#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Primeiro gringo

11-11-2013 | 07:04
Por Liga Nacional de Basquete

Única equipe sem estrangeiros no elenco até então, Mogi das Cruzes quebra escrita e anuncia contratação do armador norte-americano Tony White Jr, de 25 anos

Tony White Jr foi apresentado na tarde desta segunda-feira (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Tony White Jr foi apresentado nesta segunda-feira e posou ao lado da diretoria mogiana e do técnico Paco García (Guilherme Peixinho/Divulgação)

O Mogi das Cruzes/Helbor era a única equipe do NBB que não contava com nenhum gringo em seu elenco. Era, agora não é mais. Nesta segunda-feira, faltando apenas três dias para sua estreia no maior campeonato de basquete do país, o time mogiano anunciou a contratação do armador norte-americano Tony White Jr, de 25 anos.

O atleta é norte-americano e tem nacionalidade da República Centro-Africana, país que defendeu na última edição do Campeonato Africano de Basquete e que já foi comandado por seu novo técnico, o espanhol Paco García, em 2011.

Confira todas as movimentações do mercado de transferências do basquete brasileiro

“Gosto de correr, tenho bastante movimentação e gosto de facilitar o jogo. Chuto dos três pontos, mas também faço infiltrações para pontuar. Venho para conseguir fazer bons jogos e minha expectativa é ganhar. Vim para o Brasil pela boa oportunidade. Quero ajudar meu time, não conheço quase nada do basquete brasileiro, mas basquete é basquete e espero me adaptar rápido ”, comentou White Jr.

Tony White Jr já treinou com seus novos companheiros (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Tony White Jr já treinou com seus novos companheiros (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Em seu currículo, White Jr tem passagens por clubes em diversos países, como Alemanha, Rússia e Cazaquistão, lugar de seu último clube, o Barsy Atyrau. Em seu período universitário, Tony atuou pela Charleston Cougars, onde obteve maior destaque em sua carreira.

Tony White Jr é filho do ex-jogador de basquete Tony White, que fez carreira por equipes da Europa e tem passagens por grande times da NBA, como Chicago Bulls, New York Knicks e Golden State Warriors.

“Agora temos dois armadores de oficio, White e Gustavo, assim o Jefferson (Campos) pode ser mais explorado na lateral da quadra e estar mais liberado para pontuar. Conheço e trabalhei com o pai de Tony que foi um grande jogador na Espanha e teve passagem pela NBA. Através de técnicos da África Central tive boas referencias e estamos fazendo uma aposta em um jovem jogador”, explicou Paco Garcia.

O novo armador já conheceu seus companheiros, trabalhou com a equipe e deve estar disponível já na estreia mogiana na temporada 2013/2014 do NBB diante do Vivo/Franca, na quinta-feira (14/11), no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), às 20h.