O São José/Unimed está classificado para as quartas de final do NBB 2012/2013. Na noite desta segunda-feira, a equipe do interior paulista venceu o quarto jogo da série de oitavas de final diante do Icatu/Minas, por 75 a 59, e fechou o confronto em três a um.

Depois de três partidas muito equilibradas, a equipe do Vale do Paraíba mostrou muita segurança e conseguiu fechar a série com tranquilidade, mesmo atuando fora de casa, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG).

Os destaques individuais ficaram por conta do pivô Murilo, que cravou um duplo-duplo, com 21 pontos e 11 rebotes, e do ala/pivô Jefferson, autor de 18 pontos. Outra atuaçãodo São José que merece destaque foi a do armador Fúlvio, que ficou muito próximo de anotar dois dígitos em dois fundamentos, ao registrar oito pontos e nove assistências. Pelo lado mineiro, o cestinha foi o ala Betinho, responsável por 16 tentos.

Agora, o esquadrão comandado pelo técnico Régis Marrelli terá que aguardar o desfecho da série entre Winner/Kabum Limeira e Pinheiros/SKYpara conhecer seu adversário nas quartas. Caso os limeirenses avancem, o adversário dos atuais vice-campeões do NBB será o Unitri/Universo, enquanto que se o time pinheirense se classificar, o São José reeditará a final da última temporada com o Uniceub/BRB/Brasília.

Com uma excelente produção ofensiva, o time paulista não demorou para abrir vantagem no placar. Sempre orquestrado por Fúlvio, o esquadrão comandado por Régis Marrelli contou com bons lances do trio Laws, Dedé e Murilo para fechar o primeiro quarto com uma diferença de 11 pontos a seu favor: 20 a 9.

Depois da boa primeira parcial, os joseenses começaram o segundo período “a mil por hora” e chegaram a abrir 16 pontos de frente (27 a 11). O prejuízo no placar não fez com que o time mineiro se abatesse e a equipe conseguiu uma incrível reação. Liderado por boas jogadas do ala Betinho, o clube da capital mineira encaixou uma sequência de 16 a 0 e empatou a partida em 27 a 27.

Porém, nos minutos finais da primeira metade do jogo, os atuais vice-campeões do NBB voltaram a subir de produção e conseguiram levar o duelo para o intervalo com seis pontos de vantagem: 34 a 28.

Os anfitriões voltaram dos vestiários com tudo e chegaram a dar mostras de que equilibrariam o placar novamente. Mas, do outro lado, a dupla Jefferson e Murilo tratou de manter o time visitante em vantagem. Sem titubear, o São José mostrou segurança para não só administrar a vantagem a seu favor, como também aumentá-la para 13 pontos (58 a 45) ao final do terceiro quarto.

O ótimo final de terceira parcial trouxe tranquilidade ao time paulista no período decisivo. Desta maneira, a equipe seguiu atuando com muita tranquilidade, não deu chances ao adversário e ainda conseguiu ampliar ainda mais sua vantagem no placar.

Confira todos os resultados da série:

(7º) São José/Unimed 3 x 1 Icatu/Minas (10º)
16/04 – Icatu/Minas 70 x 68 São José/Unimed
19/04 – São José/Unimed 61 x 60 Icatu/Minas
20/04 – São José/Unimed 67 x 64 Icatu/Minas
22/04 – Icatu/Minas 59 x 75 São José/Unimed