#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sangue frio

Sesi Franca FRA 67
x
80 Paulistano CAP
25
1ºQ
X
14
12
2ºQ
X
23
13
3ºQ
X
21
17
4ºQ
X
22

Ginásio Pedrocão

6 de maio de 2017
Por

Com mais de cinco mil pessoas no Pedrocão, Paulistano vira para cima do Franca, vence Jogo 5 e avança às semifinais do NBB CAIXA

DOCUMENTOS:
Súmula
67
X
80
67
PTS
80
7
A3C
9
16
A2C
20
14
LLC
13
30
RT
40
11
ASS
12

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

A juventude do Paulistano/Corpore está nas semifinais do NBB CAIXA 2016/2017. Sem se intimidar com as mais de cinco mil pessoas que compareceram ao Ginásio do Pedrocão neste sábado (06/05), o clube da capital paulista venceu o Jogo 5 contra o Franca Basquete, de virada, por 80 a 67, e cravou seu lugar entre os quatro melhores do maior campeonato de basquete do país.

Virada monstra: Os minutos inicias da partida foram completamente favoráveis ao Franca e a vantagem dos donos da casa chegou a 14 pontos (22 a 8) durante o primeiro quarto. Sem se intimidar, o Paulistano empatou o jogo no segundo período (37 a 37) e, no segundo tempo, foi completamente dominante para garantir a expressiva vitória em solo francano.

E agora? O rival do Paulistano nas semifinais será o Universo/Vitória. O primeiro jogo da série acontece nesta terça-feira (09/05), às 19h30, em Salvador, ao vivo no SporTV. Depois, o time paulista fará as duas próximas partidas em casa, sexta e domingo, respectivamente.

O cara: Lucas Dias comandou a vitória do Paulistano no Pedrocão e deixou a quadra com um duplo-duplo de 20 pontos e dez rebotes. O ala de 21 anos brilhou especialmente no último quarto, em que acertou três bolas de três pontos e acabou com as chances de reação do Franca.

Fala aí: “Começamos o jogo muito apáticos, mas aos poucos as coisas foram se acertando e o papel do Gustavo (De Conti) foi fundamental nisso. Ele conversou com todos e foi nos passando tranquilidade. Ficamos muito abatidos depois do Jogo 4 e não queríamos que as coisas acontecem igual hoje. Tivemos muita coragem e mostramos nossa qualidade para vencer aqui no Pedrocão hoje”, disse Lucas.

Contribuições valiosas: Outros três jogadores foram fundamentais para o triunfo dos visitantes. Com grande atuação no garrafão, Renato marcou 14 pontos e ainda apanhou nove rebotes. Já os armadores Georginho e Yago deixaram a quadra com 12 pontos cada.

Mudou o jogo: Vindo do banco logo no primeiro quarto quando Franca vencia por 15 a 2, Yago foi fundamental para a reação do Paulistano. Com direito a duas bolas de três pontos em contra-ataques, o garoto de 18 anos mudou o cenário da partida e o clube da capital paulista passou a dominar as ações.

Diferente e eficiente: Durante toda a partida, o Paulistano exerceu uma defesa por zona, algo pouco utilizado pelo técnico Gustavo De Conti durante a temporada. No entanto, a “novidade” funcionou muito bem e o ataque francano teve sua pior produção em toda a série.

Fala aí: “Não marcamos por zona praticamente em nenhum momento desta temporada, mas foi uma aposta que deu certo hoje. A defesa por zona não força o erro, e sim espera o erro do adversário. Sabíamos que Franca poderia sentir a pressão de jogar em casa para fechar a série, assim como sentimos no Jogo 4, e a intenção da nossa defesa era essa mesmo”, analisou o técnico Gustavo De Conti.

Sempre Paulistano! Com a vitória neste sábado, o clube da capital paulista continua invicto em Jogos 5 na história dos playoffs do NBB CAIXA. Esta foi a quinta vez em que a equipe disputou e venceu uma partida decisiva da fase de mata-mata.

Novamente na semi: O Paulistano está nas semifinais do NBB CAIXA pela segunda vez na história. A primeira foi na temporada 2013/2014, quando a equipe enfrentou e venceu o São José para chegar à grande decisão naquela ocasião.

Eles tentaram: Os destaques na Franca na partida ficaram por conta dos armadores Coelho e Alexey, que marcaram 16 pontos cada. Ora separada e outras vezes lado a lado, a dupla de armadores comandou as ações do time do interior na partida. Juntos, os dois jogadores ainda somaram sete assistências.

De novo arrasador: Assim como na última partida da série, Franca começou a partida em um ritmo alucinante. Em menos de três minutos, a equipe abriu 10 a 2 e obrigou o técnico rival Gustavinho a pedir tempo. Ao longo da parcial, o Paulistano até melhorou seu desempenho, muito por conta da entrada do garoto Yago, mas o time da casa seguiu atuando com muita tranquilidade e fechou o primeiro quarto com 11 pontos de frente (25 a 14).

Mudou de lado: O domínio do segundo quarto foi todo do Paulistano. Com sua defesa funcionando muito bem, a equipe visitante forçou os francanos a sete erros na parcial e conseguiu pontuar diversas vezes em contra-ataques. E foi justamente com uma bandeja de Renato após erro do ataque de Franca que o clube da capital empatou o jogo praticamente no estouro do cronômetro (37 a 37).

Do mesmo jeito: A pausa para o intervalo não esfriou o bom momento do Paulistano e a equipe mandou no terceiro período. Ainda com sua defesa impondo muitas dificuldades ao ataque francano, a equipe ainda contou com grandes participações de Lucas Dias e Renato do outro lado da quadra para vencer a parcial por 21 a 13 e chegar ao último quarto com oito pontos de frente (58 a 50).

Nada de reação: O Paulistano manteve a tranquilidade durante toda a parcial final para vencer. No embalo de sua torcida, Franca lutou até o fim, mas os visitantes seguiram atuando com muita calma e seguraram a diferença no placar. Lucas Dias foi cirúrgico com três bolas de três pontos no período e a equipe da capital não deu chances aos rivais.