#JOGAJUNTO

Mais basquete

Perto do tri

04-12-2015 | 01:32
Por Liga Nacional de Basquete

Com bola de 3 de Deryk no último segundo da prorrogação, Brasília bate San Martín (ARG) de maneira emocionante e fica a uma vitória do tri da Liga Sul-Americana

Foi dramático, foi emocionante, mas o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília abriu a decisão da Liga Sul-Americana 2015 com vitória. Nesta quinta-feira, diante de sua calorosa torcida no Ginásio da ASCEB, o time candango quebrou a invencibilidade do San Martín de Corrientes (ARG) no torneio, levou a melhor sobre os argentinos, por 94 a 92, na prorrogação, e ficou a um triunfo do tricampeonato do torneio sul-americano.

Brilho do garoto: Deryk Ramos tem apenas 20 anos, mas mostrou a personalidade de um veterano. Depois da lesão do armador Fúlvio, que torceu o pé com apenas cinco minutos de bola em jogo, o jovem armador entrou em cena, não decepcionou e deixou a quadra com 28 pontos e sete assistências, além de ter sido o responsável pela bola da vitória.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Brasília e San Martín (ARG)

Game winner: A cereja do bolo da grande partida feita por Deryk veio nos segundos finais da prorrogação, com a bola que garantiu a vitória do Brasília. Restando 25 segundos para o fim do tempo extra, o San Martín vencia por 92 a 91. Após 19 segundos de posse trabalhada pelos candangos, Deryk efetuou um arremesso de 2 pontos, marcado, sobre o pivô norte-americano Jeremiah Wood.

Sem sucesso no tiro de 2, o rebote de ataque ficou com Cipolini, que rapidamente passou para Giovannoni aberto no perímetro. Marcado, o ala/pivô chegou a fintar um defensor, mas não encontrou espaço para o arremesso. Desta forma, acionou Deryk, que livre na linha de 3 pontos, converteu o arremesso longo faltando 1.6 segundos para o fim (84 a 82).

Fala aí: “Foi o jogo da minha vida. Estou muito feliz em poder ter ajudado o time a vencer. Agora precisamos de uma vitória na Argentina para sermos campeões”, revelou Deryk, herói da partida.

“Sabíamos da importância de vencer este primeiro jogo em casa e tínhamos a consciência que seria uma partida dura e decidida nos momentos finais, como ocorreu no tempo normal e depois na prorrogação. Mas, o time está de parabéns pela luta e determinação em busca da vitória”, comenta o ala/pivô e capitão Guilherme Giovannoni, que registrou 11 pontos, cinco rebotes, seis assistências e um belo toco.

Que retorno: Em seu primeiro jogo após passar mais de três semanas afastando tratando uma lesão no músculo adutor da coxa direita, o ala Arthur Belchor voltou às quadras fervendo. Com sua costumeira precisão nos arremessos longos, o camisa 4 do Brasília registrou 21 pontos, sendo 16 deles no terceiro quarto, e foi um dos grandes destaques da equipe brasileira na partida.

Jovens fundamentais: Além de Deryk, outros dois jovens jogadores fizeram a diferença no triunfo do Brasília: o pivô Ronald, responsável por um duplo-duplo de 13 pontos e 12 rebotes, e o ala/armador Jefferson Campos, que vive a melhor fase de sua carreira e deixou a quadra com 12 pontos e seis rebotes na conta. Ambos apareceram em momentos cruciais da partida e tiveram grande parcela de contribuição no resultado obtido.

Entrou no jogo: Depois de ver o San Martín ser superior no primeiro período e abrir dez pontos (23 a 13), o Brasília entrou na segunda parcial com outra pegada e mudou a história da partida. Melhores na defesa e precisos nas finalizações, os donos da casa ganharam a etapa por 26 a 15 e foram para os vestiários na frente, por 39 a 38.

Reação decisiva: Na reta final do último quarto, o San Martín chegou a abrir cinco pontos de frente (79 a 74), restando pouco mais de três minuto para acabar. No entanto, o Brasília reagiu de maneira espetacular, emplacou uma corrida de 9 a 0 em pouco mais de um minuto e meio e virou o jogo para 83 a 79, quando o cronômetro apontava menos de dois minutos para o fim.

Não aproveitou: Apesar dos quatro tentos de vantagem, os donos da casa não souberam administrar a diferença adquirida e permitiram a reação do argentinos. Mesmo com diversos erros no minuto final, os argentinos empataram a partida após erro de lance livre de Ronald a sete segundos do fim (84 a 82) e linda bandeja de Ciorciari no contra ataque no estouro do cronômetro: 84 a 84.

Fez falta: Com aproximadamente cinco minutos de bola em jogo, o Brasília sofreu uma perda crucial: o armador Fúlvio. Após infiltração pra cima da defesa argentina, o camisa 11 da equipe candanga pisou no pé do pivô adversário e torceu o tornozelo, o que o impossibilitou de atuar no restante da partida.

E agora: Após a abertura da série melhor de três da decisão em Brasília, a decisão da Liga Sul-Americana 2015 rumará para a Argentina, onde as equipes farão o Jogo 2 na quarta-feira (08/12), em Corrientes, às 20h15 (de Brasília), novamente com transmissão dos canais SporTV. Se o Brasília vencer, será o campeão. Caso contrário, o terceiro e decisivo confronto será no dia seguinte, no mesmo local e horário.