#JOGAJUNTO

Rio 2016

Queda dolorida!

15-08-2016 | 08:53
Por Liga Nacional de Basquete

Dominando o jogo desde o início, Espanha supera Argentina com tranquilidade, se classifica às quartas e elimina Seleção Brasileira dos Jogos Olímpicos

Espanha, do pivô Pau Gasol, avançou às quartas de final e eliminou o Brasil da disputa (FIBA/Divulgação)

Espanha, do pivô Pau Gasol, avançou às quartas de final e eliminou o Brasil da disputa (FIBA/Divulgação)

Após vencer a Nigéria, a Seleção Brasileira precisava torcer por uma vitória da Argentina sobre a Espanha para se classificar às quartas de final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Mas a torcida verde-amarela não adiantou. Dominando o jogo desde o início, os espanhóis venceram por 92 a 73, garantiram vaga na próxima fase e eliminaram os brasileiros da disputa.

Põe na conta: Esta foi a terceira vitória da equipe espanhola em cinco jogos disputados no Grupo B, mesma campanha conquistada pelo esquadrão argentino e também por Croácia e Lituânia. O desempate veio pelo confronto direto e os croatas ficaram na liderança, seguidos por Espanha, Argentina e Lituânia.

Confrontos definidos: O adversário da Espanha nas quartas de final será a França e mais uma vez os dois países protagonizarão um jogo decisivo em uma grande competição. Já a Argentina desafiará os Estados Unidos. Todos os jogos das quartas acontecerão nesta quarta-feira (17/08).

Chamou a responsa: Após atuações discretas nas quatro primeiras partidas, o ala Rudy Fernández foi o grande destaque da vitória espanhola nesta segunda. Apresentando ótimo aproveitamento nos arremessos, o ala marcou foi o cestinha do jogo, com 23 pontos, e ainda apanhou sete rebotes.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Espanha e Argentina

Sempre decisivo: Principal jogador do elenco da Espanha, o pivô Pau Gasol foi outro personagem fundamental para o êxito dos europeus. Dominante no garrafão, o agora jogador do San Antonio Spurs finalizou a partida com um duplo-duplo de 19 pontos e 13 rebotes.

Rudy Fernandez teve grande atuação e comandou o ataque espanhol diante dos argentinos (FIBA/Divulgação)

Rudy Fernandez teve grande atuação e comandou o ataque espanhol diante dos argentinos (FIBA/Divulgação)

Que diferença! Destaques da vitória argentina sobre o Brasil, ao somarem 70 pontos, Campazzo e Nocioni tiveram atuações discretas nesta segunda e totalizaram apenas 16 pontos juntos, sendo dez do armador e seis do ala/pivô. O cestinha argentino foi Nico Laprovittola, com 21 pontos.

Só deu Espanha: Com um ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra, principalmente nas bolas de três pontos – foram cinco acertos de longa distância –, os espanhóis dominaram completamente o primeiro quarto. Do outro lado, com desempenho irregular, a Argentina nada pôde fazer para impedir que a liderança dos europeus chegasse aos dez pontos (25 a 15).

Melhora argentina: No segundo quarto, os Hermanos passaram a explorar mais o jogo interno e melhorou seu desempenho. Só que a Espanha também manteve a alta produção ofensiva e a diferença no placar seguiu em dígitos duplos. Após vitória parcial dos europeus por 23 a 20, o jogo chegou ao intervalo com os times separados por 13 pontos (48 a 35).

Chegou a casa dos 20: Durante o terceiro quarto, a Espanha chegou a ampliar sua vantagem para 21 pontos (63 a 42). No entanto, a Argentina conseguiu boas jogadas no final da parcial e diminuiu o prejuízo para 14 pontos antes do início da parcial final (71 a 57).

Sem chance: A Argentina até esboçou reagir e colocar fogo no jogo. No entanto, Pau Gasol e Rudy Fernandez seguiram atuando em altíssimo nível e jogaram um “balde de água fria” em toda e qualquer tentativa de reação dos argentinos. Nos minutos finais, a diferença no placar subiu ainda mais.

Destaque contra o Brasil, Nocioni pouco produziu diante da Espanha (FIBA/Divulgação)

Destaque contra o Brasil, Nocioni pouco produziu diante da Espanha (FIBA/Divulgação)