HOJE
Pra fazer história
Por Liga Nacional de Basquete
Com 2 a 1 a seu favor nas quartas de final, Limeira desafia Brasília nesta quarta-feira, novamente na ASCEB, podendo fazer história e garantir vaga nas semifinais do NBB
A Winner/Limeira está muito perto de garantir sua classificação nas semifinais do NBB 7. Depois de recuperar a vantagem na série (2 a 1) com vitória fora de casa sobre o UniCEUB/BRB/Brasília na última segunda-feira, por 98 a 83, o time paulista tentará fechar a disputa quartas de final nesta quarta-feira (29/04), novamente no Ginásio da ASCEB, na capital federal, às 19h30, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Se conseguir o triunfo no Jogo 4 e consequentemente o acesso à próxima fase do mata-mata, o feito será muito mais do que uma mera classificação. A equipe limeirense nunca venceu uma série de playoff em toda sua trajetória no NBB e em todas as cinco oportunidades anteriores – não disputou o NBB 2 – sofreu viradas e foi eliminado. Agora, o esquadrão do interior paulista está bem perto de mudar essa história e conseguir seu primeiro êxito em Finais.

Limeira, do ex-Brasília Nezinho, está com 2 a 1 na série e próximo de vencer seu primeiro playoff na história do NBB (Brito Júnior/Divulgação)
Depois de iniciar as quartas de final vencendo em casa com tranquilidade (93 a 76), Limeira viu um Brasília superior na segunda partida e sofreu o empate na série ao ser derrotado no Vô Lucato (93 a 85). No entanto, os vice-líderes da primeira fase foram ao Distrito Federa, mostraram toda sua qualidade e levaram a melhor sobre os candangos em pleno Ginásio da ASCEB lotado, resultado que os devolveu a vantagem na disputa pela vaga na semi.
“Será um jogo de vida ou morte para nós. Sabemos que, com uma derrota, o campeonato acaba para a gente. Não é isso que queremos. Nós podemos mais e o nosso time merece mais. É tudo ou nada. Precisamos entrar mais focados, principalmente na defesa, com mais energia. Isso vai nos ajudar para que possamos fazer um bom jogo”, analisou o ala/pivô Lucas Cipolini, do Brasília.
O triunfo na capital também foi marcante para os limeirenses. Em toda a história do NBB, o Brasília nunca havia perdido um jogo de playoff atuando no Ginásio da ASCEB, palco do último e do próximo duelo. Antes, o time da Região Centro-Oeste havia disputado sete partidas, com sete resultados positivos. Agora que a invencibilidade chegou ao fim, os comandados de José Vidal precisão mostrar sua força caseira se quiserem continuar vivos no NBB 7.
E por falar em permanecer vivo, Brasília também está em busca de quebrar um jejum de êxitos em quartas de final. Até a temporada 2012/2013, o esquadrão do Planalto Central nunca havia perdido uma série de playoff e sequer ficado de fora de uma Final de NBB. No entanto, desde o NBB 5 a equipe candanga não passa das quartas de final e acumula duas eliminações seguidas para o São José/Unimed nesta fase do mata-mata.

Após perder invencibilidade histórica na ASCEB, Brasília precisa vencer para seguir vivo no NBB e evitar extensão do jejum em quartas (Brito Júnior/Divulgação)
Confira a tabela completa da série quartas de final entre Limeira (2º) e Brasília (10º):
Jogo 1 – Limeira 93 x 76 Brasília
Jogo 2 – Limeira 85 x 93 Brasília
Jogo 3 – Brasília 83 x 98 Limeira
Jogo 4* – 29/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio da ASCEB, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 5 – Data e horário a definir – Ginásio Vô Lucato, em Limeira
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca