HOJE
Seleção da Semana
Por Liga Nacional de Basquete
Confira quais foram os grandes destaques individuais da 3ª e 4ª semanas do NBB CAIXA 2017/2018
Por conta dos jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo, o NBB CAIXA teve duas semanas com poucos jogos. Apenas nove partidas agitaram a competição entre os dias 22/11 e 02/12, nas semanas #3 e #4. Mas isso não quer dizer que a emoção foi menor.
Confira quais foram os seis atletas escolhidos para integrar a Seleção da Semana e não deixe de palpitar nas redes sociais. Vale lembrar que esta é uma escolha dos editores do site da LNB com o intuito de promover o NBB CAIXA e não necessariamente reflete a opinião oficial da entidade.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
1 – Gegê (Minas Tênis Clube)
Marcou 14 pontos, seis rebotes, seis assistências e a bola da vitória do Minas sobre o Caxias
A semana do armador do Minas Tênis Clube se resume a uma das atuações mais decisivas da temporada até o momento, diante do Banrisul/Caxias Basquete, no único jogo de sua equipe na semana. Com quatro segundos para o fim do último período, Gegê recebeu a bola no fundo de quadra e sofreu falta no ato do arremesso. Sem titubear, o armador acertou os três lances livres e levou o jogo para a prorrogação.
Já no tempo extra, restando 23 segundos para o fim, o time gaúcho vencia por um ponto (84 a 83) e Gegê chamou a responsabilidade. Após assistência de Roquemore, o camisa 19 converteu arremesso de três pontos e deu números finais ao jogo (86 a 84). Herói da vitória mineira, Gegê totalizou 14 pontos e ainda somou seis assistências e seis rebotes.
2 – Léo Meindl (Sesi/Franca Basquete) – Dono da Bola
Marcou 25 pontos, seis rebotes, quatro assistências e 27 de eficiência na vitória do Franca sobre Bauru
Recorde pessoal igualado, atuação de gala no último quarto e virada sobre o atual campeão. Assim pode ser definido o desempenho de Léo Meindl na única partida do Franca nesta semana. Diante do Sendi/Bauru Basket, a equipe do técnico Helinho Garcia contou com grande participação do camisa 23 para vencer os rivais por 87 a 83.
Depois de marcar apenas nos dois pontos no primeiro tempo, Léo liderou a reação francana e marcou 23 pontos na segunda metade da partida. Só no últimi quarto, o ala de 24 anos marcou 13 pontos, com apenas um arremesso de quadra errado. No final das contas, o jogador igualou seu recorde pessoal no NBB CAIXA com 25 pontos anotados e ainda pegou seis rebotes e deu quatro assistências para totalizar 27 de eficiência.
Confira os lances de Léo Meindl na vitória francana sobre Bauru:
Léo Meindl foi o cara da partida na tarde deste sábado de #NBBnaBand! Com 25 pontos, 6 rebotes e 4 assistências, o cestinha liderou o @francaBasquete na virada em cima do @BauruBasket, por 87 a 83, quando os donos da casa chegaram a estar perdendo por 10 pontos. 🏀🔥🏆 pic.twitter.com/2zxOj9TE1c
— NBB CAIXA (@NBB) December 2, 2017
3 – Marquinhos (Flamengo)
Médias na semana: 16 pontos,
A semana de Marquinhos foi de duas vitórias com atuações importantes. Diante do Banrisul/Caxias Basquete, o ala foi marcou 15 pontos e foi o segundo cestinha do Flamengo, em apenas 19 minutos de ação. Para isso, o jogador teve bom aproveitamento nos arremessos de quadra (5/9).
Já na partida diante do AABJ/Joinvile, o camisa 11 foi ainda melhor. Com direito a três enterradas, Marquinhos teve 7/10 nos arremessos de dois pontos e foi o maior pontuador do time rubro-negro, com 17 pontos. Além disso, ainda contribuiu com sete rebotes, quatro assistências e duas bolas recuperadas.

Wesley se firmou como titular e é um dos grandes destaques do ótimo início do Minas no NBB (Orlando Bento/Minas TC)
4 – Wesley (Minas Tênis Clube)
Marcou 20 pontos (3/3 nos três pontos, 4/7 nos dois pontos e 3/4 nos lances livres) na vitória do Minas sobre Caxias
Como bom mineiro que é, Wesley vem “comendo pelas beiradas” neste início de NBB CAIXA. Tanto é que o pivô de 22 anos foi o cestinha da vitória do Minas sobre o Caxias Basquete, com 20 pontos. Nos arremessos de três pontos, o jogador teve 100% de aproveitamento (3/3) e nas bolas de dois pontos foram quatro acertos em sete tentativas (57%).
Em meio ao ótimo início de temporada do Minas, Wesley vem colecionando grandes atuações e é o terceiro cestinha da equipe, com média de 14,4 pontos por jogo. À frente do jovem atleta, que disputou três edições da LDB pelo Pinheiros, estão apenas Roquemore e Jefferson, mas por bem pouco, já que ambos possuem média de 14,6 pontos por partida.
5 – JP Batista (Flamengo)
Médias na semana: 13,5 pontos, 7,5 rebotes e 92,3% de aproveitamento nos arremessos de quadra
JP Batista segue forte na briga pelo posto de jogador mais eficiente da temporada e teve mais duas grandes duas atuações nas vitórias do Flamengo sobre Caxias e Joinville. Contra os gaúchos, o pivô errou apenas um lance livre e foi o cestinha rubro-negro, com 16 pontos. Já diante dos catarinenses, o experiente jogador precisou apenas de 15 minutos para somar 11 pontos e oito rebotes.
Em sua terceira temporada no clube da Gávea, JP Batista vem se mostrando ainda mais à vontade e hoje é um dos principais destaques deste início de NBB CAIXA. O pivô, de 36 anos, é o segundo cestinha do Flamengo (16,3 pontos por jogo) e lidera a equipe em rebotes (9,5) e assistências (3,8).
6º Homem – Osvaldas Matulionis (Sendi/Bauru Basket)
Marcou 14 pontos (4/7 nas bolas de três pontos) em sua primeira partida no NBB CAIXA
A estreia do primeiro lituano a atuar nas quadras do NBB CAIXA foi impactante. Apesar da derrota do Bauru no Pedrocão, o jogador deixou um bom “cartão de visitas”. Carregando nas costas o número 13 e o nome “Osvaldo”, como prefere ser chamado no Brasil, o lituano entrou em quadra no final do primeiro quarto e seu primeiro toque na bola já se transformou em uma bola de 3 pontos – sua principal característica.
No final das contas, Osvaldas foi o cestinha da equipe ao lado de Alex Garcia, com 14 pontos (4/7 nas bolas de 3 pontos), em apenas 23 minutos em quadra. Seu auge foi no último quarto, em que marcou nove pontos. Além disso, o jogador roubou uma bola e deu um lindo toco no pivô Rafael Mineiro ainda no primeiro tempo.
Confira os melhores lances da estreia de Osvaldas pelo Bauru:
Pra ficar de olho! Osvaldo, o novo Lituano do @BauruBasket estreiou muito bem no #NBBnaBand. Com apenas 23 minutos em quadra, o ala anotou 14 pontos em 23 tentados (60.9%), sendo 4 bolas pra #3PontosSKY. É gatilho ou não esse 🇱🇹? pic.twitter.com/syUS59JH1y
— NBB CAIXA (@NBB) December 2, 2017
Menções honrosas:
Greg Brown (Campo Mourão): médias de 18,0 pontos, 7,5 rebotes e 4,0 assistências por jogo
Cauê Borges (Caxias): médias de 17,0 pontos, 8,0 rebotes e 5,0 assistências por jogo
Léo Waskewiecz (Solar Cearense): médias de 11,0 pontos, 10,0 rebotes e 63% de aproveitamento nas bolas de dois pontos
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca