#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Poder defensivo!

Minas MIN 77
x
67 Caxias do Sul Basquete CAX
22
1ºQ
X
18
17
2ºQ
X
12
27
3ºQ
X
17
11
4ºQ
X
20

Arena UniBH

14 de janeiro de 2016

Com ótima defesa, Minas supera Caxias com tranquilidade, interrompe sequência negativa e voltar a ter 50% de aproveitamento no NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
77
MANTEVE
9º Colocado (*)
X
67
-1 POSIÇÕES
14º Colocado (*)
77
PTS
67
7
A3C
8
21
A2C
15
14
LLC
13
37
RT
28
22
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Para vencer o Banrisul/Caxias Basquete na noite desta quinta-feira (14/01), o Decisão Engenharia/Minas mostrou o porquê é dono de uma das melhores defesas do NBB 2015/2016. Atuando em casa, na Arena Minas, o clube de Belo Horizonte contou com um ótimo trabalho defensivo, principalmente entre o segundo e terceiro períodos, para garantir uma tranquila vitória sobre o esquadrão gaúcho, por 77 a 67.

Põe na conta: Após duas derrotas, o Minas venceu a primeira em 2016 e voltou a ter 50% de aproveitamento no NBB, agora com oito resultados positivos em 16 jogos realizados. Do outro lado, o Caxias segue na parte de baixo da tabela de classificação, com quatro vitórias também em 16 partidas.

Fala aí: “Foi uma vitória muito importante. Principalmente porque veio depois de duas derrotas em jogos que atuamos muito mal. Nós tivemos regularidade em quase todo o jogo. Essa vitória foi muito importante para o nosso grupo, continuamos na frente do Caxias”, disse Cristiano Grama, técnico do Minas.

O cara: Se a defesa funcionou muito bem, no ataque o time da casa contou com boa atuação de Benzor Simmons para vencer. Em sua melhor exibição com a camisa minastenista, o ala norte-americano deixou a quadra com 18 pontos, sete rebotes e duas assistências.

Dejavú? No duelo entre Minas e Caxias pelo primeiro turno, a defesa mineira também funcionou muito bem e, mesmo jogando em casa, o time gaúcho anotou apenas 48 pontos, menor marca de uma equipe em uma só partida da temporada.

1×1: Os minutos iniciais do duelo foram marcados por um duelo à parte entre Betinho e Simmons. Em pouco mais de cinco minutos de jogo, o ala do Caxias tinha dez pontos na conta e o norte-americano do Minas já somava sete pontos.

Arrancou: Depois de muito equilíbrio no primeiro período, o Minas abriu boa vantagem durante a segunda parcial. Com o placar em 28 a 28, a equipe da casa deixou o time gaúcho mais de seis minutos sem pontuar e chegou a abrir 11 pontos de frente (39 a 28). Antes da pausa para o intervalo, Guto interrompeu a “seca” do Caxias e cortou a diferença para nove pontos (39 a 30).

Matou o jogo: A pausa para o intervalo não esfriou a alta intensidade da defesa mineira. Nos cinco primeiros minutos do terceiro quarto, o Minas sofreu apenas dois pontos e, com isso, ampliou ainda mais a vantagem no placar (52 a 34). Depois disso, os anfitriões souberam controlar o jogo, mantiveram sua defesa intensa e garantiram a vitória.

Poder defensivo: Entre o final do segundo quarto e o início do terceiro, o Minas sofreu apenas quatro pontos em mais de 11 minutos jogados. O time do técnico Cristiano Grama é dono da quarta melhor defesa da atual temporada do NBB.

Bem que tentou: Com a mão quente nas bolas de três pontos (cinco acertos em dez tentativas), o ala Guto, do Caxias, foi o cestinha da partida com 21 pontos.

Distribuiu o jogo: Capitão do Minas, Shilton viveu uma noite de garçom. O jogador registrou sete assistências e ficou próximo de bater seu recorde pessoal no fundamento (oito). O pivô ainda contribuiu para a vitória de sua equipe com sete rebotes.

Números comprovam: Além do ótimo trabalho defensivo, o Minas também dominou completamente os rebotes. Ao todo, os donos da casa acumularam 37 sobras, contra 28 dos rivais.

Estreou bem: Contratado recentemente pelo Minas, o jovem pivô Matheus Pereira, ex-Limeira, teve bom rendimento logo em sua estreia pela equipe. Em nove minutos em quadra, o jogador de 21 anos registrou seis pontos.

E agora? As duas equipes só voltam a atuar no dia 27/01. O Minas jogará fora de casa, contra o Franca Basquete, no Ginásio Pedrocão. Já o Caxias receberá o Mogi das Cruzes/Helbor no Ginásio Vasco da Gama.