#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Preparem o caldeirão!

27-04-2015 | 08:43
Por Liga Nacional de Basquete

Igualados em 1 a 1, Flamengo e São José desempatam série quartas de final nesta terça-feira, no “caldeirão” Lineu de Moura, com transmissão ao vivo via web

O “caldeirão” Lineu de Moura vai ferver nesta terça-feira (28/04). Depois de sair perdendo a série quartas de final para o Flamengo e deixar tudo igual na última partida, o São José/Unimed receberá o Flamengo, no Vale do Paraíba, às 20 horas (de Brasília), pelo Jogo 3 do confronto pela vaga na semifinal, que terá transmissão ao vivo via web, através do link www.lnb.com.br/tempo-real.

O quarto playoff entre as duas equipes no NBB não poderia ter um roteiro diferente. Confronto que mais aconteceu na história do campeonato, rubro-negros e joseenses iniciaram a série com dois jogos no Rio de Janeiro, sendo o primeiro deles terminado com tranquilo dos atuais bicampeões nacionais, por 85 a 62, e o segundo completamente diferente, vencido pelos paulistas, pelo placar de 82 a 76.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB

“É uma série muito equilibrada. Mesmo sendo inferiores em alguns aspectos, nós (São José) tivemos o brio de buscar o posicionamento que traçamos e isso nos conforta. Todos os jogadores entraram no ‘mais’ na última partida, sendo que no Jogo 1 entramos no ‘menos’. Todos deram uma contribuição fantástica, na defesa e no ataque. Agora demos um passo e cada equipe tem um, pra passar um tem que dar três”, declarou o técnico do São José, Zanon.

Dedé_SJO

São José venceu Jogo 2 no Rio de Janeiro e empatou a série em 1 a 1 (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

Depois de sofrer o empate na série, o Flamengo teve sua sequência de 13 resultados positivos seguidos quebrada. O time carioca quer confirmar seus 100% de aproveitamento em quartas de final, já que é o único time de todo o NBB que nunca ficou de fora de uma semifinal. Jogando em São José, a equipe rubro-negra venceu oito de 12 jogos que fez na história do campeonato nacional, sendo dois deles nas duas últimas partidas.

“Se nunca tivesse acontecido isso (derrota em casa e empate na série) eu poderia me preocupar mais, mas tenho um time maduro suficiente e que sabe lidar com esse tipo de situação. Então vamos nos preocupar muito mais com as situações de jogo, de quadra, já que essas sim vão fazer com que a gente vença ou perca uma partida”, comentou José Neto, técnico do Flamengo.

+Clique aqui e confira mais informações, curiosidades e recordes históricos das quartas de final do NBB

Sempre forte como mandante, São José tem cinco vitórias em sete jogos de quartas de final que fez diante de seu torcedor na história do NBB. A última derrota joseense no Lineu de Moura nesta fase do mata-mata foi no NBB 3, no dia 24 de abril de 2011, para o Franca (86 a 79). Desde então, cinco jogos de quartas foram realizados no “caldeirão”, e a equipe do Vale do Paraíba venceu todos.

“Vamos empolgados para esse Jogo 3. A motivação é maior, mas a consciência e a concentração têm que ser dobrada. A torcida não ganha jogo, ela não faz cesta. Temos que executar bem a parte dos fundamentos de jogo e é o que eu espero. Em São José pretendemos fazer um bom jogo, pois sabemos da dificuldade que é enfrentar o Flamengo em qualquer lugar”, salientou o comandante do São José.

Ginásio Lineu de Moura

São José não perde um jogo de quartas de final no Lineu de Moura desde o NBB 3 (Arthur Marega Filho/São José Desportiv0)

A história do NBB mostra que o Jogo 3 pode ser decisivo para definir um vencedor de um confronto quartas de final. Em todas as seis edições anteriores, 20 das equipes que 24 levaram a melhor na terceira partida ficaram com a vaga nas semifinais, o que culmina em um aproveitamento de 83,3%. Este será o jogo de número 30 entre Flamengo e São José na história do NBB. Até então, os rubro-negros têm 21 triunfos e os joseenses possuem oito.

“São duas equipes de muita história do basquete brasileiro. São José faz um trabalho excelente, já chegou à Final do NBB, tem um investimento que faz jus à competição. Ninguém chega a essa etapa dos playoffs por acaso, o São José teve mérito e soube ganhar a última partida na nossa casa. É um clássico, e espero que consigamos reverter essa situação lá em São José”, concluiu o técnico do Flamengo, José Neto.

Depois de medirem forças nesta terça-feira, Flamengo e São José voltarão à quadra do Lineu de Moura já na quinta-feira (30/04), para o Jogo 4 da série, que pode definir o classificado à semifinal, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

“Sempre digo que pra se ganhar do Flamengo você tem que jogar bem, e nós jogamos muito bem. No primeiro tempo tivemos um erro só. Em campeonatos de alto nível temos que jogar no mínimo dos erros, isso nós cumprimos bem e conseguimos jogar. Mas isso é pouco pro próximo jogo. Temos que continuar e melhorar ainda mais, pois a sequência é sempre mais difícil”, finalizou o comandante joseense Luiz Augusto Zanon.

Marquinhos, do Flamengo, e Dedé, do São José

Flamengo, de Marquinhos, nunca perdeu uma série quartas de final na história do NBB (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

Confira o calendário completo da série válida pelas quartas de final do NBB 7:

Flamengo (3º) 1 x 1 São José/Unimed (11º)
Jogo 1 – Flamengo 85 x 62 São José
Jogo 2 – Flamengo 76 x 82 São José
Jogo 3 – 28/04 (terça-feira), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos – ao vivo na WEB
Jogo 4 – 30/04 (quinta-feira), às 19h30, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro

*Se necessário