HOJE
Primeiro teste
Por Liga Nacional de Basquete
Em seu primeiro desafio na preparação para o Mundial, Brasil participa do Super Desafio Bra, no Rio de Janeiro (RJ); estreia será nesta quinta, contra a Angola
Depois de pouco mais de uma semana treinando em São Paulo (SP), a Seleção Brasileira Principal fará o primeiro teste de sua preparação para a Copa do Mundo da Espanha: o Super Desafio Bra, torneio amistoso que acontecerá no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 31 de julho e 02 de agosto, e contará com a presença de outras duas seleções que estarão no Mundial, Argentina e Angola, atual campeã africana.
O primeiro compromisso do Brasil na competição será na quinta-feira (31/07), diante dos angolanos, às 20 horas (de Brasília), e será transmitida ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.
“Será nosso primeiro jogo de preparação e isso vai permitir que possamos avaliar como foi o trabalho nesses dias que treinamos em São Paulo. Angola é uma seleção tradicional no continente africano, sempre disputando Mundiais e Jogos Olímpicos e com certeza irá exigir muito dos nossos jogadores. É um ótimo adversário para iniciarmos os jogos de preparação”, afirmou Magnano.
+Clique aqui e saiba como garantir seu ingresso para os três dias do Super Desafio Bra
No dia seguinte, sexta-feira (01/08), será a vez dos argentinos fazerem sua primeira partida no torneio, diante da Angola, às 14 horas (de Brasília), também ao vivo através dos canais SporTV.
Já no sábado (02/08), o Super Desafio Bra será finalizado com o clássico sul-americano entre Brasil e Argentina. O confronto mais esperado do torneio será às 10 horas (de Brasília), e será transmitido ao vivo para todo o Brasil através da TV Globo e do SporTV.
“Nós esperamos boas partidas. São três importantes seleções que farão grandes jogos, na preparação para a Copa do Mundo. Esse torneio servirá de aprendizado para nossa equipe. E nos dará uma ideia do que precisamos trabalhar para os jogos na Espanha. Esperamos um bom espetáculo”, disse o técnico da Angola, Paulo Macedo.
Para o torneio, o técnico Rubén Magnano terá à sua disposição os armadores Marcelinho Huertas e Larry Taylor, os alas Alex Garcia, Marquinhos e Marcelinho, o ala/pivô Guilherme Giovannoni, e os pivôs Anderson Varejão, Nenê e Tiago Splitter.
Completam a lista os armadores Raulzinho e Rafael Luz, e os pivôs Cristiano Felício e Rafael Hettsheimeir, que participaram da campanha do bronze do Brasil no Campeonato Sul-Americano da Venezuela, e foram convocados por Magnano para entrarem na briga por um lugar entre os 12 escolhidos que irão ao Mundial.
A Angola, por sua vez, que desembarcou em território brasileiro na última terça-feira, veio para o Desafio Super Bra com uma seleção renovada, com apenas quatro jogadores que participaram do título africano de 2013: os alas Armando Costa, Olímpio Cipriano e o norte-americano naturalizado angolano Reggie Moore, além do ala/pivô Eduardo Mingas.
“Viemos com o objetivo de unir atletas mais experientes e os mais novos para nos preparamos para a Copa do Mundo da Espanha. O basquete de Angola passa por uma fase de transformação. Brasil e Argentina são equipes fortes, mas quem sabe não podemos surpreender”, falou o treinador angolano.
Já a Argentina chegou ao Rio de Janeiro para o torneio preparatório com um elenco quase completo, mas sempre perigoso. Em seu primeiro ato na preparação para a Copa do Mundo, o técnico Julio Lamas terá à disposição os armadores Pablo Prigioni e Facundo Campazzo, o ala Andrés Nocioni, e os alas/pivôs Luis Scola, Leo Gutierrez e Walter Hermann.
Além dos escolhidos na primeira convocação, os “hermanos” contarão com mais sete jogadores que participaram do vice-campeonato Sul-Americano na Venezuela. São eles, o armador Nicolás Laprovittola, os alas Nicolás Richotti, Selem Safar, Marcos Mata e Giorgetti, os alas/pivôs Galizzi e Bortolin, e o pivô Marcos Delía.
As baixas do elenco argentino para a Copa do Mundo ficaram por conta do ala/armador e principal estrela da equipe, Manu Ginóbili, e do ala Carlos Delfino, ambos da NBA, além do ala/pivô Léo Gutierrez, do CB Canária (ESP).
Por conta de uma fratura por stress na perna direita, Ginobili não foi liberado por sua equipe, o San Antonio Spurs, para participar do Mundial. Já Delfino, jogador do Milwaukee Bucks, está em tratamento de uma fratura no pé direito e não se recuperará a tempo de ir à Espanha. Gutierrez, por sua vez, foi diagnosticado com uma artrose no quadril e ficará de quatro a cinco meses fora.
Confira a programação completa do Desafio Super BRA de Basquete:
Local: Ginásio Maracanãzinho, Rio de Janeiro (RJ)
31/07 (Quinta-Feira), às 20 horas – Brasil x Angola (ao vivo no SporTV)
01/08 (Sexta-Feira), às 14 horas – Argentina x Angola (ao vivo no SporTV)
02/08 (Sábado), às 10 horas – Brasil x Argentina (ao vivo na TV Globo e também no SporTV)