HOJE
Perto do tri
Por Liga Nacional de Basquete
Com bola de 3 de Deryk no último segundo da prorrogação, Brasília bate San Martín (ARG) de maneira emocionante e fica a uma vitória do tri da Liga Sul-Americana
Foi dramático, foi emocionante, mas o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília abriu a decisão da Liga Sul-Americana 2015 com vitória. Nesta quinta-feira, diante de sua calorosa torcida no Ginásio da ASCEB, o time candango quebrou a invencibilidade do San Martín de Corrientes (ARG) no torneio, levou a melhor sobre os argentinos, por 94 a 92, na prorrogação, e ficou a um triunfo do tricampeonato do torneio sul-americano.
Brilho do garoto: Deryk Ramos tem apenas 20 anos, mas mostrou a personalidade de um veterano. Depois da lesão do armador Fúlvio, que torceu o pé com apenas cinco minutos de bola em jogo, o jovem armador entrou em cena, não decepcionou e deixou a quadra com 28 pontos e sete assistências, além de ter sido o responsável pela bola da vitória.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Brasília e San Martín (ARG)
Game winner: A cereja do bolo da grande partida feita por Deryk veio nos segundos finais da prorrogação, com a bola que garantiu a vitória do Brasília. Restando 25 segundos para o fim do tempo extra, o San Martín vencia por 92 a 91. Após 19 segundos de posse trabalhada pelos candangos, Deryk efetuou um arremesso de 2 pontos, marcado, sobre o pivô norte-americano Jeremiah Wood.
Sem sucesso no tiro de 2, o rebote de ataque ficou com Cipolini, que rapidamente passou para Giovannoni aberto no perímetro. Marcado, o ala/pivô chegou a fintar um defensor, mas não encontrou espaço para o arremesso. Desta forma, acionou Deryk, que livre na linha de 3 pontos, converteu o arremesso longo faltando 1.6 segundos para o fim (84 a 82).
Fala aí: “Foi o jogo da minha vida. Estou muito feliz em poder ter ajudado o time a vencer. Agora precisamos de uma vitória na Argentina para sermos campeões”, revelou Deryk, herói da partida.
“Sabíamos da importância de vencer este primeiro jogo em casa e tínhamos a consciência que seria uma partida dura e decidida nos momentos finais, como ocorreu no tempo normal e depois na prorrogação. Mas, o time está de parabéns pela luta e determinação em busca da vitória”, comenta o ala/pivô e capitão Guilherme Giovannoni, que registrou 11 pontos, cinco rebotes, seis assistências e um belo toco.
-
Torcida do Brasília -
Ronald, do Brasília, e Wood, do San Martin -
Fúlvio, do Brasília -
Ginásio da ASCEB -
Ronald, do Brasília -
Giovannoni, do Brasília -
Deryk,do Brasília -
Deryk,do Brasília -
Diego, do Brasília -
Deryk e Jefferson Campos, do Brasília -
Diego, do Brasília -
Giovannoni, do Brasília -
Arthur, do Brasília -
Deryk, do Brasília -
Deryk, do Brasília -
Jefferson Campos, do Brasília -
Jefferson Campos, do Brasília -
Arthur, do Brasília -
José Vidal, técnico do Brasília -
Coimbra, do Brasília -
Cipolini, do Brasília -
Cipolini, do Brasília -
Cipolini, do Brasília -
Deryk, do Brasília -
Deryk, do Brasília -
Comemoração do Brasília -
Giovannoni, do Brasília -
Deryk, do Brasília -
Comemoração do Brasília -
Comemoração do Brasília -
Comemoração do Brasília -
Comemoração Giovannoni, do Brasília -
Comemoração Giovannoni, do Brasília -
Comemoração Giovannoni, do Brasília -
Comemoração Giovannoni e Fúlvio, do Brasília -
Deryk foi dono das duas bolas bolas de 3 pontos no último segundo dos dois jogos da Final da Liga Sul-Americana (Brito Júnior/Divulgação) -
Comemoração Deryk, do Brasília -
Fúlvio e Deryk, do Brasília
Que retorno: Em seu primeiro jogo após passar mais de três semanas afastando tratando uma lesão no músculo adutor da coxa direita, o ala Arthur Belchor voltou às quadras fervendo. Com sua costumeira precisão nos arremessos longos, o camisa 4 do Brasília registrou 21 pontos, sendo 16 deles no terceiro quarto, e foi um dos grandes destaques da equipe brasileira na partida.
Jovens fundamentais: Além de Deryk, outros dois jovens jogadores fizeram a diferença no triunfo do Brasília: o pivô Ronald, responsável por um duplo-duplo de 13 pontos e 12 rebotes, e o ala/armador Jefferson Campos, que vive a melhor fase de sua carreira e deixou a quadra com 12 pontos e seis rebotes na conta. Ambos apareceram em momentos cruciais da partida e tiveram grande parcela de contribuição no resultado obtido.
Entrou no jogo: Depois de ver o San Martín ser superior no primeiro período e abrir dez pontos (23 a 13), o Brasília entrou na segunda parcial com outra pegada e mudou a história da partida. Melhores na defesa e precisos nas finalizações, os donos da casa ganharam a etapa por 26 a 15 e foram para os vestiários na frente, por 39 a 38.
Reação decisiva: Na reta final do último quarto, o San Martín chegou a abrir cinco pontos de frente (79 a 74), restando pouco mais de três minuto para acabar. No entanto, o Brasília reagiu de maneira espetacular, emplacou uma corrida de 9 a 0 em pouco mais de um minuto e meio e virou o jogo para 83 a 79, quando o cronômetro apontava menos de dois minutos para o fim.
Não aproveitou: Apesar dos quatro tentos de vantagem, os donos da casa não souberam administrar a diferença adquirida e permitiram a reação do argentinos. Mesmo com diversos erros no minuto final, os argentinos empataram a partida após erro de lance livre de Ronald a sete segundos do fim (84 a 82) e linda bandeja de Ciorciari no contra ataque no estouro do cronômetro: 84 a 84.
Fez falta: Com aproximadamente cinco minutos de bola em jogo, o Brasília sofreu uma perda crucial: o armador Fúlvio. Após infiltração pra cima da defesa argentina, o camisa 11 da equipe candanga pisou no pé do pivô adversário e torceu o tornozelo, o que o impossibilitou de atuar no restante da partida.
E agora: Após a abertura da série melhor de três da decisão em Brasília, a decisão da Liga Sul-Americana 2015 rumará para a Argentina, onde as equipes farão o Jogo 2 na quarta-feira (08/12), em Corrientes, às 20h15 (de Brasília), novamente com transmissão dos canais SporTV. Se o Brasília vencer, será o campeão. Caso contrário, o terceiro e decisivo confronto será no dia seguinte, no mesmo local e horário.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca






































