#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Saiu por cima!

Fortaleza B. C. / CFO FOR 76
x
82 Macaé Basquete MAC
15
1ºQ
X
23
20
2ºQ
X
13
17
3ºQ
X
25
24
4ºQ
X
21

Ginásio Paulo Sarasate

17 de março de 2015

Em confronto direto por lugar nos playoffs do NBB, Macaé se impõe fora de casa, vence Basquete Cearense de maneira emocionante e fica com a 12ª posição

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
76
X
82
76
PTS
82
9
A3C
3
19
A2C
31
11
LLC
11
27
RT
35
18
ASS
15

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Basquete Cearense e Macaé entraram em quadra nesta terça-feira lutando por um objetivo em comum: a 12ª posição, última que dá vaga nos playoffs do NBB 7, que antes da rodada estava nas mãos dos macaenses. E assim permaneceu. Em pleno Ginásio Paulo Sarasate, a equipe do técnico Léo Costa se impôs e venceu o confronto direto em Fortaleza (CE), pelo placar de 82 a 76.

Com o excelente resultado, a equipe de Macaé chegou ao seu nono triunfo em 25 partidas na atual temporada do NBB (36% de aproveitamento) e se manteve dentro da zona de classificação às Finais do campeonato nacional. Por sua vez, o clube nordestino permanece em 13º, agora com campanha de oito êxitos em 27 oportunidades (29,6% de aproveitamento).

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Para sair de quadra com o importante triunfo em solo nordestino, o esquadrão macaense contou com grande atuação do ala Eddy, responsável por 20 pontos, junto do pivô dominiquês Otis George, com 18 pontos, sendo 14 deles no segundo tempo, do armador norte-americano Jamaal Smith, com 17 pontos, e do ala/pivô João Phylippe, com 12 pontos e oito rebotes.

“Quero agradecer ao pessoal de Macaé que ficou torcendo por nós. Treinamos forte nessas três semanas para conseguir esse resultado. Esse foi um jogo diferente, um jogo decisivo e com sabor especial. Foi importantíssimo e conseguimos sair com a vitória”, destacou o cestinha macaense na partida, Eddy.

Mas a principal missão do Macaé foi tentar brecar o grande desempenho do ala norte-americano Rashaun, do Basquete Cearense, que viveu uma noite inspirada e registrou 30 pontos, sendo 13 deles no último quarto. Quem também apareceu bem pela equipe do técnico Alberto Bial foi o armador Davi e o ala/pivô Andrezão, ambos com 11 pontos.

Agora, o Macaé, que não vencia há quatro rodadas, terá como próximo adversário o UniCEUB/BRB/Brasília, na quinta-feira (19/03), no Ginásio da ASCEB, na capital federal, às 20 horas. Um pouco mais cedo, às 19 horas (de Brasília), o Basquete Cearense mede forças com o Flamengo, novamente no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da temporada 2014/2015 do NBB

O jogo

O Basquete começou a partida de maneira alucinante, sem dar chances ao Macaé e abrindo logo 10 a 2 nos primeiros minutos. Aos poucos, os visitantes foram se acertando e, com uma corrida de 15 a 4, não só se recuperou no jogo como virou o jogo para 15 a 14. Depois de reequilibrar o confronto, o time do Estado do Rio de Janeiro seguiu com superioridade, estendeu sua sequência de pontos e fechou o primeiro quarto com oito pontos de frente, placar de 23 a 15.

Os nordestinos entraram mais ligados no segundo quarto e começaram o período com uma sequência de 14 a 6, o que deixou o jogo empatado próximo a metade da parcial (29 a 29). Apesar da pressão, os macaenses souberam se portar bem em quadra e fecharam a primeira metade de partida na frente, por placar de 37 a 36.

Mas o Macaé voltou a ter ampla superioridade em quadra no terceiro período e chegou a colocar dez pontos de frente logo no início da parcial (49 a 39). Com boa participação do pivô dominiquês Otis George, autor de oito pontos, a equipe comandada pelo técnico Léo Costa seguiu com boa vantagem e caminhou para os dez minutos finais do confronto com nove pontos de frente: 61 a 52.

Com uma sequência de 9 a 2 logo nos primeiros minutos da parcial final, o Basquete Cearense voltou para o jogo e reduziu o prejuízo para apenas dois pontos na metade do período (63 a 61). Mas Eddy chamou a responsabilidade e anotou quatro pontos seguidos para deixar os macaenses com mais tranquilidade na reta final da partida (67 a 61). Tranquilidade? Não mesmo.

Os donos da casa voltaram a encostar no placar e, sob o comando de Rashaun, autor de 13 pontos no último quarto, cortaram a diferença para apenas um ponto antes de entrar no minuto final e deixaram o confronto totalmente aberto (71 a 70). O ala/pivô do time macaense João Phylippe fez uma bola de 2 pontos que deixou sua vantagem em três pontos, mas Davi logo acertou dois lances livres que retornaram para um tento a margem entre os dois times, isso com 52 segundos no relógio.

Mas com 38 segundos para acabar o duelo, o pivô Otis George acertou uma linda bola para 3 pontos e deixou o Macaé com quatro pontos de frente (76 a 72). Novamente dando esperanças ao Basquete Cearense, Davi acertou nova bandeja que deixou o time da casa com chances de conseguir uma virada, com 30 segundos para o apagar das luzes (76 a 74).

Ainda tinha muito para acontecer. O norte-americano Jamaal Smith foi para a linha dos lances livres e teve a chance de devolver ao Macaé a vantagem de quatro pontos. Converteu somente o primeiro (77 a 74), e o segundo ficou nas mãos de Rashaun. No entanto, o ala da equipe nordestina Fernando Fischer teve sua carteira batida pelo ala/pivô Fernando Mineiro e o ataque terminou em bandeja de Jamaal a nove segundos do fim (79 a 74).

Neste momento, o jogo já estava praticamente garantido para o Macaé, que mostrou frieza para converter os lances livres que lhes foram concedidos nos segundos finais por conta das faltas forçadas do time cearense e confirmou seu heroico e importantíssimo triunfo em solo nordestino, pelo placar final de 82 a 76.