#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas / NBB Caixa

São eles!

04-02-2014 | 01:55
Por Liga Nacional de Basquete

Após votação, elencos de NBB Brasil e NBB Mundo para Jogo das Estrelas 2014 são divulgados; Laprovittola, do Flamengo, e Alex, do Brasília, foram os mais lembrados

Novamente sob o comando de José Neto, equipe brasileira contará com atletas de seis equipes diferentes  do NBB para este ano (Arte/LNB)

Novamente sob o comando de José Neto, equipe brasileira contará com atletas de seis equipes diferentes do NBB para este ano (Arte/LNB)

Os 24 jogadores que entrarão em quadra na edição de 2014 do Jogo das Estrelas do NBB estão definidos. Nesta terça-feira, a Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou os elencos de NBB Brasil e NBB Mundo para a partida festiva, que será realizada no dia 22 de fevereiro (sábado), às 10 horas (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, com transmissão ao vivo para todo o Brasil através da TV Globo.

Para definir os atletas que participarão do jogo em solo cearense foi realizada uma votação com técnicos e capitães de todas as 17 equipes que disputam a atual temporada do NBB e também com a presença da imprensa especializada e de personalidades do basquete brasileiro. Cada categoria de eleitores teve um peso diferente atribuído: os votos dos técnicos representaram 50% do resultado final, os dos capitães 20%, enquanto que os da imprensa e personalidades somaram 30%.

O jogador mais lembrado de toda a votação foi o argentino Nicolás Laprovittola, do Flamengo. Com 62 votos no total, o armador liderou a eleição do NBB Mundo, seguido pelo pivô norte-americano Jerome Meyinsse, seu companheiro de time, que recebeu 58 indicações. Por sua vez, o NBB Brasil teve como atleta mais votado o ala Alex, do UniCEUB/BRB/Brasília e MVP (jogador mais valioso) da última edição do Jogo das Estrelas, com 49 lembranças.

Estreante no NBB, Laprovittola foi o jogador mais votado para o Jogo das Estrelas 2014 (Orlando Bento/Divulgação)

Estreante no NBB, Laprovittola foi o jogador mais votado para o Jogo das Estrelas 2014 (Orlando Bento/Divulgação)

Pelo lado do time brasileiro, três atletas debutarão no Jogo das Estrelas este ano. Jovens destaques de Paschoalotto/Bauru e Vivo/Franca, respectivamente, Ricardo Fischer, de 22 anos, e Léo Meindl, de 20 anos, estrearão na partida festiva. Junto da dupla, o também francano Paulão Prestes, que está em sua segunda temporada do NBB, foi indicado para a equipe nacional pela primeira vez.

Enquanto isso, a equipe de “gringos” terá cinco atletas estreantes, sendo que todos eles estão atuando pelo primeiro na competição nacional. São eles : Laprovittola, Espinoza (Macaé Basquete), Meyinsse (Flamengo), Goree (UniCEUB/BRB/Brasília) e DeVon Hardin (SKY/Basquete Cearense).

Rivais última final do NBB, Olivinha e Cipolini atuarão lado a lado no NBB Brasil (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Rivais última final do NBB, Olivinha e Cipolini atuarão lado a lado no NBB Brasil (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Com quatro indicados cada, Brasília e Flamengo, únicos campeões do NBB na história, serão as equipe com mais representantes no Jogo das Estrelas 2014. Por sua vez, Uberlândia,o vice-campeão da  última temporada do maior campeonato de basquete do país, terá três atletas na partida festiva deste ano.

Além de contemplar os 12 jogadores de cada uma das equipes, a votação também definiu os técnicos que comandarão os times dos melhores brasileiros e dos melhores estrangeiros do maior campeonato de basquete do país. Com 47 votos, o atual campeão do NBB, José Neto, do Flamengo, foi o mais votado e dirigirá o NBB Brasil. Enquanto isso, Gustavo De Conti, do Paulistano/Unimed, recebeu 40 indicações, foi o segundo mais lembrado e participará do Jogo das Estrelas pela primeira vez na história, no comando do NBB Mundo.

Para completar as comissões técnicas, os treinadores que terminaram a votação entre o terceiro e sexto lugares serão os assistentes. Sendo assim, o argentino Sergio Hernandez, do UniCEUB/BRB/Brasília, (terceiro mais votado) e Léo Costa, do Macaé Basquete, (sexto mais votado) auxiliarão De Conti no NBB Mundo, enquanto que Demétrius, do Winner/Kabum/Limeira, e Alberto Bial, do SKY/Basquete Cearense, quarto e quinto mais lembrados da lista, ajudarão Neto no comando do NBB Brasil.

Depois de todos os 24 atletas e os técnicos serem escolhidos em votação restrita será a vez do público decidir quem serão os titulares do Jogo das Estrelas 2014. A partir da próxima sexta-feira (07/02) será aberta uma eleição popular para serem definidos os quintetos iniciais de NBB Brasil e NBB Mundo para a partida festiva.

Além do técnico Gustavo De Conti, time estrangeiro terá outros cinco estreantes (Arte/LNB)

Além do técnico Gustavo De Conti, time estrangeiro terá outros cinco estreantes em Jogos das Estrelas (Arte/LNB)

Confira a lista completa dos 24 jogadores escolhidos:

– NBB Brasil

MVP do último Jogo das Estrelas, Alex liderou a votação do NBB Brasil (João Pires/LNB)

MVP do último Jogo das Estrelas, Alex liderou a votação do NBB Brasil (João Pires/LNB)

Armadores:
Valtinho – Unitri/Magazine Luiza
Nezinho – UniCEUB/BRB/Brasília
Ricardo Fischer – Paschoalotto/Bauru

Alas:
Alex – Uniceub/BRB/Brasília
Marcelinho  – Flamengo
Léo Meindl – Vivo/Franca

Alas/pivôs:
Jefferson William – São José/Unimed
Olivinha – Flamengo
Guilherme Giovannoni – UniCEUB/BRB/Brasília

Pivôs:
Cipolini – Unitri/Magazine Luiza
Paulão Prestes – Vivo/Franca
Murilo – Paschoalotto/Bauru

– NBB Mundo

Shamell é o único estrangeiro que nunca ficou de fora do Jogo das Estrelas (Divulgação)

Shamell é o único estrangeiro que nunca ficou de fora do Jogo das Estrelas (Divulgação)


Armadores:
Nicolás Laprovittola (Argentina) – Flamengo
Joe Smith (Estados Unidos) – Pinheiros/SKY
Kenny Dawkins (Estados Unidos) – Paulistano/Unimed

Alas:
Robert Day (Estados Unidos) – Unitri/Magazine Luiza
David Jackson (Estados Unidos) – Winner/Kabum/Limeira
Desmond Holloway (Estados Unidos) – Paulistano/Unimed
Shamell (Estados Unidos) – Pinheiros/SKY

Alas/pivôs:
Pablo Espinoza (Argentina) – Macaé Basquete
Tyrone Curnell (Estados Unidos) – Palmeiras/Meltex

Pivôs:
Jerome Meyinsse (Estados Unidos) – Flamengo
Marcus Goree (Estados Unidos) – UniCEUB/BRB/Brasília
DeVon Hardin (Estados Unidos) – SKY/Basquete Cearense

Também receberam votos para o NBB Brasil: Duda Machado (Macaé Basquete), Larry Taylor (Paschoalotto/Bauru), Audrei (Unitri/Magazine Luiza), Caio Torres (São José/Unimed), Arthur (UniCEUB/BRB/Brasília), Betinho (Minas Tênis Clube), Gegê (Flamengo), Bruno Caboclo (Pinheiros/SKY), Pilar (Paulistano/Unimed), Bruno Fiorotto (Winner/Kabum/Limeira), Diego (Universo/Goiânia), Rafael Mineiro (Pinheiros/SKY), Daniel Alemão (Mogi das Cruzes/Helbor), Hélio (Winner/Kabum/Limeira), Isaac (UniCEUB/BRB/Brasília), Renato Carbonari (Paulistano/Unimed), Dedé (São José/Unimed), Felipe Ribeiro (SKY/Basquete Cearense), Lucas Mariano (Vivo/Franca), Shilton (Flamengo), Elinho (Minas Tênis Clube), Lucas Tischer (Paschoalotto/Bauru), Gui Deodato (Paschoalotto/Bauru), Morro (Pinheiros/SKY), Neto (Palmeiras/Meltex), Ronald (UniCEUB/BRB/Brasília), André Goés (SKY/Basquete Cearense), Bábby (Pinheiros/SKY), Cristiano Felício (Flamengo), Eddy (Espírito Santo Basquete), Fernando Fischer (Paschoalotto/Bauru), Gruber (Unitri/Magazine Luiza), Marcus Toledo (Mogi das Cruzes/Helbor), Marquinhos (Flamengo), Tavernari (Pinheiros/SKY), Teichmann (Winner/Kabum/Limeira), Thomas Gherke (Mogi das Cruzes/Helbor) e Tiagão (Palmeiras/Meltex)

Também receberam votos para o NBB Mundo: Jeff Agba (Mogi das Cruzes/Helbor), Ed Nelson (São José/Unimed), Martín Osimani (UniCEUB/BRB/Brasília), Taboada (Universo/Goiânia), Manny Quezada (São José/Unimed), Brandon Brown (SKY/Basquete Cearense), Fabián Barrios (Paschoalotto/Bauru), Ronald Ramon (Winner/Kabum/Limeira), Figueroa (Vivo/Franca), Wiggins (Palmeiras/Meltex), Jason Smith (Mogi das Cruzes/Helbor), Andre Laws (São José/Unimed), Rashad McCants (Unitri/Magazine Luiza) e Rashaun (Espírito Santo Basquete)