#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Primeiro passo

Limeira LIM 93
x
76 Brasília BRA
17
1ºQ
X
14
29
2ºQ
X
23
23
3ºQ
X
22
24
4ºQ
X
17

Ginásio Vô Lucato

22 de abril de 2015

No Ginásio Vô Lucato, Limeira conta com ótimo jogo coletivo, domina Brasília do início ao fim e vence na abertura das quartas de final do NBB 7

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
93
X
76
93
PTS
76
7
A3C
5
27
A2C
23
18
LLC
15
32
RT
25
21
ASS
16

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Atuando em casa, o Winner/Limeira não deu chances ao UniCEUB/BRB/Brasília e largou na frente na série válida pelas quartas de final do NBB 7. Na partida que marcou a abertura da segunda fase dos playoffs, nesta quarta-feira, o time do interior paulista fez valer o mando de quadra e dominou o time candango diante de sua torcida, no Ginásio Vô Lucato e estreou no mata-mata com vitória, por 93 a 76.

Depois de ver os visitantes saírem na frente (7 a 2), Limeira rapidamente reagiu e assumiu a dianteira ainda no primeiro quarto. Depois, a equipe foi gradativamente aumentando a diferença a seu favor e, com muita categoria e intensidade, apagou qualquer tentativa de reação do esquadrão da capital federal. O grande trunfo para a vitória limeirense foi o jogo coletivo e cinco atletas atingiram dígitos duplos na pontuação.

O cestinha da equipe vencedora foi o ala/pivô Chris Hayes, com 16 pontos, seguido pelo ala/armador dominicano Ronald Ramon e o armador Nezinho, ambos com 15 pontos. Responsáveis por 14 e 11 pontos, respectivamente, os alas/pivôs Rafael Mineiro e o ala Matheus Dalla também tiveram boas participações. Do lado do time candango, os cestinhas foram o ala/pivô Giovannoni, com 22 pontos, e o ala norte-americano Kyle LaMonte, responsável por 14 pontos.

“A gente sabia, que além do adversário, teríamos que nos preparar para pegar o ritmo de jogo de novo. Treinamos muito nas últimas semanas e a equipe correu muito bem em quadra. Nosso sistema ofensivo funcionou muito bem, mas o mais importante hoje foi a defesa. Nosso time preza muito pelo coletivo e hoje não foi diferente”, disse Ronald Ramon.

O segundo duelo da série acontecerá na próxima sexta-feira, às 20 horas (de Brasília), novamente sob mando do Limeira. Depois, na próxima segunda-feira (27/04), o confronto irá para a capital federal e as duas equipes farão o terceiro jogo, no Ginásio da Asceb, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

“Fizemos um bom primeiro tempo e o jogo estava equilibrado. Mas nossa defesa deixou a desejar a partir do terceiro quarto. Deixamos eles abrirem e em uma partida de playoff fica muito difícil correr atrás. Não podemos nos abalar com a derrota e já temos que pensar na partida de sexta-feira”, disse o jovem pivô Ronald, do Brasília.

O jogo

As duas equipes mostraram muita intensidade desde os minutos iniciais do duelo. Com um ótimo ritmo dos dois lados da quadra, os visitantes chegaram a abrir 7 a 2 de frente, mas os donos da casa rapidamente se recuperaram. Com destaque para a dupla Nezinho e Hayes, os limeirenses equilibraram o duelo e assumiram a dianteira do placar (13 a 12). Nos minutos finais do primeiro quarto, os erros passaram a aparecer com mais frequência dos dois lados e os paulistas seguiram em vantagem (17 a 14).

Com muita paciência, Limeira conseguiu administrar a liderança por todo o segundo quarto. Vindo do banco de reservas, Dalla apareceu muito, acertou duas bolas de três pontos praticamente seguidas e foi fundamental para a diferença no placar chegar a nove pontos (37 a 28). No embalo de Giovannoni, Brasília esboçou uma reação e baixou a desvantagem (37 a 33). Porém Nezinho tratou de dar tranquilidade aos limeirenses e comandou uma nova arrancada da equipe da casa. No último lance da parcial, Deryk ainda converteu uma belo arremesso no estouro do cronômetro e os comandados de Dedé Barbosa carregaram nove pontos de frente para os vestiários 46 a 37.

O terceiro quarto começou com um duelo particular entre Hayes e Ronald. Com cinco pontos cada, os homens de garrafão lideraram a pontuação de suas equipes logo na volta do intervalo e a diferença no placar seguiu igual (53 a 44). Mas no decorrer do período Limeira deslanchou. Com uma forte defesa e uma ótima produção ofensiva, especialmente com Ramon, autor de sete pontos o time do interior paulista arrancou e chegou a colocar sua vantagem em 16 pontos (65 a 49). Mas, com boas jogadas de Giovannoni e LaMonte, Brasília melhorou nos minutos finais do período e baixou o prejuízo para dez pontos: 69 a 59.

Dois minutos e meio. Foi esse tempo que Limeira precisou para recolocar uma vantagem confortável e apagar a tentativa de reação do Brasília. Ramon converteu sua terceira bola de três pontos no jogo e levou a diferença no placar para 15 pontos (76 a 61). Depois de um pedido de tempo, os candangos até esboçaram que mudariam o rumo da partida, depois de tiros de longa distância convertidos por Arthur e LaMonte. Mas o forte jogo coletivo limeirense seguiu imperando e a equipe confirmou sua vitória com tranquilidade nos minutos finais.