#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pra fazer história

28-04-2015 | 10:09
Por Liga Nacional de Basquete

Com 2 a 1 a seu favor nas quartas de final, Limeira desafia Brasília nesta quarta-feira, novamente na ASCEB, podendo fazer história e garantir vaga nas semifinais do NBB

A Winner/Limeira está muito perto de garantir sua classificação nas semifinais do NBB 7. Depois de recuperar a vantagem na série (2 a 1) com vitória fora de casa sobre o UniCEUB/BRB/Brasília na última segunda-feira, por 98 a 83, o time paulista tentará fechar a disputa quartas de final nesta quarta-feira (29/04), novamente no Ginásio da ASCEB, na capital federal, às 19h30, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB

Se conseguir o triunfo no Jogo 4 e consequentemente o acesso à próxima fase do mata-mata, o feito será muito mais do que uma mera classificação. A equipe limeirense nunca venceu uma série de playoff em toda sua trajetória no NBB e em todas as cinco oportunidades anteriores – não disputou o NBB 2 – sofreu viradas e foi eliminado. Agora, o esquadrão do interior paulista está bem perto de mudar essa história e conseguir seu primeiro êxito em Finais.

Nezinho, do Limeira

Limeira, do ex-Brasília Nezinho, está com 2 a 1 na série e próximo de vencer seu primeiro playoff na história do NBB (Brito Júnior/Divulgação)

Depois de iniciar as quartas de final vencendo em casa com tranquilidade (93 a 76), Limeira viu um Brasília superior na segunda partida e sofreu o empate na série ao ser derrotado no Vô Lucato (93 a 85). No entanto, os vice-líderes da primeira fase foram ao Distrito Federa, mostraram toda sua qualidade e levaram a melhor sobre os candangos em pleno Ginásio da ASCEB lotado, resultado que os devolveu a vantagem na disputa pela vaga na semi.

“Será um jogo de vida ou morte para nós. Sabemos que, com uma derrota, o campeonato acaba para a gente. Não é isso que queremos. Nós podemos mais e o nosso time merece mais. É tudo ou nada. Precisamos entrar mais focados, principalmente na defesa, com mais energia. Isso vai nos ajudar para que possamos fazer um bom jogo”, analisou o ala/pivô Lucas Cipolini, do Brasília.

+Clique aqui e confira mais informações, curiosidades e recordes históricos das quartas de final do NBB

O triunfo na capital também foi marcante para os limeirenses. Em toda a história do NBB, o Brasília nunca havia perdido um jogo de playoff atuando no Ginásio da ASCEB, palco do último e do próximo duelo. Antes, o time da Região Centro-Oeste havia disputado sete partidas, com sete resultados positivos. Agora que a invencibilidade chegou ao fim, os comandados de José Vidal precisão mostrar sua força caseira se quiserem continuar vivos no NBB 7.

E por falar em permanecer vivo, Brasília também está em busca de quebrar um jejum de êxitos em quartas de final. Até a temporada 2012/2013, o esquadrão do Planalto Central nunca havia perdido uma série de playoff e sequer ficado de fora de uma Final de NBB. No entanto, desde o NBB 5 a equipe candanga não passa das quartas de final e acumula duas eliminações seguidas para o São José/Unimed nesta fase do mata-mata.

Giovannoni, do Brasília, e Hayes, do Limeira

Após perder invencibilidade histórica na ASCEB, Brasília precisa vencer para seguir vivo no NBB e evitar extensão do jejum em quartas (Brito Júnior/Divulgação)

Confira a tabela completa da série quartas de final entre Limeira (2º) e Brasília (10º):

Jogo 1 – Limeira 93 x 76 Brasília
Jogo 2 – Limeira 85 x 93 Brasília
Jogo 3 – Brasília 83 x 98 Limeira
Jogo 4* – 29/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio da ASCEB, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 5 – Data e horário a definir – Ginásio Vô Lucato, em Limeira

*Se necessário