HOJE
Que Jogo 500!
Por Liga Nacional de Basquete
Jogando fora de casa, Pinheiros vence o Joinville, por 94 a 93, na prorrogação, em partida que celebrou a marca dos 500 Jogos do NBB
Neste domingo, a Liga Nacional de Basquete teve o orgulho de comemorar a marca dos 500 Jogos do NBB. E a partida que foi escolhida para essa comemoração não podia ter sido melhor. Jogando na casa do adversário, o Pinheiros/SKY venceu o Araldite/Univille, por 94 a 93, na prorrogação, e alcançou sua quarta vitória em cinco jogos na competição. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa e Penalty.
Os destaques da partida foram muitos. Pelo Pinheiros, o pivô Bruno Fiorotto anotou um duplo-duplo, de 28 pontos e 15 rebotes, assim como o ala/pivô Olivinha, que marcou 20 pontos e 14 rebotes. O ala Marquinhos também teve um ótimo desempenho, com 25 pontos. Pelo Joinville, o ala/armador Paulinho Boracini foi o cestinha com 29 pontos e o pivô Tiagão também marcou um duplo-duplo, 20 pontos e 15 rebotes.
“Sabíamos que seria um jogo bem difícil. E assim foi. O que prevaleceu, hoje, foi o conjunto do nosso time. Jogamos juntos até o final. Mérito da equipe”, afirmou o Olivinha. “Aqui no nosso time é assim, todo mundo fazendo o melhor e tentando ajudar o outro. E hoje, não foi diferente”, completou.
O time da casa começou com força total, apoiado pela torcida que lotou o ginásio Ivan Rodrigues. O ala/armador Paulinho Boracini comandou o ataque do Joinville, com 12 pontos no primeiro quarto, sendo o principal responsável pela liderança de seu time no início do jogo. No entanto, o Pinheiros explorou bem o jogo no garrafão com os pivôs Fiorotto e Olivinha, que juntos combinaram 19 pontos na etapa inicial, e mantiveram a partida equilibrada (25 a 25).
Equilíbrio foi a palavra do segundo quarto. As duas equipes trocaram a liderança no marcador durante todo o tempo. Paulinho continuou sendo o nome do Joinville, enquanto o armador argentino Juan Pablo Figueroa começou a aparecer pelo lado do Pinheiros. Com um arremesso de 2 pontos da zona morta no último segundo, o pivô Augusto deixou os catarinenses na frente, por 45 a 44, antes do intervalo.
A vantagem era pequena, mas foi importante para dar moral ao time da casa na sequência do jogo. Acertando os arremessos de fora, o Joinville conseguiu ampliar a vantagem. O pivô Tiagão acertou três bolas e o armador André mais duas para deixar a equipe mandante com sete pontos à frente no terceiro quarto (69 a 62).
Logo no primeiro lance do quarto período, Paulinho converteu mais um arremesso de 3 pontos (72 a 62) para levantar a torcida catarinense. Mas, aos poucos, o Pinheiros foi se recuperando na partida. O ala/pivô Olivinha e o pivô Fiorotto dominaram o garrafão e o time paulista empatou tudo (82 a 82).
Com 11 segundos no relógio, os paulistas tinham a posse de bola. O ala Marquinhos bateu para dentro do garrafão, subiu para a bandeja e sofreu falta. O número 11 do Pinheiros acertou ambos os lances livres (84 a 82). Com a posse de bola, o Joinville foi para o ataque, mas André recebeu a falta de Shamell logo na saída de bola. O armador também acertou os dois lances e a partida empatou em 84 a 84. Faltando nove segundos, o Pinheiros ainda teve o arremesso da vitória, mas Marquinhos não converteu.
Na prorrogação, Marquinhos e Bruno Fiorotto, do lado do Pinheiros, e Paulinho, pelo Joinville, chamaram a responsabilidade. Mas a dupla paulista teve mais força, anotando os 10 pontos da equipe no tempo extra e vencendo o confronto.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca