos, o ala Gabriel foi outro a se sobressair na pontuação pelo esquadrão da Belo Horizonte.

Menino prodígio: É certo que Augusto e Gabriel foram os cestinhas, um garoto de 16 anos roubou a cena e foi o atleta mais eficiente do Minas: Guilherme Carvalho. O ala/armador, nascido em 2002, mostrou durante toda a etapa uma personalidade imensa para bater de frente com atletas mais velhos e mais fortes que ele. Diante do atual campeão Paulistano, ele foi autor de sete pontos, 13 rebotes e duas assistências, números que renderam a ele sonoros 18 de valorização.

Fala aí, Guilherme: “Foi uma ótima experiência jogar essa LDB. Joguei contra caras mais velhos, mais espertos e malandros, e isso me força a ficar mais esperto, jogar mais forte. Tudo isso é bom para o meu desenvolvimento e também para eu ganhar mais minutos no time”, disse o garoto de 16 anos.

Fala aí, Guilherme (2): “Sempre busco entrar em quadra e dar meu máximo, por isso todos os caras do time me respeitam, mesmo eu sendo mais novo. Na verdade, sou um armador, mas aqui me colocaram de ala pela dificuldade de enfrentar os armadores mais velhos. Sempre procuro jogar forte e, quando adversários dão bobeira, eu vou lá e busco rebotes, como fiz hoje”, concluiu Guilherme.

Início parelho: Quem achou que o duelo entre o atual campeão e líder invicto contra o time que ainda não venceu nenhuma na LDB seria morno, se enganou. Apesar do início melhor do Paulistano, o Minas não se apequenou e bateu de frente o tempo todo. Após sete alternâncias de liderança no placar, o time mineiro foi para o intervalo vencendo, por 35 a 34.

Mesmo cenário: O cenário da partida não mudou no terceiro quarto. Fechadinho na zona, o Minas seguiu dificultando ao máximo a vida do Paulistano, que mesmo em vantagem, não conseguiu ultrapassar a margem dos quatro pontos em momento algum. Com isso, as equipes foram para os dez minutos finais com o duelo totalmente aberto, com placar de 49 a 47 para o time paulista.

Leve vantagem: A partida seguiu indefinida no último quarto. O Paulistano também variou sua marcação entre zona e individual e bloqueou principalmente Augusto, cestinha do Minas. Foi assim que os comandados do técnico Beto Jayme se distanciaram levemente no placar a abriram a decisiva vantagem de sete pontos restando quatro minutos para acabar. Os mineiros não conseguiram reverter o cenário e a diferença acabou subindo para a casa dos dez pontos no final do disputadíssimo confronto.

Fala aí, comandante: “A grande virtude desse time é a união. É claro que o trabalho é feito, treinamos muito, mas somos muito fechados e estamos há muito tempo juntos, isso faz a diferença. Trabalhamos muito também. É de manhã no adulto, à tarde com o Sub-19, à noite com o adulto de novo. Nós amamos o que fazemos, gostamos de viajar, de estarmos juntos. É claro que fico com saudades da família, mas gosto de estar com esses meninos. Isso é fundamental em uma equipe. Mesmo eu cobrando eles como cobro eles estão comigo, vêm e me abraçam, me beijam rosto. Então essa união é fundamental, é claro aliada a todo trabalho que fazemos no Paulistano”, declarou o técnico do Paulistano, Beto Jayme.

Agora é só em casa: Daqui para frente, todos os próximos desafios do Paulistano na LDB serão em sua casa. A segunda etapa da competição será realizada entre os dias 30 de setembro e 05 de outubro, no Ginásio Antonio Prado Jr, onde as equipes que disputaram a sede Rio de Janeiro enfrentarão Sesi Franca, São José Basketall, Maringá (PR), Praia Clube (MG) e Círculo Militar do Paraná (PR). No mesmo local acontecerá também o octogonal final do campeonato, entre os dias 27 de novembro e 05 de dezembro.