#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quem passa à frente?

14-05-2015 | 05:56
Por Liga Nacional de Basquete

Após dois jogos no interior paulista e uma vitória para cada lado, Bauru e Mogi desempatam série semifinal nesta sexta-feira, com transmissão ao vivo do SporTV

Alex Garcia, do Bauru, e Shamell, do Mogi

Depois de duas partidas no Panela de Pressão e uma vitória para cada lado, as duas equipes agora se enfrentam no Hugo Ramos (Henrique Costa/Bauru Basket)

Após dois no interior do Estado de São Paulo (SP), o equilíbrio prevalece no playoff semifinal do NBB 7 entre Paschoalotto/Bauru e Mogi das Cruzes/Helbor. Empatados, cada um com uma vitória, as duas equipes desigualarão a série nesta sexta-feira (15/05), no Ginásio Professor Hugo Ramos, no Alto Tietê, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.

Quem largou na frente na disputa por uma vaga na decisão da sétima edição do maior campeonato do país foi o Mogi, que mesmo atuando como visitante, não se intimidou e levou a melhor sobre os líderes da fase de classificação no Panela de Pressão, por 81 a 73. Depois, os bauruenses deram o troco e, depois de deixar escapar uma vantagem de 18 pontos, contou com arremesso de 3 pontos decisivo de Ricardo Fischer para vencer o Jogo 2, por 84 a 81.

“Sabemos que a série será disputada. Agora temos dois jogos diante da nossa torcida. Será difícil do mesmo jeito, independente de estar jogando em casa, mas vamos trabalhar ao máximo para fechar a série lá. Nosso trabalho coletivo vem funcionando bem, e isso precisa se repetir nos próximos jogos para tentarmos buscar as vitórias, além, é claro, da força da nossa torcida maravilhosa, que esteve presente no último jogo em Bauru. Esse empurrão também precisa se repetir”, avaliou o ala mogiano Jimmy.

Com o triunfo na partida de abertura da série como visitante, o Mogi das Cruzes quebrou um jejum de vitórias sobre o Bauru na atual temporada, no qual os mogianos haviam perdido todos os seis jogos que disputaram contra os bauruenses antes do presente confronto semifinal – dois no Campeonato Paulista 2014, dois na Liga Sul-Americana 2014 e dois na fase de classificação do NBB 7. Além disso, foi a primeira vez que o time do Alto Tietê bateu o Bauru como visitante em toda a história.

Elinho, do Mogi, e Murilo, do Bauru

O Mogi venceu o 1º jogo da série, porém no 2º duelo o Bauru fez valer o mando de quadra e empatou a série semifinal em 1 a 1 (Henrique Costa/Bauru Basket)

Depois da derrota na largada do playoff semifinal, a agremiação cidade de Bauru está em busca da virada na série para ir à sua primeira Final de NBB na história. Em todas as outras seis edições anteriores do nacional, quatro dos 12 confrontos de semifinal foram vencidos pelo time que perdeu o primeiro jogo. E os bauruenses também têm uma escrita a manter: nunca em todas as edições do NBB um líder da fase de classificação ficou de fora da decisão.

“A série está muito equilibrada e precisamos devolver a vitória sofrida em casa para garantir o último jogo em casa. Estamos muito focados e conversamos bastante sobre o jogo de amanhã, sabemos o que temos que fazer e vamos dar nosso melhor”, garantiu o pivô Rafael Hettsheimeir.

Tanto Bauru como Mogi vivem a experiência da semifinal pela segunda vez em suas histórias. A equipe do técnico Guerrinha disputou a vaga na decisão do NBB 5, mas acabou “varrido” pelo Unitri/Magazine Luiza (3 a 0). Já os mogianos chegaram à semifinal da temporada passada do NBB vindo de uma caminhada histórica, quando se tornou o primeiro 12º colocado na fase de classificação a vencer não só uma, mas duas séries de playoff. No fim, os comandados de Paco García foram eliminados pelo atual bicampeão Flamengo, por 3 a 1.

“Estamos corrigindo os detalhes, como rebote ofensivo, bola perdida. A gente não pode errar porque eles aproveitam cada bola. E este um jogo chave, como se fosse o melhor de três ao invés de melhor de cinco, mas nós vamos jogar em frente à nossa torcida, com casa cheia. Com a recuperação que tivemos no último jogo, ganhamos confiança, principalmente no nosso banco, e mostramos a nossa força. Nós somos um time completo!”, afirmou o técnico Paco Garcia, do Mogi.

Larry, do Bauru, e Elinho, do Mogi

O Bauru venceu o Mogi por 19 pontos de diferença no duelo do primeiro turno realizado no Hugo Ramos (Cleomar Macedo/Divulgação)

Depois da realização do Jogo 3, as duas equipes voltarão a se enfrentar no domingo (17/05), novamente no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), às 13 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Caso a igualdade persista e a série vá para o Jogo 5, um dos finalistas do NBB 7 será definido na quarta-feira (20/05), no Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19h30, também ao vivo no Canal Campeão.

“São jogos com placar muito próximo, então, a decisão não está no próprio jogo, mas em pequenos detalhes. Nós conseguimos 81 pontos nos dois jogos. A diferença é que eles fizeram 11 pontos a mais do que no primeiro jogo por causa de pequenos detalhes, como uma bola perdida, um rebote perdido, uma situação. Mas isso é o que faz a diferença. Sabemos que Bauru é uma equipe com tanta qualidade que não dá para cobrir tudo. Se você tira de um, aí aparece outro. Temos que ter cuidado porque essa é a principal dificuldade”, analisou o comandante mogiano.

Confira o calendário completo da série semifinal entre Bauru (1º) e Mogi (4º):

Jogo 1 – Bauru 73 x 81 Mogi das Cruzes
Jogo 2 – Bauru 84 x 81 Mogi das Cruzes
Jogo 3 – 15/05 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 17/05 (domingo), às 13 horas, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 20/05 (quarta-feira), às 19h30 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – ao vivo no SporTV

* Se necessário