HOJE
Promessa de espetáculo
Por Liga Nacional de Basquete
Donos de elencos bastante homogêneos, Paulistano e Brasília abrem série quartas de final neste sábado, na capital federal, com transmissão ao vivo dos canais SporTV
Duas das maiores potências da atual temporada estarão frente a frente, neste sábado (16/04), para iniciar uma das séries quartas de final do NBB CAIXA. No Ginásio da ASCEB, na capital do país, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Paulistano/Corpore farão o primeiro duelo do confronto que vale vaga na semifinal da competição, às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.
Com 20 vitórias e oito derrotas (71,4% de aproveitamento), o clube alvirrubro terminou a fase de classificação na terceira colocação e conseguiu a vaga direta às quartas de final pelo terceiro ano consecutivo. Do outro lado, os candangos buscaram um lugar no G-4 até a última rodada, mas acabaram a primeira fase no sexto lugar, com 18 triunfos e dez resultados negativos (64,3% de aproveitamento).
+Clique aqui e confira as curiosidades e recordes da história das quartas de final do NBB CAIXA
“Playoff é um outro campeonato que se inicia. A fase de classificação já ficou para trás. É um confronto extremamente equilibrado, e temos que tentar anular os pontos fortes da equipe deles. Precisamos fazer um bom Jogo 1 para depois encararmos a sequência longe do torcedor”, avaliou Jefferson Campos, do Brasília, que defendeu o Paulistano nas três primeiras edições do NBB CAIXA.

Paulistano (3º) e Brasília (6º) farão uma das séries mais esperadas dos playoffs do NBB CAIXA 2015/2016 (Brito Júnior/Divulgação)
Para chegar até as quartas de final pela oitava vez em oito temporadas, a equipe do Distrito Federal passou pelo “caçula” Banrisul/Caxias do Sul, 11º colocado na fase de classificação do NBB CAIXA, nas oitavas de final. Mesmo depois de perder o Jogo 1 fora de casa, os comandados do técnico Bruno Savignani se recuperaram em grande estilo, venceram os três duelos seguintes e fecharam a série em 3 a 1.
“Principal de um playoff é pensar cada momento. Não podemos ficar imaginando o segundo, terceiro jogo. Tem que focar 100% das energias no primeiro duelo, fazer valer nosso mando de quadra para depois tentar mandar um pouco de pressão para cima deles e beliscar uma vitória em São Paulo. O time está bem equilibrado, coeso, bem forte. Ampliamos o jogo para os lados da quadra e isso com certeza vai nos trazer boas possibilidades de avançar”, analisou Bruno Savignani.
Um fato que acentua ainda mais o equilíbrio entre as duas equipes são a homogeneidade dos respectivos elencos. Ambas possuem saem jogando com dois armadores (Dawkins e Valtinho, e Fúlvio e Deryk), um ala de força (Gemerson e Pilar), um ala/pivô chutador (Gruber e Giovannoni), e um pivô de força (Caio Torres e Ronald).
Ainda fazendo parte da rotação, no banco de reservas, Paulistano e Brasília têm um armador de velocidade e explosão (Arthur Pecos e Jefferson Campos), dois pivôs fortes (Toyloy e Guilherme, e Cipolini e Coimbra), e alas pontuadores (Jhonatan contra Arthur e Diego), além de seus terceiros armadores (Victinho e Pureza), e de seus jovens (Mogi contra Luiz).
“Os times podem ter essa homogeneidade, sim, mas nosso time não é igual ao deles. O diferencial será vontade, a garra e a determinação de cada jogador, que pode vir do banco e ajudar o seu time. A série, com certeza, será muito dura, pois o time do Brasília é bem qualificado, mas agora estamos disputando outro campeonato, o que passou já foi e valeu para chegarmos até aqui. Agora precisamos do dobro para seguir em frente e buscar a próxima fase”, comentou Arthur Pecos, do Paulistano.

Brasília, de Giovannoni, bateu o Paulistano nos dois duelos da fase de classificação deste NBB CAIXA (Brito Júnior/Divulgação)
Na atual temporada, o Brasília venceu os dois duelos contra o Paulistano na fase de classificação. No primeiro turno, em São Paulo (SP), a equipe da capital do país contou com grande atuação do garoto Deryk Ramos, autor de 27 pontos, para superar os alvirrubros, por 81 a 75. Já no jogo da volta, na ASCEB, os candangos fizeram valer o fator casa e venceram diante de sua torcida, pelo placar de 81 a 69.
“Dá muita confiança ao time o fato de nosso jogo ter encaixado contra eles. Mas isso foi devido à forma que começamos o jogo, o ritmo e a pressão que exercemos para cima deles. Para a vitória se repetir, vai depender do nosso foco e determinação dentro de quadra”, afirmou o armador Deryk Ramos, do Brasília, que somou média de 19,0 pontos nos dois jogos contra o Paulistano neste NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Confira a programação completa da série entre Paulistano e Brasília:
– Paulistano/Corpore (3º) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (6º)
Jogo 1 – 16/04 (sábado), às 20 horas, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 20/04 (quarta), às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 3 – 22/04 (sexta), às 21 horas, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 4* – 25/04 (segunda), às 21 horas, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
